EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36077
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3127 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#211 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 20, 2018 10:14 pm

Façamos assim então: não tem negócio nenhum. Americans go home!!!

Mas deixa eu perguntar uma coisa aqui aos colegas. Se qualquer presença ou associação com os americanos é tão danosa assim para a Embraer, e para o país, porque então a direção da empresa já não acabou com essa enrolation toda e mandou os americanos pegarem os dólares deles e enfiarem naquele lugar? :roll: [005]

abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#212 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 20, 2018 11:19 pm

FCarvalho escreveu:Façamos assim então: não tem negócio nenhum. Americans go home!!!

Mas deixa eu perguntar uma coisa aqui aos colegas. Se qualquer presença ou associação com os americanos é tão danosa assim para a Embraer, e para o país, porque então a direção da empresa já não acabou com essa enrolation toda e mandou os americanos pegarem os dólares deles e enfiarem naquele lugar? :roll: [005]

abs
Porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Lógico que o acordo com a Boeing é bom para a Embraer. O valor de mercado dela aumentou 50% só com o anúncio das negociações. Mas disso estamos falando levando o lado dos empresários, dos acionistas etc (que só pensam em dinheiro e mais porra nenhuma), já o lado estratégico da coisa não existe nesse assunto, é péssimo, desastroso para o país (não é a toa existe uma resistência enorme da FAB). Veja que as notícias agora estão revelando que a Boeing não queria uma parceria com a Embraer, mas sim a total aquisição da mesma e transforma-la numa subsidiária, assim como é a Boeing UK no Reino Unido, que é nada mais nada menos do que uma prestadora de serviços para os produtos da Boeing naquele país (eles também fabricam uns parafusos para alguns aviões). A grande real da história é que o atual CEO da Boeing tem como meta estratégica alcançar uma renda anual de 50 bilhões de USD (http://aviationweek.com/commercial-avia ... ion-target), porém para isso, precisam comprar todas as empresas possíveis, entre elas a Embraer, pois a Boeing não tem competência para fazer isso sozinho, pois é uma empresa triste e decadente, uma sombra do que já foi no passado. Eu, sinceramente, como fã assumido do laissez-faire, espero que essa empresa vá a falência para o bem da saúde do mercado de aviação global.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36077
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3127 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#213 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 21, 2018 12:08 pm

Falir eu duvido, ela é grande demais e importante demais para o mercado e, principalmente, para o governo americano. Seria um verdadeiro caos. No mais é bom lembrar que eles venderam mais aviões no conjunto da obra que a Airbus nos últimos anos. E tem novos projetos estão aí no forno para sair, como o 797, que sem ter sequer finalizado seu desenho e características, já tem muitos interessados nele. Para não falar nos novos 777-9 e 777-8.
Enfim, na seara fora da aviação regional eles estão bem, mesmo não dispondo de todas condições para alcançar seus macro objetivos.
A Embraer é só uma vírgula nesta equação.

Abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#214 Mensagem por GIL » Seg Jan 22, 2018 12:39 pm

Embraer reitera que não há garantia de combinação de negócios com Boeing
https://istoe.com.br/embraer-reitera-qu ... om-boeing/

Parece que o céu começa a despejar.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36077
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3127 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#215 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 22, 2018 4:50 pm

O problema é que os americanos pensaram que isso aqui ser a casa da mãe Joana era só vir aqui, dá uns trocados pros índios e levar a empresa embora debaixo do braço.

Sifu...

Abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6727
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 759 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#216 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jan 22, 2018 11:23 pm

FCarvalho escreveu:Façamos assim então: não tem negócio nenhum. Americans go home!!!

Mas deixa eu perguntar uma coisa aqui aos colegas. Se qualquer presença ou associação com os americanos é tão danosa assim para a Embraer, e para o país, porque então a direção da empresa já não acabou com essa enrolation toda e mandou os americanos pegarem os dólares deles e enfiarem naquele lugar? :roll: [005]

abs
Pra Embraer seria um ótimo negócio, mas penso que pras necessidades estratégicas do Brasil seria um desastre completo, seria o equivalente a Chrysler Defense (hoje General Dynamics Land Systems) ter aparecido no início das entregas do Urutu, ter comprado a ENGESA e fechado a fábrica dela eM SJC. Que aliás é exatamente o que acontece em aquisições desse tipo, a empresa mais rica compra a empresa menor, faz uma divida enorme com bancos pra conseguir financiamento pra compra, precisa cortar gastos pra facilitar os pgtos das prestações e nisso começa justamente cortando posições e ativos na empresa comprada.
FCarvalho escreveu:O problema é que os americanos pensaram que isso aqui ser a casa da mãe Joana era só vir aqui, dá uns trocados pros índios e levar a empresa embora debaixo do braço.

Sifu...

Abs
Exatamente o que eu penso. Também, com um governo "receptivo à negócios" (leia-se corrupto pra caralho e com fome de propina) a Boeing achou que era só chegar aqui, botar o pau na mesa e pedir uma chupadinha.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#217 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 23, 2018 3:19 am

Subestimaram a quantidade de pessoas que precisam de propinas para o negócio rolar...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4820
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 634 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#218 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jan 23, 2018 8:06 am

Negócio entre Boeing e Embraer pode afetar caça da FAB

http://m.folha.uol.com.br/amp/mercado/2 ... -fab.shtml
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#219 Mensagem por joao fernando » Ter Jan 23, 2018 9:55 am

Conseguiram minha aprovação a venda da EMB

Vida longa ao F18 na FAB!
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60565
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#220 Mensagem por Túlio » Ter Jan 23, 2018 1:00 pm

GIL escreveu: O valor em bolsa dela é muito baixo, me estranha que fundos brasileiros ou mesmo pessoas normais acomodadas não comprem ações dessa empresa, o mesmo governo poderia recomprar algumas, ainda que com a GS isso não se faz necessario seguramente, mais antes estatizada que entregada.
Aqui temos, e em apenas um parágrafo, o resumo das razões pelas quais empreendimentos endógenos, por mais bem sucedidos que sejam, estão sempre perto da falência: o pouco estoque de capitais que temos ou é empregado em especulação pura e simples; ou em empréstimos aos governos (central, provinciais e municipais) que, para rolar seus aterradores custos, precisam sempre de mais dinheiro e, para isso, tratam de manter as taxas de juros lá na estratosfera ou, finalmente, em ações mais "seguras" que são, claro, de empresas prestamistas e estrangeiras. Confundem causa com consequência e vice-versa. Dá nisso...
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#221 Mensagem por Wingate » Ter Jan 23, 2018 1:06 pm

Viktor Reznov escreveu:
FCarvalho escreveu:Façamos assim então: não tem negócio nenhum. Americans go home!!!

Mas deixa eu perguntar uma coisa aqui aos colegas. Se qualquer presença ou associação com os americanos é tão danosa assim para a Embraer, e para o país, porque então a direção da empresa já não acabou com essa enrolation toda e mandou os americanos pegarem os dólares deles e enfiarem naquele lugar? :roll: [005]

abs
Pra Embraer seria um ótimo negócio, mas penso que pras necessidades estratégicas do Brasil seria um desastre completo, seria o equivalente a Chrysler Defense (hoje General Dynamics Land Systems) ter aparecido no início das entregas do Urutu, ter comprado a ENGESA e fechado a fábrica dela eM SJC. Que aliás é exatamente o que acontece em aquisições desse tipo, a empresa mais rica compra a empresa menor, faz uma divida enorme com bancos pra conseguir financiamento pra compra, precisa cortar gastos pra facilitar os pgtos das prestações e nisso começa justamente cortando posições e ativos na empresa comprada.
FCarvalho escreveu:O problema é que os americanos pensaram que isso aqui ser a casa da mãe Joana era só vir aqui, dá uns trocados pros índios e levar a empresa embora debaixo do braço.

Sifu...

Abs
Exatamente o que eu penso. Também, com um governo "receptivo à negócios" (leia-se corrupto pra caralho e com fome de propina) a Boeing achou que era só chegar aqui, botar o pau na mesa e pedir uma chupadinha.
Fico imaginando a cena... :lol:

Wingate
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#222 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 23, 2018 2:27 pm

Analisem os próximos 5 ou 10 anos para a Embraer:

1) Entrega dos primeiros KC-390 para a FAB (um total de 30 incluindo os 2 protótipos)
2) talvez a Embraer vença a concorrência americana para entrega de 200 Super Tucanos para a USAF
3) Inicia entregas da nova geração dos E-jets (li matéria hoje falando que é a aeronave mais eficiente de corredor único da atualidade, após testes)
4) Inicia produção de caças Gripen em parceria com a SAAB

O que ocorre com a empresa após estes 4 acontecimentos?

Talvez mais uns 10 países decidam adquirir Super Tucanos após a aquisição da USAF
Talvez uns 10 países ou MAIS, decidam adquirir KC-390 após início das entregas para a FAB
Talvez países que operam ou venham a operar Super Tucanos, também se interessem por outros produtos (KC-390, AEW, Patrulha marítima).
O mesmo para países que vão adquirir KC-390, após as entregas podem ficar satisfeitos com os serviços da Embraer e podem encomendar super tucanos ou outros produtos.
A Embraer pode intermediar a venda de caças Gripen para países que ela possua boas relações, para operadores de Super Tucanos, para operadores do KC-390, etc.

NOVOS PRODUTOS podem surgir, como versões baseadas no KC-390 ou no E-190 E2 para aeronaves de PATRULHA, AEW, etc.

E o E-190 E2, a nova GERAÇÃO das aeronaves comerciais, terão sucesso no mercado??

Eu aposto que sim.

Ou seja, a Embraer tem tudo para crescer bastante.

Deveríamos recusar a oferta americana de forma educada, firmar parcerias pontuais ONDE E QUANDO houver interesse e continuar sendo uma empresa brasileira.

Quando o Brasil eleger um Presidente digno e honesto, ai a Embraer compra a SAAB, se torna uma potência na área militar.
E inicia o desenvolvimento de uma aeronave comercial WIDE BODY para concorrer com Boeing e Airbus.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60565
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#223 Mensagem por Túlio » Ter Jan 23, 2018 3:22 pm

Wishfulk thinking eu também tenho, a josta é quando lembro da realidade, essa colossal irrelevância...

Porque basta uma olhada rápida para ver que o 390 vai - best case scenario - seguir o caminho do ST, meia dúzia aqui, uma dúzia ali, mais uns pingadinhos e fica nisso. E a EMBRAER não vai ter fôlego para encarar o que a Airbus agora pode fazer com o CSeries, que é espichar até ter uma versão capaz de matar o 737. Nada vende aos montes apenas por ser bueno, precisa ter um baita suporte por trás...

Ah, mas tá tri, ainda assim mantém seu 3º lugar, né? OK, vou fazer de conta que não sei que a China vem aí e com tudo, a Rússia também num tá de bobeira e até os Emirados estão botando grana grossa para fazer projetos se tornarem realidade, e isso sem contar que a área de Aviação Executiva (apenas casualmente a que mais fatura) da Bombardier vai ganhar um belo boost com a grana recebida com a venda da linha do CSeries.

É, céu de brigadeiro para uma EMBRAER orgulhosamente só. A FMA, aliás FAMA, aliás LMAASA, aliás FAdeA, manda calorosas lembranças... :roll: :roll: :roll: :roll:
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#224 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 23, 2018 4:08 pm

Ah... O Túlio explicando (talvez sem saber disso) o porquê do valor de mercado da Embrae ser tão baixo...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60565
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#225 Mensagem por Túlio » Ter Jan 23, 2018 4:18 pm

Marechal-do-ar escreveu:Ah... O Túlio explicando (talvez sem saber disso) o porquê do valor de mercado da Embrae ser tão baixo...
Desculpes, cupincha, mas tu e o Lima véio explicaram bem antes de mim, estou apenas concordando com VOSMEÇÊS... :wink: 8-]
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Trancado