Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10951 Mensagem por Energys » Sex Ago 18, 2017 9:21 pm

Quem nasceu para voar são os pássaros, o resto voa por "teimosia". Querer que um equipamento mecânico, criado por humanos para voar e além de tudo não falhe, chega a ser inacreditável. Parece briga de criança. [003]

Att.




lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10952 Mensagem por lynx » Dom Ago 20, 2017 7:11 pm

https://www.flightglobal.com/news/artic ... te-440147/
Esse artigo que copiei aí sintetiza o que o Juarez afirma. Independente de comparações entre o fabricante A ou o B, há sérias evidências de que a Airbus omitiu informações sobre a condição das MGB de seus helicópteros da família Puma desde o acidente de 2009. E isso é o motivo das ações nas justiças de vários países e da não liberação para voos na Noruega e Reino Unido. Ao invés de assumirmos posturas motivadas por simpatias ou mesmo ideologias, deveríamos acompanhar atentamente o desenrolar dessas ações da Era e a evolução das investigações britânicas sobre os quatro acidentes envolvendo a MGB dos Pumas. Inegavelmente há algo fora dos padrões de segurança aeronáuticos nessa novela. E, economicamente, o Brasil já foi prejudicado por conta do comprometimento da imagem desse modelo de aeronave, principalmente no meio civil. Pode ter sido um tremendo azar? Sim. Mas precisamos afastar a hipótese de ter havido má fé doa fraceses no negócio. E essa é a alegação da Era e, possivelmente, a razão da manutenção da proibição dos voos na Noruega e UK. Aliás, quase no mundo todo, salvo raras exceções.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10953 Mensagem por joao fernando » Seg Set 11, 2017 1:52 pm





Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36084
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3127 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10954 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 11, 2017 10:17 pm

Duas coisas a dizer:

primeiro, opinião pessoal: este tipo de missão, da qual são feitas a maioria das missões SAR dos esquadrões do 8o Gav, poderiam ser feitas por uma aeronave menor e mais barata que um H-36, algo como um H-145 ou AW-139/169, ou até mesmo por aeronaves do porte de um H-130/aw-119/109, que via de regra não existem naqueles esquadrões, mas bem que poderiam existir. Necessidade é que não falta... :?

segundo, alguém aí pergunta para a FAB porque o seu comando está enviando para o nordeste o único esquadrão de helos da amazônia oriental, responsável por atuar naquela parte do território brasileiro e parte do nordeste, incluindo não raras vezes os estados do Maranhão, Piaui e Ceará? isso quando ela tem um outro esquadrão que já veio de lá e que hora está mobiliado com helos de ataque que ela nunca quis, e parece que nem quer... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10955 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 27, 2017 12:32 pm

6 Anos... 10 mil horas de vôo.

H225M completa 10 mil horas de voo na FAB

http://www.defesanet.com.br/ec725/notic ... oo-na-FAB/

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36084
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3127 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10956 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 27, 2017 11:04 pm

Pois é, com problemas e tudo os problemáticos helos franceses estão aí fazendo o dever de casa. Pena que a FAB não quer conversa com mais deles para si... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10957 Mensagem por knigh7 » Ter Out 03, 2017 3:24 am

EASA issues emergency AD for H225
Posted on September 29, 2017 by Thierry Dubois


https://www.verticalmag.com/news/easa-i ... vj0k4.gbpl




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2911
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 173 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10958 Mensagem por saullo » Ter Out 03, 2017 2:34 pm

Sinceramente, dá dó da embrulhada que enfiaram nossas três forças armadas, ao adquirir um helicóptero que não pode operar com a capacidade divulgada, tem sempre que operar com o menor esforço possível.
E sem contar que fica bem mais caro essa manutenção preventiva, do que se fosse um aparelho de operação normal, sem qualquer tipo de restrição.
Resumindo, cada vez mais se comprova que temos um helicóptero "capado" em suas capacidades.
E temos que ficar lendo notinhas de que ele "voou tantas horas, olhem, ele não caiu, estão vendo, ainda não morreu niguém por aqui, só na Europa, vejam, ele até consegue voar..."
Por favor, parem, o bicho infelizmente tem problemas e não conseguem resolver.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36084
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3127 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10959 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 04, 2017 8:22 pm

O problema principal hoje não é que os helos tenham que voar efetivamente com restrições, mas o fato de que FAB com uma frota de 6/7 aeronaves atingiu uma marca que muitas forças aéreas por aí costumam demorar bem mais para atingir mesmo contando com mais aeronaves em seu quadro.

Isso pode significar muita coisa, ou simplesmente nada. Eu prefiro acreditar que mesmo com todas as limitações impostas ao modelo as ffaa's tem conseguido tirar deles muito mais do que se poderia esperar. E talvez, a cooperação de perto com a Helibrás tenha ajudado um pouco nisso, já que um eventual acidente por aqui com causas similares as dos modelos civis praticamente enterrariam o H225M no mercado. Mas não é o que estamos vendo. Pelo contrário, ele continua sendo vendido e exportado.

Se alguém tem um problema não é o helo em si mesmo, mas a Airbus Helicopters, que vai ter que continuar a fazer um esforço muito grande aqui e alhures para que nenhum helo da versão militar sofra acidentes inesperados por conta das limitações impostas ao modelo. Ruim para as ffaa's sim, mas muito pior para o vendedor de propaganda enganosa europeu, que se piscar o olho, não vende mais um único helo por aqui nem que queira. E eu não estou falando do poder civil.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10960 Mensagem por arcanjo » Sáb Out 07, 2017 1:55 pm

http://www.youtube.com/watch?v=lnhoLy2z ... e=youtu.be

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10961 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Out 08, 2017 12:06 am

arcanjo escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=lnhoLy2z ... e=youtu.be

abs.

arcanjo
Aos 3:45 do vídeo, é mostrado o super complexo procedimento de inspeção de 10 hs de vôo da transmissão.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36084
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3127 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10962 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 08, 2017 1:10 pm

Juniorbombeiro escreveu:Aos 3:45 do vídeo, é mostrado o super complexo procedimento de inspeção de 10 hs de vôo da transmissão.
A pergunta que me faço é simples: as restrições impostas ao modelo civil são as mesmas impostas ao modelo militar? Se sim, o que as ffaa's brasileiras dizem sobre isso, e o que tem sido feito, e como esta manutenção de 10hs tem sido encarada por elas.

Outro dia saiu que os helos da FAB alcançaram 10 mil horas de voo. É muita coisa para um frota tão pequena, e com restrições operacionais. Faz parecer, ao menos para quem vê de fora a questão, que os helos militares não tem as mesmas restrições de operação dos civis. Não ao menos os nossos. Caso fosse diferente, seria muito complicado atingir tal marca em tão pouco tempo.

Mas não é o que se tem visto. Não ao menos por aqui.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10963 Mensagem por Penguin » Dom Out 08, 2017 1:30 pm

FCarvalho escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Aos 3:45 do vídeo, é mostrado o super complexo procedimento de inspeção de 10 hs de vôo da transmissão.
A pergunta que me faço é simples: as restrições impostas ao modelo civil são as mesmas impostas ao modelo militar? Se sim, o que as ffaa's brasileiras dizem sobre isso, e o que tem sido feito, e como esta manutenção de 10hs tem sido encarada por elas.

Outro dia saiu que os helos da FAB alcançaram 10 mil horas de voo. É muita coisa para um frota tão pequena, e com restrições operacionais. Faz parecer, ao menos para quem vê de fora a questão, que os helos militares não tem as mesmas restrições de operação dos civis. Não ao menos os nossos. Caso fosse diferente, seria muito complicado atingir tal marca em tão pouco tempo.

Mas não é o que se tem visto. Não ao menos por aqui.

abs
Quantas horas cada heli voo?
Menos de 200h/ano?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60569
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10964 Mensagem por Túlio » Dom Out 08, 2017 1:31 pm

FCarvalho escreveu:Pois é, com problemas e tudo os problemáticos helos franceses estão aí fazendo o dever de casa. Pena que a FAB não quer conversa com mais deles para si... :roll:

abs.
Sei lá, não vi nada de tão espetacular assim (exceto que ao menos não caíram, claro :twisted: ): num período de seis anos, nove aeronaves DE TRANSPORTE (que são as que mais voam na FAB) atingiram 10 mil horas. Se dividirmos, fica pouco mais de mil por aeronave no período, o que dá menos de 200 hs por aeronave/ano.

Só o KC-390 (duas unidades), que é uma aeronave ainda experimental, tem voado sem problemas quase o triplo desta média anual...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10965 Mensagem por alexmabastos » Dom Out 08, 2017 1:39 pm

Juniorbombeiro escreveu:
arcanjo escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=lnhoLy2z ... e=youtu.be

abs.

arcanjo
Aos 3:45 do vídeo, é mostrado o super complexo procedimento de inspeção de 10 hs de vôo da transmissão.
Pergunta de leigo: Quem assumiu o custo ridiculamente maior de manutenção? O Brasil pagou uma fábula por estes helis e ainda vai gastar muito a mais por todos estes procedimentos maiores?




Responder