JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13051 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 30, 2017 9:43 pm

Notar que o Gripen é apenas uma parte da nossa defesa aérea, embora uma das mais importantes, mas é preciso lembrar que ele não vai sair por aí combatendo caças de 5a G fora do SISDABRA.
Então, é preciso avaliar não apenas o caça em si, mas ele dentro do contexto daquele sistema, que deve ou deverá estar conectado futuramente ao SIGAAZ e SISFRONT.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13052 Mensagem por Luís Henrique » Ter Out 31, 2017 11:50 am

FCarvalho escreveu:Notar que o Gripen é apenas uma parte da nossa defesa aérea, embora uma das mais importantes, mas é preciso lembrar que ele não vai sair por aí combatendo caças de 5a G fora do SISDABRA.
Então, é preciso avaliar não apenas o caça em si, mas ele dentro do contexto daquele sistema, que deve ou deverá estar conectado futuramente ao SIGAAZ e SISFRONT.

abs
Com a nossa poderosíssimo defesa antiaérea de várias camadas, o sisdabra vai durar quantos MINUTOS, após o início do conflito?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13053 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 31, 2017 12:27 pm

depende do oponente.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4804
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 628 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13054 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jan 20, 2018 8:50 am

Luís Henrique escreveu:
Túlio escreveu:
Cupincha véio, concordo integralmente, agregando apenas que, com as míseras verbas disponíveis atualmente (e no futuro previsível) para o voo - lembres dos Tenentes-Aviadores destacados na "Patrulha das torneiras e chuveiros" e outros que comandam a "Patrulha das tomadas e interruptores" - mesmo para 36 vai ser brabo ter sequer 50% de disponibilidade na frota...
Concordo com vocês.

Eu quero Meteor, A-darter, RBS-15 ER e KEPD 350.

Sobre mais 2 lotes de Gripen NG, eu quero que a FAB faça um estudo sério sobre as capacidades do caça frente à caças de 5a geração.
Se o Gripen E PROVAR ser equivalente, sou favorável a padronização da frota. Mais 2 lotes e a FAB terá 108 Gripen E/F bem armados.

Porém, SE o Gripen E/F não conseguir bons resultados frente à ameaças de 5a geração, sou favorável a iniciar um NOVO programa FX e selecionar um caça de 5a geração para preencher os outros 2 lotes.
Uma segunda alternativa seria contratar mais dois lotes de 36, totalizando 108 unidades. No final do segundo lote já começaria as tratativas para uma parceria de desenvolvimento de um caça de 5a geração.

Não, pára! Mas isso já está na END... :o

Um terceira alternativa seria seria contratar mais dois lotes de 36, totalizando 108 unidades, e consolidar a nossa indústria missilística, que na minha opinião continua sendo o nosso calcanhar de Aquiles.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6717
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 755 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13055 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Jan 20, 2018 6:09 pm

Vai ficar nos 36 iniciais, esperemos e veremos. A FAB em umas duas décadas no máximo vai passar pela pindaíba que a Força Aérea Sul-Africana passa hoje.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13056 Mensagem por Túlio » Dom Jan 21, 2018 1:10 pm

De acordo. 36 caças 4,5G no estado da arte já é quase sonho, esperar mais do que isso é desconhecer a realidade. O mais longe seria, aproveitando o exemplo da África do Sul, botar uns LIFTs de LO para Treinamento e, de quebra, cumprir algumas missões hoje entregues ao AMX.

E ainda assim estaremos melhor do que nunca estivemos.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13057 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 21, 2018 4:16 pm

Quero discordar dos amigos, pois não podemos misturar as coisas.
A FAB é está se preparando muito para receber e operar seus Gripen.
No mais, governos passam, mas as ffaa's e suas demandas permanecem. E cedo ou tarde terão de encontrar termo.
Ademais, aposto em um segundo lote para substituir os F-5 que não duram além de 2025.
Os A-1 já são outro problema.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13058 Mensagem por Túlio » Dom Jan 21, 2018 4:22 pm

Sabes como sou, cupincha véio: respeito todas as opiniões (referindo-me às que são dignas de respeito como a tua, claro) mas me reservo o direito de discordar.

É o caso.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2359
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13059 Mensagem por EduClau » Dom Jan 21, 2018 5:03 pm

Mais uns 10 anos e receberemos todos os 36, depois de mais uns 10 anos compram mais uma ou duas duzias usados quando a Suécia estiver desativando os deles, faz aquela modernização básica e pronto: Programa FAB século XXI 1/2.

É a tradição.

sds.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13060 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 21, 2018 6:32 pm

Túlio escreveu:Sabes como sou, cupincha véio: respeito todas as opiniões (referindo-me às que são dignas de respeito como a tua, claro) mas me reservo o direito de discordar.
É o caso.
Supondo que o louco do Bolsonaro vença este ano, há a hipótese de que a defesa seja tratada um pouco melhor. Pelo menos que os contingenciamentos sejam menores ou defenestrados temporariamente. Isso pode garantir um possível segundo lote à FAB entre 2021 e 2022, quando esperamos ter um esquadrão operacional, e portanto, conscientes de se vale a pena ou não de comprar mais.

Por outro lado, se eventualmente outro candidato menos chegado à temática defesa levar, ainda assim a FAB vai tentar encaminhar esse segundo lote nas datas citas acima por uma questão de planejamento e manutenção da linha de montagem do caça na Embraer, afora o envolvimento de várias outras indústrias e instituições no projeto. Não é apenas uma questão de encomendar ou não. A coisa é bem mais complexa do que se possa pensar. Inclusive se houver exportação do Gripen E, que a meu ver é apenas questão de tempo. Acredito que a Embraer sequer embarcaria nessa se não tivesse um mínimo de certeza de que passaremos das 36 undes iniciais. Se houver exportação, lotes subsequentea podem mesmo ser mais baratos do que o primeiro. É até maiores. Com apenas 54 caças a mais é possível cobrir todos os esquadrões da FAB com cerca de 15 undes cada, e ainda substituir todos os A-1 e F-5.

Não me surpreenderia se hoje estivesse pensando assim.

E o que vier depois disso já tão no lucro.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13061 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 21, 2018 6:36 pm

EduClau escreveu:Mais uns 10 anos e receberemos todos os 36, depois de mais uns 10 anos compram mais uma ou duas duzias usados quando a Suécia estiver desativando os deles, faz aquela modernização básica e pronto: Programa FAB século XXI 1/2.
É a tradição.
sds.
Os 36 caças iniciais tem cobertura financeira para serem entregues dentro dos prazos acordados.
O que se precisa saber, FAB no meio, é se em 2022 ainda vai valer a pena comprar mais Gripen E.
Isso vai depender essencialmente de possíveis exportações e do desempenho do caça aqui quando do se FOC, esperado para o ano anterior.
A ver.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6717
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 755 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13062 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Jan 21, 2018 7:45 pm

A SAAB tem projeto de desenvolvimento de algum caça 5G?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13063 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 21, 2018 7:55 pm

Por hora, só a intenção.

Imagem




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4804
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 628 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13064 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jan 21, 2018 9:31 pm

Túlio escreveu:De acordo. 36 caças 4,5G no estado da arte já é quase sonho, esperar mais do que isso é desconhecer a realidade. O mais longe seria, aproveitando o exemplo da África do Sul, botar uns LIFTs de LO para Treinamento e, de quebra, cumprir algumas missões hoje entregues ao AMX.

E ainda assim estaremos melhor do que nunca estivemos.
Túlio,

Estou vendo que você é chegando em um LIFT... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Então, aproveitando o gancho, a sua proposta não seria de todo ruim, ainda mais se for possível costurar uma parceria com os Argentinos para aquela sua proposta do YAK130. Apesar de achar mais negócio o JF-17...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13065 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 21, 2018 10:10 pm

Se chegar a haver um outro Lift na FAB que não os ST hoje em Natal, ele será - provavelmente - o candidato da Boeing/SAAB no T-X da USAF. Isto se ele ganhar o certame. Até a Suécia pensa nele como um substituto natural para os seus Sk 105. O que seria absolutamente natural.

E como os caminhos de Embraer, Boeing e SAAB parecem estar cada vez mais colidindo por aqui no Brasil.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder