Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#4351 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 30, 2017 5:14 pm

J.Ricardo escreveu:
FCarvalho escreveu:vou te contar, esse AT-6 mais parece um P-51 cabine dupla do que uma aeronave de treinamento moderna... :lol:

abs.
É que o DNA do PC-21 é o mustang.
DNA de Mustang?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8366
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: Super Tucano News

#4352 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 30, 2017 5:36 pm

Quando isso?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Super Tucano News

#4353 Mensagem por J.Ricardo » Qua Ago 30, 2017 5:40 pm

pelo menos é o que ví na história do avião, só não me peçam a fonte, nem lembro mais onde li.

Mas acho que foi em "areamilitar"...

Fui tentar achar onde li, e agora achei outra informação que ele tem ascendência até o Messerschmitt Bf 109. Desisto...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#4354 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 30, 2017 6:10 pm

Se for fazer uma "arvore genealógica" do PC-21 iriamos ao PC-9/PC-7Mk2, desse para o PC-7, desse para o P-3 (que voou no Brasil) e desse para o P-2 (que usou algumas peças do Me-109 para economizar) e desse para o P-1, o primeiro projeto da Pilatus datado de 1940 (numa época que o P-51 já voava). Todos treinadores.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
P H
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 6:24 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 15 vezes

Re: Super Tucano News

#4355 Mensagem por P H » Sáb Set 02, 2017 1:22 pm





Raphael
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Super Tucano News

#4356 Mensagem por wagnerm25 » Qua Set 13, 2017 3:53 pm

A-29 Super Tucano – A Force Multiplier in COIN

https://www.realcleardefense.com/articl ... rd%20Brief




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Super Tucano News

#4357 Mensagem por akivrx78 » Sex Set 22, 2017 6:41 am

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Super Tucano News

#4358 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 22, 2017 11:06 pm

eu acho que esses ST serão a coisa mais tecnológica que os pilotos da força aérea afegã conseguirão voar na vida.
O resto, se vier, vai continuar sendo o refugo da era soviética e sobressalentes yankees.
boa sorte para eles.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60586
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6339 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#4359 Mensagem por Túlio » Sáb Set 23, 2017 3:06 pm

O que está faltando é os Afegãos e/ou ianques liberarem filmes e notícias de ações reais levadas a cabo pelo A-29 contra os terroristas, a impressão que tenho é que só têm usado os aviões para treinar, POWS!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Super Tucano News

#4360 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 23, 2017 3:44 pm

Túlio escreveu:O que está faltando é os Afegãos e/ou ianques liberarem filmes e notícias de ações reais levadas a cabo pelo A-29 contra os terroristas, a impressão que tenho é que só têm usado os aviões para treinar, POWS!!!
Li em uma matéria de revista, não lembro qual agora, que das mais de 200 missões de combate que os ST's fizeram, menos da metade disparam armamento.
Parece que ou as aeronaves estão sendo limitadas em seu uso com toda a sua capacidade ou falta mesmo interesse de quem por dever usá-los em sua máxima capacidade.
Eu duvido que os afegãos mandem na íntegra nestes aviões. Mesmo estando no seu próprio país.
Talvez por isso tantas missões de combate voadas e tão poucas armas disparadas.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60586
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6339 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#4361 Mensagem por Túlio » Sáb Set 23, 2017 4:04 pm

Ou talvez grande parte das missões tenha sido de Reconhecimento (armado ou não). Se não tiver alvo, não se dispara. Claro, apenas especulação minha...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1287
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Super Tucano News

#4362 Mensagem por Cassio » Sáb Set 23, 2017 5:06 pm

O Super Tucano tem sido usado sim, e muito, em missões reais.

Entretanto nem todas as missões são de ataque... tem muitas missões de reconhecimento e de escolta e proteção de tropas em terra, onde não se fez necessário usar armamento.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Super Tucano News

#4363 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 24, 2017 12:55 am

O principal objetivo da aquisição do ST no Afeganistão é o CAS. Neste sentido, como o que existe no país é uma guerra irregular, sem linhas definidas e com um inimigo pouco claro e reconhecível no terreno, pode-se acabar voando muitas dessas missões sem simplesmente nada para fazer, visto que não raro, a simples presença desta aeronave, assim como de Mi-24/35 da força aérea, ou até de um Mi-8/17 armado, faz com que os inimigos retraiam quase que imediatamente para posições ocultas nas montanhas.
Os soviéticos experimentaram muito bem esse tipo de tática ao seu tempo, e que agora, mal ou bem, se repete com os americanos e seus aliados europeus e afegãos.
De qualquer forma, é fato que a aeronave já se demonstrou ideal para o serviço a que se presta. E os pilotos afegãos, e seus formadores americanos, não tem nada em mãos até agora que desabone o nosso turbo-hélice.
A ver até onde os afegãos terão liberdade para usar a aeronave, inclusive no sentido de apor novos tipos de armamentos das quais eles possam lançar mão.
A ver.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Super Tucano News

#4364 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 24, 2017 1:29 am

Um texto pra lá de ilustrativo sobre a saga do Super Tucano nos USA. Vale muito a pena ler.

https://motherboard.vice.com/pt_br/arti ... iam-o-f-35

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Super Tucano News

#4365 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 24, 2017 10:13 pm

Agora me perguntando porque do Brimstone ainda não está integrado nos nossos ST ou mesmo nos exportados para o Afeganistão.

https://mbdainc.com/wp-content/uploads/2016/06/Brimstone-Header-1.jpg

https://mbdainc.com/products/brimstone/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder