Caça de 5a geração chinês

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#526 Mensagem por akivrx78 » Sáb Nov 18, 2017 3:18 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54725
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2299 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#527 Mensagem por P44 » Sáb Nov 18, 2017 4:33 pm

outro?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#528 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 18, 2017 7:23 pm

P44 escreveu:outro?
É o mesmo FC-31... só que num estágio mais avançado de desenvolvimento.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36108
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#529 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2017 11:41 am

Salvo engano, este aí é o segundo protótipo do J-31 com modificações feitas já a partir dos testes com a aeronave original.
Vai servir, também, para testes aerodinâmicos e de sistemas.
O motor ainda é o mesmo, e fumacento, RD-93 do Mig-35.
Mais para a frente espera-se que sejam posto para voar mais um ou dois protótipos.
Deve haver versões para testes estruturais e de fadiga em terra, mas a sua existência ainda não foi confirmada.
O modelo a já é mais parecido com as maquetes expostas nos shows fora da China e na própria Zuhai dos últimas edições.
Esperar por um modelo naval em desenvolvimento não será qualquer surpresa.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36108
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#530 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2017 11:48 am

Cês vão me escrachar de novo mas, para um país como o nosso, sem qualquer perspectiva real de andar no mesmo nível tecnológico das principais ffaa's do planeta, a aquisição destes caças - que diz-se seriam vendidos por cerca de US 70 mi - não seria de todo uma má idéia.

Afinal, o principal nós já teremos aqui, que é o recheio e o conhecimento necessário para desenvolver uma aeronave super-sônica, e a integração de seus diversos sistemas com o Gripen E/F.

Como os A-1M só saem de cena a partir de 2033, nada nos impede - nem o Gripen E/F - de acolher aquele caça chino na FAB sob os nossos requisitos.

Seriam até uma forma mais barata, e previdente, de manter-nos parcialmente em dia com o que há de mais moderno por aí.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36108
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#531 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2017 12:28 pm

Para quem quiser acompanhar a discussão sobre a suposta versão naval do J-31. É bom ter o inglês em dia.
O meu já morreu faz tempo. :lol:

https://defence.pk/pdf/threads/j-31-a-l ... rd.429069/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#532 Mensagem por Penguin » Seg Nov 20, 2017 3:31 pm

FCarvalho escreveu:Cês vão me escrachar de novo mas, para um país como o nosso, sem qualquer perspectiva real de andar no mesmo nível tecnológico das principais ffaa's do planeta, a aquisição destes caças - que diz-se seriam vendidos por cerca de US 70 mi - não seria de todo uma má idéia.

Afinal, o principal nós já teremos aqui, que é o recheio e o conhecimento necessário para desenvolver uma aeronave super-sônica, e a integração de seus diversos sistemas com o Gripen E/F.

Como os A-1M só saem de cena a partir de 2033, nada nos impede - nem o Gripen E/F - de acolher aquele caça chino na FAB sob os nossos requisitos.

Seriam até uma forma mais barata, e previdente, de manter-nos parcialmente em dia com o que há de mais moderno por aí.

abs.
Os chineses ainda nem exportaram o J-10...
Com relação ao FC-31, qual a turbina que o equipará? A RD93 do Mig não dá.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#533 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 20, 2017 3:41 pm

Penguin escreveu:
FCarvalho escreveu:Cês vão me escrachar de novo mas, para um país como o nosso, sem qualquer perspectiva real de andar no mesmo nível tecnológico das principais ffaa's do planeta, a aquisição destes caças - que diz-se seriam vendidos por cerca de US 70 mi - não seria de todo uma má idéia.

Afinal, o principal nós já teremos aqui, que é o recheio e o conhecimento necessário para desenvolver uma aeronave super-sônica, e a integração de seus diversos sistemas com o Gripen E/F.

Como os A-1M só saem de cena a partir de 2033, nada nos impede - nem o Gripen E/F - de acolher aquele caça chino na FAB sob os nossos requisitos.

Seriam até uma forma mais barata, e previdente, de manter-nos parcialmente em dia com o que há de mais moderno por aí.

abs.
Os chineses ainda nem exportaram o J-10...
Com relação ao FC-31, qual a turbina que o equipará? A RD93 do Mig não dá.
O RD-93 é o motor interino, o definitivo será o WS-13 chinês.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#534 Mensagem por Penguin » Seg Nov 20, 2017 3:47 pm

Brasileiro escreveu:O que define isto é o motor. Para produzir caças avançados, a China dispõe de versões e cópias dos russos AL-31 (que equipam o J-10, J-11, J-15 e J-16) e RD-93 (JF-17 e J-31).

Com dois motores RD-93, desenvolvidos originalmente no MiG-29, você pode equipar de maneira otimizada um caça de no máximo os pesos e dimensões do MiG-29. E com dois AL-31, desenvolvidos para o Su-27, o que dá para equipar, sem comprometer o desempenho, é um caça com pesos e dimensões similares aos de um Su-27. Não dá para fugir disso. Com motores de especificações pré estabelecidas, terão de construir aeronaves com dimensionamento pré estabelecido.
A China não fabrica versões da AL-31. Ela é um grande importador dessa turbina e de outras.
Aliás, turbinas são um dos principais itens de importação da China.

Os chineses têm feito um grande esforço para eliminar esse gargalo que têm limitado a competitividade das aeronaves desenvolvidas na China.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36108
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#535 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2017 8:01 pm

Penso que os colegas já esclareceram a questão. A China busca uma turbina nacional para o J-31, mas há propostas também russas e ucranianas para isso, contando com novos motores em desenvolvimento.
A parte principal e mais dificultosa do projeto será conseguir um turbofan com capacidade super-cruiser e com TVC.
Mas acabo achando que isso também é só questão de tempo até os chineses conseguirem fazer por eles mesmos.
Toda a propagando ao redor do J-31 gira em torno do mote de ser um caça projetado para exportação, como um modelo competidor do F-35 a preços mais módicos para aqueles países que não estão na lista de amigos preferenciais dos USA e outros que sequer teriam grana, como nós, para pensar em comprar um caça de 5a G.
Não duvido nada que eles consigam.

ps: o J-10 está na mira da força aérea do Paquistão e de outros países da Asia meridional, e mesmo da África, e sul-americanas. mas tenho cá para mim que ainda existem óbices para a sua operação, pois ele opera com um motor AF-31 do Su-27.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#536 Mensagem por hotm » Qui Nov 23, 2017 7:53 pm

akivrx78 escreveu:Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

F-35 bimotor XD igual :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#537 Mensagem por J.Ricardo » Sex Nov 24, 2017 1:57 pm

Rapaz, não me conformo, com tantos anos de desenvolvimento, ainda não conseguiram eliminar essa fumaça toda nessa turbina...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36108
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#538 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 24, 2017 2:16 pm

Os russos estão trabalhando em um novo projeto para substituir as RD-93, enquanto os chineses investem na WS-13 visando o J-31. Os ucranianos também tem um projeto novo e que teria sido ofertado à China, mas até agora, ao que parece, os chineses estão se virando com as turbinas russas.

É provável que se o caça chegar a ser exportado o seja em suas undes iniciais equipado com as RD-93.

Espera-se que o J-31 esteja operacional por volta de 2024. Até lá haverá tempo para ver se a WS-13 amadurece o suficiente ou se um modelo novo e importado será utilizado.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54725
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2299 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#539 Mensagem por P44 » Sáb Dez 02, 2017 6:31 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36108
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#540 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2017 10:07 pm

Continuo acreditando que esse passarinho aí pode ser o nosso pulo do gato na próxima década, a fim de não ficarmos para trás novamente.
O Gripen será a nossa educação básica. O J31 pode ser o nosso vestibular para entrar na faculdade. 8-]

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder