TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81181 Mensagem por Penguin » Ter Set 12, 2017 9:21 pm

FCarvalho escreveu:FAB queria caças suecos desde 2002, diz FHC testemunha de Lula
12 de setembro de 2017

http://www.aereo.jor.br/2017/09/12/fab- ... a-de-lula/

Isso explica, mais uma vez, a falta de políticas de Estado neste país.

abs
Apenas confirmou o que se falava extra-oficialmente que o Gripen havia "vencido" o FX1.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81182 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 12, 2017 9:27 pm

Penguin escreveu:
FCarvalho escreveu:FAB queria caças suecos desde 2002, diz FHC testemunha de Lula
12 de setembro de 2017

http://www.aereo.jor.br/2017/09/12/fab- ... a-de-lula/

Isso explica, mais uma vez, a falta de políticas de Estado neste país.

abs
Apenas confirmou o que se falava extra-oficialmente que o Gripen havia "vencido" o FX1.

[]s
O que não diz NADA sobre propina, irregularidades, corrupção.

A corrupção pode ser praticada COM OU SEM aval técnico.

Para um governante corrupto, nesse caso, é melhor TER o aval técnico da FAB para DEPOIS indicar para algum 'interessado' que "PODE" fechar negócio dependendo do que vai envolver o pacote completo de benefícios.

Vejam bem, NÃO estou dizendo que teve corrupção no negócio.
Apenas que TER O AVAL DA FAB, ou seja, o apoio técnico, NÃO IMPEDE que se procure e consiga um BENEFÍCIO ILEGAL para fechar o negócio.
Afinal quem fecha é o GF e este poderia fechar com outro, caso quisesse propina e não conseguisse com este.

Portanto a investigação deve continuar, doa a quem doer.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81183 Mensagem por Túlio » Ter Set 12, 2017 9:30 pm

O curioso é que o Gripen C/D pode ter sido escolhido pela FAB tanto no final dos 90 quanto na virada da última década (E/F) pela mesma razão: naquela época desenvolviam uma versão com capacidade REVO & quetales para exportação; atualmente é uma versão maior e mais sofisticada, ou seja, nos dois casos havia margem para participar ao menos de uma parte do desenvolvimento...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81184 Mensagem por Penguin » Ter Set 12, 2017 9:40 pm

Túlio escreveu:O curioso é que o Gripen C/D pode ter sido escolhido pela FAB tanto no final dos 90 quanto na virada da última década (E/F) pela mesma razão: naquela época desenvolviam uma versão com capacidade REVO & quetales para exportação; atualmente é uma versão maior e mais sofisticada, ou seja, nos dois casos havia margem para participar ao menos de uma parte do desenvolvimento...
Certamente a falta de determinação de FHC e de Lula prejudicaram o Brasil e a FAB nessa área.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81185 Mensagem por Túlio » Ter Set 12, 2017 9:49 pm

Tanto faz como tanto fez, quando é pra ser não tem jeito! Abaixo, o melhor vídeo promocional de um caça que já tive o prazer de assistir (no começo até achei que era trailer de filme de guerra), deveriam repetir o "clima" nervoso e a fantástica trilha sonora, com alguns melhoramentos apenas nos efeitos especiais, só que agora para o Gripen E.





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81186 Mensagem por Bolovo » Ter Set 12, 2017 9:52 pm

FCarvalho escreveu:FAB queria caças suecos desde 2002, diz FHC testemunha de Lula
12 de setembro de 2017

http://www.aereo.jor.br/2017/09/12/fab- ... a-de-lula/

Isso explica, mais uma vez, a falta de políticas de Estado neste país.

abs
O mais fantástico é que, nesse processo em especifico, o Gripen inocenta o Lula e mostra a viagem na maionese que é as acusações do MPF.

Tem muita gente aí que deve estar com sentimentos confusos. :mrgreen: [003]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81187 Mensagem por Túlio » Ter Set 12, 2017 10:14 pm

Bolovo escreveu: Tem muita gente aí que deve estar com sentimentos confusos. :mrgreen: [003]
Cupincha véio, meu ÚNICO sentimento que pode ser chamado de "confuso" é se irás tentar (duvido) estragar este tópico com politicagem e sectarismo. Involuntariamente deixaste brecha para quem é chegado nisso e sinto dizer que não vai ter perdão para nenhum deles.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81188 Mensagem por Luís Henrique » Qua Set 13, 2017 10:10 am

Túlio escreveu:Tanto faz como tanto fez, quando é pra ser não tem jeito! Abaixo, o melhor vídeo promocional de um caça que já tive o prazer de assistir (no começo até achei que era trailer de filme de guerra), deveriam repetir o "clima" nervoso e a fantástica trilha sonora, com alguns melhoramentos apenas nos efeitos especiais, só que agora para o Gripen E.

Realmente, belo vídeo, tirando a explosão do navio. :lol:

Eu não vejo a hora de recebermos os Gripen E e enviarmos alguns para participar de um exercício tipo Red Flag.

Já pensaram nisso. Nossos Gripen E combatendo contra F-15, Rafale, Eurofighter e F-35???

Se nossos Gripen provarem que conseguem combater de igual contra os F-35, nós adicionamos mais 2 lotes e fim de papo.
Caso não consigam, deveríamos ficar apenas com 36 e realizar um FX3 colocando para competir F-35, Pak-Fa e possivelmente um CAD da SAAB, ou melhor ainda, um CAD da Embraer com apoio da SAAB, que deixando a brincadeira de lado, seria meu favorito.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81189 Mensagem por joao fernando » Qua Set 13, 2017 10:11 am

EDIT MOD - Túlio




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81190 Mensagem por Túlio » Qua Set 13, 2017 11:29 am

Basta! Mesmo tendo sido constantemente avisado, o usuário João Fernando reiteradamente seguiu violando o art 7.10 do Regulamento. Assim, recebe

SUSPENSÃO por 30 (trinta) dias

Esperamos que os utilize para compreender que o citado Regulamento se aplica a ele também.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81191 Mensagem por knigh7 » Qui Set 14, 2017 12:54 am

Túlio escreveu:Estranho, o normal é o menor breakthrough ser apregoado aos sete ventos, só lembrar de quantas news do Gripen apareciam quando ele ainda nem voava...
Mas a SAAB anda mais comedida.
Por ocasião do voo do protótipo houve várias matérias e entrevistas, com informações importantes que a Empresa mesmo divulgaria.
Por exemplo: O Raven já está completamente desenvolvido.
O BriteCloud está entrando em fase final de desenvolvimento.
A SAAB deu mais participação no projeto para as empresas brasileiras Embraer e Akaer que o estipulado pelo offset.
Tem mais engenheiro brasileiro participando do projeto do protótipo biposto que sueco. Aliás, o 1º protótipo biposto voará em 2021.
Outras publicações entrevistaram além de VPs da SAAB, o piloto de testes do protótipo, Marcus Wandt, que falou sobre a maneabilidade, potência, e a expansão dos envelopes de voo.
Já estão sendo construídos os protótipos 39-9 e 39-10. Continuam dentro do prazo o cronograma para inicio das entregas para a FAB e Flygvapnet em 2019.

E etc, etc, etc. porque existe um monte de informação nova sobre o andamento do projeto. Mas em revistas, e não na parte de NEWS da SAAB.

Fora a notícia da redução do peso vazio dada pelo VP da SAAB Lars Ydeskrog para a AirForcesMonthly no ano passado (cuja matéria eu havia digitalizado e colocado aqui no DB) que a SAAB não divulgou...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81192 Mensagem por knigh7 » Qui Set 14, 2017 3:06 am

Penguin escreveu:
FCarvalho escreveu:FAB queria caças suecos desde 2002, diz FHC testemunha de Lula
12 de setembro de 2017

http://www.aereo.jor.br/2017/09/12/fab- ... a-de-lula/

Isso explica, mais uma vez, a falta de políticas de Estado neste país.

abs
Apenas confirmou o que se falava extra-oficialmente que o Gripen havia "vencido" o FX1.

[]s
A Revista Istoé naquela época, abertamente a favor do Mirage2000MK2, atribuiu a decisão da FAB pelo Gripen por pressão dos americanos para comprar o caça sueco em detrimento do francês (como se na concorrência não tivesse um candidato americano, o F16, e não fosse comum por parteda FAB a rejeição pública do Mirage2000...
Eu guardo essa revista até hoje. É a edição n. 1716. A decisão da FAB pelo Gripen foi matéria de capa. Colocaram o Bush vestido de vampiro.
No FX1 estava mais do que claro que a FAB queria o Gripen.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81193 Mensagem por knigh7 » Qui Set 14, 2017 9:53 pm

FAB queria caças suecos desde 2002, diz FHC testemunha de Lula

Ex-presidente, arrolado pela defesa de seu sucessor, declarou à Justiça Federal que, ao final de seu segundo mandato, 'achou melhor não fazer uma compra que seria paga por outro governo'


Fábio Fabrini / Brasília
12 Setembro 2017

ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira, 12, que a Força Aérea Brasileira (FAB) já tinha preferência pelos caças Gripen, fabricados pela multinacional sueca Saab, em 2002, ao fim de seu governo. Em depoimento por videoconferência à 10.ª Vara da Justiça Federal em Brasília, ele explicou que a opção da Aeronáutica foi-lhe manifestada numa reunião, mas que ele preferiu não comprar as aeronaves de defesa naquele momento para não “onerar” a gestão do sucessor, que viria a ser Luiz Inácio Lula da Silva.

“Depois de um longo processo de escolha, houve uma reunião e a decisão da FAB naquela época era de comprar os aviões suecos. Os suecos estavam dispostos a transferir tecnologia”, disse o ex-presidente tucano. “Não foi tomada a decisão. Como estava se aproximando fim do meu mandato, achei melhor não fazer uma compra que seria paga por outro governo”, acrescentou.


Fernando Henrique depôs como testemunha de defesa de Lula na ação penal em que o petista é acusado de fazer tráfico de influência para que o governo da sucessora, Dilma Rousseff, adquirisse os caças da Saab e também para viabilizar a edição da medida provisória 627, editada pela petista em 2013, que prorrogou incentivos fiscais de montadoras de veículos.

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) elencou mensagens e documentos mostrando que Lula teria tratado dos assuntos com os lobistas que trabalhavam pela contratação dos caças e a aprovação da MP. Como revelou o Estado em 2015, um deles pagou R$ 2,5 milhões ao empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente. Os procuradores sustentam que o dinheiro foi uma remuneração pelo apoio oferecido por Lula.

A investigação sobre o caso não mostrou se, efetivamente, Dilma ou algum outro agente político chegou a ser influenciado por Lula ao tomar decisões. Somente o fato de “vender fumaça”, ou seja, oferecer a possibilidade de interferência em troca de vantagem, é crime, conforme o MPF.

Os advogados de Lula têm sustentado, com base em depoimentos de testemunhas, que a decisão dos caças foi técnica, tomada após estudos de uma comissão da FAB, e não foi influenciada por Lula.
Fernando Henrique disse que não se recorda de ter conhecido Mauro Marcondes Machado, lobista acusado de pagar R$ 2,5 milhões a um dos filhos de Lula para conseguir viabilizar os interesses da Saab e das montadoras que representava.

“Se conheço, não me recordo de quem seja. Em 86 anos, imagine quantas pessoas que eu conheço e conheci e que não me lembro. O nome me soa.”

O ex-presidente afirmou que políticas de incentivo fiscal a montadoras de veículos, a exemplo da tratada na medida provisória, são normais e vêm de muito tempo, exigindo muita discussão de todos os órgãos envolvidos. “Essas decisões são muito mastigadas, não é ele (o presidente) que vai tomar essa decisão, passa pelo Congresso, tem debate, tem discussão. Não são medidas do dia para a noite, há um processo”, comentou.

Nesta terça, 12, também depuseram como testemunhas de Lula o ex-ministro da Fazenda na gestão de Fernando Henrique Pedro Malan, além dos ex-ministros da Justiça José Eduardo Cardozo e da Defesa Nelson Jobim. Os dois últimos exerceram os cargos nos governos petistas.

As testemunhas negaram saber de qualquer interferência de Lula no governo de Dilma para viabilizar a MP e o contrato dos caças. “Absolutamente, não, nenhuma (tentativa de Lula). Quero lhe falar algo que eu presenciei: a presidente Dilma tinha uma característica de não permitir ingerência política de quem quer que seja. Reagia muito mal”, disse Cardozo.

Jobim explicou que uma comissão da Aeronáutica entendeu ente 2009 e 2010 que os Gripen eram os modelos que mais atendiam às necessidade do Brasil. Porém, em sua gestão, a Defesa decidiu fazer uma reavaliação sobre o caso, levando em conta a estratégia nacional de defesa, que envolvia questões mais amplas, e indicou os caças franceses Rafale como melhor opção, embora eles fossem mais caros.

Ele explicou que deixou o governo em 2011 e não participou mais de tratativas a respeito, mas que a FAB manteve sua opção original. Jobim contou que, ao assumir o cargo, em 2007, o então presidente Lula lhe deu carta branca para tocar o projeto dos aviões e nunca interferiu nas negociações. “Em momento algum, o presidente fez qualquer tipo de referência sobre esse tema”, disse.

http://politica.estadao.com.br/blogs/fa ... a-de-lula/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81194 Mensagem por Penguin » Sex Set 15, 2017 4:30 pm

Air Platforms
DSEI 2017: Saab presents new Gripen Aggressor

Gareth Jennings - IHS Jane's Defence Weekly
15 September 2017

Imagem
A full-scale mock-up of the new Gripen Aggressor was displayed at the DSEI event in London. Source: IHS Markit/Patrick Allen
Saab is pitching a dedicated ‘Aggressor’ variant of its Gripen C fighter aircraft for the upcoming UK and US pilot training requirements.


Speaking at the DSEI exhibition in London where the new variant of the multirole fighter was unveiled, the head of Gripen sales and marketing, Richard Smith, said that the Gripen Aggressor has been tailored for pilot training role, and that the UK Air Support to Defence Operational Training (ASDOT) and the US Adversarial Air (AdAir) requirements.

There are two countries where we see market potential for the Gripen Aggressor; namely in the UK for ASDOT and in the US for AdAir. We have a product that matches the requirements, and we have the business case to make it work,” Smith said.

The Gripen Aggressor is essentially a newbuild Gripen C that has had its offensive weapons capability (including the internal cannon) removed. While it is currently modelled on the single-seat Gripen C, Smith noted that a twin-seat Gripen D version could be offered if a customer requested it.

As Smith noted, “The Gripen Aggressor is a new member of the Gripen family that comprises the Gripen E series [made up of the E, F, and M models] and the Gripen C series [that also includes the D model]. There is potential in the air combat training sector [for this aircraft] as the current legacy aircraft [being used for air combat training] do not match up to the technologies of modern fighter aircraft.” As Smith noted, the technologies lacking include supersonic flight; low observability; beyond-visual-range capabilities; sensor fusion; active electronically scanned array radars; as well as electronic warfare and datalinks. This technology gap leads to “negative training”, as Smith put it, and it is this disparity that Saab hopes to negate with the Gripen Aggressor.




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Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81195 Mensagem por Tikuna » Sex Set 15, 2017 4:36 pm

Não só vendem o caça pro amigo como ensinam o inimigo a batalhar contra ele. Pacote completo




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
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