JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Notar que o Gripen é apenas uma parte da nossa defesa aérea, embora uma das mais importantes, mas é preciso lembrar que ele não vai sair por aí combatendo caças de 5a G fora do SISDABRA.
Então, é preciso avaliar não apenas o caça em si, mas ele dentro do contexto daquele sistema, que deve ou deverá estar conectado futuramente ao SIGAAZ e SISFRONT.
abs
Então, é preciso avaliar não apenas o caça em si, mas ele dentro do contexto daquele sistema, que deve ou deverá estar conectado futuramente ao SIGAAZ e SISFRONT.
abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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Re: JAS-39 Gripen
Com a nossa poderosíssimo defesa antiaérea de várias camadas, o sisdabra vai durar quantos MINUTOS, após o início do conflito?FCarvalho escreveu:Notar que o Gripen é apenas uma parte da nossa defesa aérea, embora uma das mais importantes, mas é preciso lembrar que ele não vai sair por aí combatendo caças de 5a G fora do SISDABRA.
Então, é preciso avaliar não apenas o caça em si, mas ele dentro do contexto daquele sistema, que deve ou deverá estar conectado futuramente ao SIGAAZ e SISFRONT.
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Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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- FCarvalho
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Re: JAS-39 Gripen
depende do oponente.
abs
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Re: JAS-39 Gripen
Uma segunda alternativa seria contratar mais dois lotes de 36, totalizando 108 unidades. No final do segundo lote já começaria as tratativas para uma parceria de desenvolvimento de um caça de 5a geração.Luís Henrique escreveu:Concordo com vocês.Túlio escreveu:
Cupincha véio, concordo integralmente, agregando apenas que, com as míseras verbas disponíveis atualmente (e no futuro previsível) para o voo - lembres dos Tenentes-Aviadores destacados na "Patrulha das torneiras e chuveiros" e outros que comandam a "Patrulha das tomadas e interruptores" - mesmo para 36 vai ser brabo ter sequer 50% de disponibilidade na frota...
Eu quero Meteor, A-darter, RBS-15 ER e KEPD 350.
Sobre mais 2 lotes de Gripen NG, eu quero que a FAB faça um estudo sério sobre as capacidades do caça frente à caças de 5a geração.
Se o Gripen E PROVAR ser equivalente, sou favorável a padronização da frota. Mais 2 lotes e a FAB terá 108 Gripen E/F bem armados.
Porém, SE o Gripen E/F não conseguir bons resultados frente à ameaças de 5a geração, sou favorável a iniciar um NOVO programa FX e selecionar um caça de 5a geração para preencher os outros 2 lotes.
Não, pára! Mas isso já está na END...
Um terceira alternativa seria seria contratar mais dois lotes de 36, totalizando 108 unidades, e consolidar a nossa indústria missilística, que na minha opinião continua sendo o nosso calcanhar de Aquiles.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: JAS-39 Gripen
Vai ficar nos 36 iniciais, esperemos e veremos. A FAB em umas duas décadas no máximo vai passar pela pindaíba que a Força Aérea Sul-Africana passa hoje.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: JAS-39 Gripen
De acordo. 36 caças 4,5G no estado da arte já é quase sonho, esperar mais do que isso é desconhecer a realidade. O mais longe seria, aproveitando o exemplo da África do Sul, botar uns LIFTs de LO para Treinamento e, de quebra, cumprir algumas missões hoje entregues ao AMX.
E ainda assim estaremos melhor do que nunca estivemos.
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"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
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Re: JAS-39 Gripen
Quero discordar dos amigos, pois não podemos misturar as coisas.
A FAB é está se preparando muito para receber e operar seus Gripen.
No mais, governos passam, mas as ffaa's e suas demandas permanecem. E cedo ou tarde terão de encontrar termo.
Ademais, aposto em um segundo lote para substituir os F-5 que não duram além de 2025.
Os A-1 já são outro problema.
Abs
A FAB é está se preparando muito para receber e operar seus Gripen.
No mais, governos passam, mas as ffaa's e suas demandas permanecem. E cedo ou tarde terão de encontrar termo.
Ademais, aposto em um segundo lote para substituir os F-5 que não duram além de 2025.
Os A-1 já são outro problema.
Abs
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A. Sapkowski
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Re: JAS-39 Gripen
Sabes como sou, cupincha véio: respeito todas as opiniões (referindo-me às que são dignas de respeito como a tua, claro) mas me reservo o direito de discordar.
É o caso.
É o caso.
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Re: JAS-39 Gripen
Mais uns 10 anos e receberemos todos os 36, depois de mais uns 10 anos compram mais uma ou duas duzias usados quando a Suécia estiver desativando os deles, faz aquela modernização básica e pronto: Programa FAB século XXI 1/2.
É a tradição.
sds.
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Re: JAS-39 Gripen
Supondo que o louco do Bolsonaro vença este ano, há a hipótese de que a defesa seja tratada um pouco melhor. Pelo menos que os contingenciamentos sejam menores ou defenestrados temporariamente. Isso pode garantir um possível segundo lote à FAB entre 2021 e 2022, quando esperamos ter um esquadrão operacional, e portanto, conscientes de se vale a pena ou não de comprar mais.Túlio escreveu:Sabes como sou, cupincha véio: respeito todas as opiniões (referindo-me às que são dignas de respeito como a tua, claro) mas me reservo o direito de discordar.
É o caso.
Por outro lado, se eventualmente outro candidato menos chegado à temática defesa levar, ainda assim a FAB vai tentar encaminhar esse segundo lote nas datas citas acima por uma questão de planejamento e manutenção da linha de montagem do caça na Embraer, afora o envolvimento de várias outras indústrias e instituições no projeto. Não é apenas uma questão de encomendar ou não. A coisa é bem mais complexa do que se possa pensar. Inclusive se houver exportação do Gripen E, que a meu ver é apenas questão de tempo. Acredito que a Embraer sequer embarcaria nessa se não tivesse um mínimo de certeza de que passaremos das 36 undes iniciais. Se houver exportação, lotes subsequentea podem mesmo ser mais baratos do que o primeiro. É até maiores. Com apenas 54 caças a mais é possível cobrir todos os esquadrões da FAB com cerca de 15 undes cada, e ainda substituir todos os A-1 e F-5.
Não me surpreenderia se hoje estivesse pensando assim.
E o que vier depois disso já tão no lucro.
Abs
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Re: JAS-39 Gripen
Os 36 caças iniciais tem cobertura financeira para serem entregues dentro dos prazos acordados.EduClau escreveu:Mais uns 10 anos e receberemos todos os 36, depois de mais uns 10 anos compram mais uma ou duas duzias usados quando a Suécia estiver desativando os deles, faz aquela modernização básica e pronto: Programa FAB século XXI 1/2.
É a tradição.
sds.
O que se precisa saber, FAB no meio, é se em 2022 ainda vai valer a pena comprar mais Gripen E.
Isso vai depender essencialmente de possíveis exportações e do desempenho do caça aqui quando do se FOC, esperado para o ano anterior.
A ver.
Abs
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Re: JAS-39 Gripen
A SAAB tem projeto de desenvolvimento de algum caça 5G?
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Re: JAS-39 Gripen
Túlio,Túlio escreveu:De acordo. 36 caças 4,5G no estado da arte já é quase sonho, esperar mais do que isso é desconhecer a realidade. O mais longe seria, aproveitando o exemplo da África do Sul, botar uns LIFTs de LO para Treinamento e, de quebra, cumprir algumas missões hoje entregues ao AMX.
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Estou vendo que você é chegando em um LIFT...
Então, aproveitando o gancho, a sua proposta não seria de todo ruim, ainda mais se for possível costurar uma parceria com os Argentinos para aquela sua proposta do YAK130. Apesar de achar mais negócio o JF-17...
Abraços,
Wesley
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Re: JAS-39 Gripen
Se chegar a haver um outro Lift na FAB que não os ST hoje em Natal, ele será - provavelmente - o candidato da Boeing/SAAB no T-X da USAF. Isto se ele ganhar o certame. Até a Suécia pensa nele como um substituto natural para os seus Sk 105. O que seria absolutamente natural.
E como os caminhos de Embraer, Boeing e SAAB parecem estar cada vez mais colidindo por aqui no Brasil.
abs.
E como os caminhos de Embraer, Boeing e SAAB parecem estar cada vez mais colidindo por aqui no Brasil.
abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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