Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Ilya Ehrenburg
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Re: Sobre o KC-390

#4996 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Out 20, 2017 7:28 pm

Penguin escreveu:Essa configuração é muito comum...

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/41/Aeroflot_Ilyushin_Il-76TD_at_Zurich_Airport_in_May_1985.jpg/600px-Aeroflot_Ilyushin_Il-76TD_at_Zurich_Airport_in_May_1985.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8e/USAF_Lockheed_C-141C_Starlifter_65-0248.jpg/600px-USAF_Lockheed_C-141C_Starlifter_65-0248.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bc/C-17_test_sortie.jpg/600px-C-17_test_sortie.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0d/C-5_Galaxy.jpg/440px-C-5_Galaxy.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/90/JASDF_Kawasaki_C-1_Aoki-1.jpg/600px-JASDF_Kawasaki_C-1_Aoki-1.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4d/JASDF_XC-2%2818-1202%29_at_Gifu_Air_Base_October_25%2C_2015_b.JPG/2560px-JASDF_XC-2%2818-1202%29_at_Gifu_Air_Base_October_25%2C_2015_b.JPG

http://www.defenseworld.net/uploads//news/big/malaysian_1490153609.jpg

https://www.ainonline.com/sites/default/files/uploads/2015/06/antonov-an178_markwagner_web.jpg
Toda moda torna-se comum.
Modinha. Empenagem em "T" não compensa em termos práticos.
Continuem a dormir com isso.
Modinha.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: Sobre o KC-390

#4997 Mensagem por Cassio » Sex Out 20, 2017 7:59 pm

Dizer que é modinha é ignorância... Desculpa.
Todos estes fabricantes escolheram a configuração por modinha... Você é que deveria ir dormir com livros para ver se estuda um pouco...




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Re: Sobre o KC-390

#4998 Mensagem por Cassio » Sex Out 20, 2017 8:10 pm






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Re: Sobre o KC-390

#4999 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Out 20, 2017 10:18 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Penguin escreveu:Essa configuração é muito comum...

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/41/Aeroflot_Ilyushin_Il-76TD_at_Zurich_Airport_in_May_1985.jpg/600px-Aeroflot_Ilyushin_Il-76TD_at_Zurich_Airport_in_May_1985.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8e/USAF_Lockheed_C-141C_Starlifter_65-0248.jpg/600px-USAF_Lockheed_C-141C_Starlifter_65-0248.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bc/C-17_test_sortie.jpg/600px-C-17_test_sortie.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0d/C-5_Galaxy.jpg/440px-C-5_Galaxy.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/90/JASDF_Kawasaki_C-1_Aoki-1.jpg/600px-JASDF_Kawasaki_C-1_Aoki-1.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4d/JASDF_XC-2%2818-1202%29_at_Gifu_Air_Base_October_25%2C_2015_b.JPG/2560px-JASDF_XC-2%2818-1202%29_at_Gifu_Air_Base_October_25%2C_2015_b.JPG

http://www.defenseworld.net/uploads//news/big/malaysian_1490153609.jpg

https://www.ainonline.com/sites/default/files/uploads/2015/06/antonov-an178_markwagner_web.jpg
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Modinha. Empenagem em "T" não compensa em termos práticos.
Continuem a dormir com isso.
Modinha.
Kkkkkk ta certo. Falou o projetista da Enterprise.




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Re: Sobre o KC-390

#5000 Mensagem por Pablo Maica » Sex Out 20, 2017 11:34 pm

A cauda em T tem por principal vantagem tirar o profundor da esteira de turbulência em aeronaves de asa alta, e também melhora a razão de planeio em aeronaves nessa configuração. Não é regra a utilização desse tipo de cauda por aeronaves de asa alta, ha desvantagens e só estudos de projeto podem dizer se as vantagens suplantam as desvantagens, como no caso do ruslan, onde a distancia da asa para a cauda faz com que o ar não chegue tão turbulento ao profundor, tornando a configuração em crucifixo a melhor opção para as características desse projeto.


Um abraço e t+ :)




Editado pela última vez por Pablo Maica em Sáb Out 21, 2017 12:04 am, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#5001 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 21, 2017 12:01 am

Pablo Maica escreveu:A cauda em T tem por principal vantagem tirar o profundor da esteira de turbulência em aeronaves de asa alta, e também melhora a razão de planeio em aeronaves nessa configuração. Não é regra a utilização desse tipo de cauda por aeronaves de asa alta, ha desvantagens e só estudos de projeto podem dizer se as vantagens suplantam as desvantagens, como no caso do ruslan, onde a distancia da asa para a causa faz com que o ar não chegue tão turbulento no profundor, tornando a configuração em crucifixo a melhor opção para as características desse projeto.


Um abraço e t+ :)
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Re: Sobre o KC-390

#5002 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Out 21, 2017 2:05 am

Juliano Lisboa escreveu:
Kkkkkk ta certo. Falou o projetista da Enterprise.
Presta atenção, qualquer um sabe que a "Enterprise" é uma merda.
Nada supera uma "Der' ri' dex" Romulana...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: Sobre o KC-390

#5003 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Out 21, 2017 2:12 am

Pablo Maica escreveu:A cauda em T tem por principal vantagem tirar o profundor da esteira de turbulência em aeronaves de asa alta, e também melhora a razão de planeio em aeronaves nessa configuração. Não é regra a utilização desse tipo de cauda por aeronaves de asa alta, ha desvantagens e só estudos de projeto podem dizer se as vantagens suplantam as desvantagens, como no caso do ruslan, onde a distancia da asa para a cauda faz com que o ar não chegue tão turbulento ao profundor, tornando a configuração em crucifixo a melhor opção para as características desse projeto.


Um abraço e t+ :)
Pois é, Pablo, disto sei e comentei. A grande questão no tocante ao uso da cauda em "T" é o quanto em termos práticos as vantagens de melhora na razão de planeio e de minorar a turbulência produzida pela asa alta podem ser realmente obtidos em contraste com o aumento de peso de uma empenagem bem mais complexa, dificuldade de manutenção e o fator comentado que é o sombreamento pela asa dos profundores, razão de estol abrupto em determinados ângulos de ataque.
Este é o fator. É a discussão que observei em fóruns gringos.
Lembrando que o C-130, o An-12, An-70 e o An-125, possuem todos eles empenagens convencionais.

Sds;




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Re: Sobre o KC-390

#5004 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Out 21, 2017 5:16 am

Acho que para quantificar os fatores determinantes da escolha de um tipo de cauda em detrimento de outra, apenas com engenheiros se debruçando em cima dos projetos e seus resultados de teste. Mas como tu mesmo citou a maioria dos cargueiros militares que usam cauda convencional são turboélices. No caso dos jatos o uso da cauda em T, apesar de ser mais complexo e mais pesado, pode ter base em fatores como o menor desgaste da célula devido a menor turbulência, e não tão constante, no profundor, e diminuição do arrasto aerodinâmico proveniente dessa turbulência, que acaba compensando o peso extra e sua complexidade.

No caso do ruslan o peso excessivo, devido as dimensões da aeronave, e grande alteração no centro de gravidade podem ter sido os fatores determinantes na adoção da cauda em crucifixo. Ja no caso do 225 nem a cauda em T, nem a convencional devem ter mostrado o melhor resultado devido as características únicas desse modelo, obrigando a opção pela cauda em H, mais complexa.

No final, assemelhando-se a medicina, cada caso é um caso e tem que ser estudado nos mínimos detalhes de seus projetos, apresentando valores imediatos que podem ser minimamente diferentes para cada perfil de projeto, e suas especificidades, mas que acabam compensando a longo prazo, durante toda a vida útil da aeronave.



Um abraço e t+ :)




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Re: Sobre o KC-390

#5005 Mensagem por julio_cmb » Sáb Out 21, 2017 1:19 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Pablo Maica escreveu:A cauda em T tem por principal vantagem tirar o profundor da esteira de turbulência em aeronaves de asa alta, e também melhora a razão de planeio em aeronaves nessa configuração. Não é regra a utilização desse tipo de cauda por aeronaves de asa alta, ha desvantagens e só estudos de projeto podem dizer se as vantagens suplantam as desvantagens, como no caso do ruslan, onde a distancia da asa para a cauda faz com que o ar não chegue tão turbulento ao profundor, tornando a configuração em crucifixo a melhor opção para as características desse projeto.


Um abraço e t+ :)
Pois é, Pablo, disto sei e comentei. A grande questão no tocante ao uso da cauda em "T" é o quanto em termos práticos as vantagens de melhora na razão de planeio e de minorar a turbulência produzida pela asa alta podem ser realmente obtidos em contraste com o aumento de peso de uma empenagem bem mais complexa, dificuldade de manutenção e o fator comentado que é o sombreamento pela asa dos profundores, razão de estol abrupto em determinados ângulos de ataque.
Este é o fator. É a discussão que observei em fóruns gringos.
Lembrando que o C-130, o An-12, An-70 e o An-125, possuem todos eles empenagens convencionais.

Sds;
O que seria este estol abrupto?
Do modo que está se referindo a impressão que dá é que a cauda em T causa o estol o que não é verdade. O problema é depois de entrar no estol o estabilizador horizontal ficar na zona turbulenta e não ter atuação para tirar a aeronave desta situação. Como ela ja deve ter varios sistemas de proteção para evitar o estol, como todas as aeronaves tem, isso não seria um problema.




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Re: Sobre o KC-390

#5006 Mensagem por Justin Case » Sáb Out 21, 2017 10:11 pm

Olá, amigos.

Não creio que o estol em si tenha sido o problema, mas outras condições da aeronave que prejudicaram a sua recuperação.
Entre essas situações que poderiam dificultar a retomada do voo normal estão aquelas relacionadas à dificuldade de baixar o nariz, tais como:
- Potência nos motores,
- Profundores na área de turbulência das asas,
- Ensaio com avião no limite de CG traseiro.
- Configuração (flapes, por exemplo) que pudessem mudar a posição do centro de sustentação (CP).
Outra possibilidade é que, em seguida ao estol, o avião tenha entrado em parafuso.
Se entrar em parafuso normal, a recuperação é normalmente tranquila. Complica muito se entrar em parafuso chato (nariz alto) ou invertido (no dorso). Essas são as situações que poderiam causar o citado G negativo.
Outro problema que pode seguir é uma recuperação com nariz extremamente picado, que, associada a uma aplicação de potência e proximidade do solo, poderia levar o piloto/avião a extrapolar limites de alta velocidade e alta carga G positiva. Esses são fatores que podem causar deformação permanente ou afetar a integridade estrutural.
Esses comentários são genéricos e válidos para qualquer aeronave. Não tenho menor ideia do que aconteceu com o PT-ZNF.
Abraços,

Justin




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Re: Sobre o KC-390

#5007 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Out 22, 2017 3:10 am

julio_cmb escreveu:

O que seria este estol abrupto?
Do modo que está se referindo a impressão que dá é que a cauda em T causa o estol o que não é verdade. O problema é depois de entrar no estol o estabilizador horizontal ficar na zona turbulenta e não ter atuação para tirar a aeronave desta situação. Como ela ja deve ter varios sistemas de proteção para evitar o estol, como todas as aeronaves tem, isso não seria um problema.
Estol que advêm sem a vibração. A geometria de asa baixa e cauda em "T" favorece o sombreamento dos profundores pela turbulência formada pela asa, mas, isto também pode acontecer com a configuração de asa alta.




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Re: Sobre o KC-390

#5008 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Out 24, 2017 8:12 am

O que raio é um estol? Eu conheço stall ou perda de sustentação, agora estol?!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Sobre o KC-390

#5009 Mensagem por wagnerm25 » Ter Out 24, 2017 8:35 am

cabeça de martelo escreveu:O que raio é um estol? Eu conheço stall ou perda de sustentação, agora estol?!
estolar
verbo & intransitivo
entrar (a aeronave) em velocidade na qual perde a sustentação.

estol
substantivo masculino
velocidade abaixo da qual o avião perde a sustentação, por não haver sucção em cima das asas e pressão embaixo.




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Re: Sobre o KC-390

#5010 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Out 24, 2017 8:49 am

Sem comentários...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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