P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3346 Mensagem por Penguin » Sex Ago 18, 2017 9:37 pm

Carlos Lima escreveu:O Chile assim como o Brasil tem costas gigantescas e para esse tipo de dimensao sem duvida o Orion 'e uma aeronave melhor do que o P-295 para a missao de Patrulha/ASW. O P-295 serve a outros propositos, e para paises 'arquipelagos' 'e uma boa aeronave, pois tem um alcance relativamente bom, e ainda tem capacidade STOL que pode ser bem-vinda em localidades assim.

Por outro lado o P-295 poderia ser um excelente substituto do "Bandeirulha" caso fosse necessario achar um!

Outro uso 'e para SAR que tambem 'e interessante (o Canada esta fazendo isso e os EUA, e outros paises fazem o mesmo utilizando o C-235). Pois voce nao precisa de uma aeronave tao especializada quanto uma aeronave ASW e o seu custo de operacao sera melhor.

O Chile esta' fazendo o correto, mas operou o seu P-3 durante anos e finalmente agora chegou a hora de trocas as asas e melhorar motor e eletronicos. O que 'e algo natural (MLU).

Nos compramos e modernizamos aeronaves quase no osso, pois elas nao tem nem 5 anos de uso e ja tem que entrar na faca e tomar poeira at'e que o $$ apareca.

Isso 'e planejamente sem pe' e sem cabeca, pois agora temos que esperar $$ aparecer e nesse meio tempo ir parando mais e mais aeronaves e interrompendo o treinamento e a missao que ja nao faziamos a mais de 20 anos novamente, reformar uma a uma (demora um tempo), gastar $$ colocando os recheios de volta e restaurando tudo ao normal e depois continuar com a missao.

Isso vai levar tempo!!!! Resultado de um planejamento pessimo na minha opiniao!

:|

Parabens aos envolvidos!
[]s
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Vale a pena ler a Nota Oficial da FAB de 2003, antes da modernização. Ela explica pq não foi feito as modificações nas asas naquela ocasião. Houve uma avaliação. Houve um planejamento racional. Mas, nem sempre as coisas acontecem como o planejado. A solução do problema existe e não é nada do outro mundo e muitos já fizeram ou fazem. O problema real é a nossa situação econômica.

http://www.defesanet.com.br/p3/noticia/ ... ao-dos-P3/

Trecho:
3. O Comando da Aeronáutica foi realmente informado pela Marinha dos EUA acerca de falhas ocorridas com as asas e cauda do P-3 durante testes realizados pela empresa Lockheed Martin, recentemente?

O Programa SLAP ("Service Life Assessment Program") é uma atividade multinacional, liderada pelos Estados Unidos, com a participação da Austrália, Canadá e Holanda, com o objetivo de levar a capacidade de operação de uma aeronave P-3 até o limite de sua vida em fadiga, em um banco de testes, de forma a colher dados para o desenvolvimento das ações necessárias à extensão da vida útil da frota. Torna-se oportuno observar que programas semelhantes são aplicados a aeronaves novas com os mesmos objetivos, sendo os resultados similares em relação à estrutura da aeronave, redundando na emissão de Diretivas Técnicas aos operadores.

No primeiro semestre deste ano, a Lockheed Martin finalizou os testes, para os quais fora contratada e passou a produzir os relatórios para os Contratantes, incluindo a US NAVY, que ao analisar os resultados expediu Diretivas Técnicas no intuito de inspecionar as partes mais críticas e prevenir futuros problemas estruturais. Essas Diretivas tiveram como principal foco as aeronaves P-3 C que já ultrapassaram o limite de vida em fadiga. A US NAVY possui algumas aeronaves na faixa de 140% de FLE ("Fatigue Life Expended"), estando a maioria delas atingindo 100% de FLE atualmente.

Como já foi explanado, o teste realizado teve a intenção de levar a estrutura até o limite de sua fadiga, portanto as falhas na estrutura já eram esperadas com naturalidade, tendo a US NAVY expedido as Diretivas Técnicas como um procedimento de manutenção rotineira e não excepcional. O Brasil como um cliente estrangeiro do FMS (Foreign Military Sales) recebe os boletins de serviço das aeronaves que são apoiadas por esse Programa.

Neste cenário, é importante ressaltar que as aeronaves do acervo do COMAER são P-3 A com cerca de 60% de FLE ("Fatigue Life Expended"), sendo os 40% restantes, suficientes para voar, durante o tempo previsto de sua utilização pela FAB, sem a necessidade de reparos estruturais ou troca das asas e empenagem horizontal. Essas aeronaves foram escolhidas do excedente da reserva de guerra da US NAVY em 2000, após uma rigorosa seleção realizada por engenheiros da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) do COMAER, quando as doze aeronaves foram inspecionadas em toda a sua estrutura e documentação.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3347 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 18, 2017 9:42 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:O Chile assim como o Brasil tem costas gigantescas e para esse tipo de dimensao sem duvida o Orion 'e uma aeronave melhor do que o P-295 para a missao de Patrulha/ASW. O P-295 serve a outros propositos, e para paises 'arquipelagos' 'e uma boa aeronave, pois tem um alcance relativamente bom, e ainda tem capacidade STOL que pode ser bem-vinda em localidades assim.

Por outro lado o P-295 poderia ser um excelente substituto do "Bandeirulha" caso fosse necessario achar um!

Outro uso 'e para SAR que tambem 'e interessante (o Canada esta fazendo isso e os EUA, e outros paises fazem o mesmo utilizando o C-235). Pois voce nao precisa de uma aeronave tao especializada quanto uma aeronave ASW e o seu custo de operacao sera melhor.

O Chile esta' fazendo o correto, mas operou o seu P-3 durante anos e finalmente agora chegou a hora de trocas as asas e melhorar motor e eletronicos. O que 'e algo natural (MLU).

Nos compramos e modernizamos aeronaves quase no osso, pois elas nao tem nem 5 anos de uso e ja tem que entrar na faca e tomar poeira at'e que o $$ apareca.

Isso 'e planejamente sem pe' e sem cabeca, pois agora temos que esperar $$ aparecer e nesse meio tempo ir parando mais e mais aeronaves e interrompendo o treinamento e a missao que ja nao faziamos a mais de 20 anos novamente, reformar uma a uma (demora um tempo), gastar $$ colocando os recheios de volta e restaurando tudo ao normal e depois continuar com a missao.

Isso vai levar tempo!!!! Resultado de um planejamento pessimo na minha opiniao!

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Vale a pena ler a Nota Oficial da FAB de 2003, antes da modernização. Ela explica pq não foi feito as modificações nas asas naquela ocasião. Houve uma avaliação. Houve um planejamento racional. Mas, nem sempre as coisas acontecem como o panejado.

http://www.defesanet.com.br/p3/noticia/ ... ao-dos-P3/

Trecho:
3. O Comando da Aeronáutica foi realmente informado pela Marinha dos EUA acerca de falhas ocorridas com as asas e cauda do P-3 durante testes realizados pela empresa Lockheed Martin, recentemente?

O Programa SLAP ("Service Life Assessment Program") é uma atividade multinacional, liderada pelos Estados Unidos, com a participação da Austrália, Canadá e Holanda, com o objetivo de levar a capacidade de operação de uma aeronave P-3 até o limite de sua vida em fadiga, em um banco de testes, de forma a colher dados para o desenvolvimento das ações necessárias à extensão da vida útil da frota. Torna-se oportuno observar que programas semelhantes são aplicados a aeronaves novas com os mesmos objetivos, sendo os resultados similares em relação à estrutura da aeronave, redundando na emissão de Diretivas Técnicas aos operadores.

No primeiro semestre deste ano, a Lockheed Martin finalizou os testes, para os quais fora contratada e passou a produzir os relatórios para os Contratantes, incluindo a US NAVY, que ao analisar os resultados expediu Diretivas Técnicas no intuito de inspecionar as partes mais críticas e prevenir futuros problemas estruturais. Essas Diretivas tiveram como principal foco as aeronaves P-3 C que já ultrapassaram o limite de vida em fadiga. A US NAVY possui algumas aeronaves na faixa de 140% de FLE ("Fatigue Life Expended"), estando a maioria delas atingindo 100% de FLE atualmente.

Como já foi explanado, o teste realizado teve a intenção de levar a estrutura até o limite de sua fadiga, portanto as falhas na estrutura já eram esperadas com naturalidade, tendo a US NAVY expedido as Diretivas Técnicas como um procedimento de manutenção rotineira e não excepcional. O Brasil como um cliente estrangeiro do FMS (Foreign Military Sales) recebe os boletins de serviço das aeronaves que são apoiadas por esse Programa.

Neste cenário, é importante ressaltar que as aeronaves do acervo do COMAER são P-3 A com cerca de 60% de FLE ("Fatigue Life Expended"), sendo os 40% restantes, suficientes para voar, durante o tempo previsto de sua utilização pela FAB, sem a necessidade de reparos estruturais ou troca das asas e empenagem horizontal. Essas aeronaves foram escolhidas do excedente da reserva de guerra da US NAVY em 2000, após uma rigorosa seleção realizada por engenheiros da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) do COMAER, quando as doze aeronaves foram inspecionadas em toda a sua estrutura e documentação.
Quer dizer que em 5 anos de operacao gastamos os restantes 40% do FLE? Passou rapido.

Sei la, para um Pais conhecido pela falta de prioridade em Defesa essas coisas tem que super pensadas e colocadas na equacao.

O que resta agora 'e ir colocando aeronaves no Vinagre ja que as coisas nao aconteceram "como o esperado" e definitivamente revisar seriamente os criterios que levaram a estimativa ter saido meio torta.

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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3348 Mensagem por Penguin » Sex Ago 18, 2017 10:01 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Vale a pena ler a Nota Oficial da FAB de 2003, antes da modernização. Ela explica pq não foi feito as modificações nas asas naquela ocasião. Houve uma avaliação. Houve um planejamento racional. Mas, nem sempre as coisas acontecem como o panejado.

http://www.defesanet.com.br/p3/noticia/ ... ao-dos-P3/

Trecho:
Quer dizer que em 5 anos de operacao gastamos os restantes 40% do FLE? Passou rapido.

Sei la, para um Pais conhecido pela falta de prioridade em Defesa essas coisas tem que super pensadas e colocadas na equacao.

O que resta agora 'e ir colocando aeronaves no Vinagre ja que as coisas nao aconteceram "como o esperado" e definitivamente revisar seriamente os criterios que levaram a estimativa ter saido meio torta.

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Quando as células foram compradas e antes da modernização, foi feito uma avaliação e ela indicou que a estrutura aguentaria o uso durante o tempo planejado pela FAB.
O problema é que parece que as coisas não aconteceram como planejado. Aparentemente a estrutura se degradou mais rápido que o esperado. Em outras palavras, os 40% do FLE foram consumidos de forma acelerada. Possivelmente as causas já devem ter sido levantadas, pois essas aeronaves são ainda amplamente utilizadas ao redor do globo.

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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3349 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 18, 2017 11:46 pm

Penguin escreveu:Quando as células foram compradas e antes da modernização, foi feito uma avaliação e ela indicou que a estrutura aguentaria o uso durante o tempo planejado pela FAB.
O problema é que parece que as coisas não aconteceram como planejado. Aparentemente a estrutura se degradou mais rápido que o esperado. Em outras palavras, os 40% do FLE foram consumidos de forma acelerada. Possivelmente as causas já devem ter sido levantadas, pois essas aeronaves são ainda amplamente utilizadas ao redor do globo.

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Fiasco de avaliação essa... :|

Esse é o preço que se paga por comprar velharia.

Não dá para confiar, tem que fazer o trabalho completo. Essa é uma lição que a FAB já deveria ter aprendido desde a chegada dos F-5 tortos do Segundo lote. E ainda se tratando de Brasil... ja viu!

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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3350 Mensagem por Túlio » Sex Ago 18, 2017 11:58 pm

Fui pesquisar e fiquei chocado: mesmo sendo o P-3 uma aeronave desenvolvida nos anos 50 e tendo saído de produção no começo dos 90, não existe substituto à altura até hoje, sequer em projeto. Claro, exceção ao P-8, que custa quase o mesmo que um AWACS e ainda está por provar uma capacidade ASW comparável. Chequei primeiro o Atlantique 2 e caí duro: há mais ex-usuários do que correntes (apenas França e Itália) e quem os substituiu o fez pelos...Orion!

Ou seja, se a FAB ou MB não acharem de uma vez um jeito de consertar a cagada feita e fazer logo o que fez a ACh (a um custo TOTAL de cerca de USD 100 mi, no nosso caso) ou vai ter que pagar quase o triplo disso por cada P-8, e vai ter que ser bem mais do que um só. E ainda ter que construir um novo Hangar do Zepelin, porque o atual vai virar museu dos aviões navais mais caros do mundo (em relação ao que custaram diante do tempo em que operaram).

Ou abandonamos de vez nossa ZEE e responsabilidades assumidas internacionalmente.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3351 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 19, 2017 1:37 am

Túlio escreveu:Fui pesquisar e fiquei chocado: mesmo sendo o P-3 uma aeronave desenvolvida nos anos 50 e tendo saído de produção no começo dos 90, não existe substituto à altura até hoje, sequer em projeto. Claro, exceção ao P-8, que custa quase o mesmo que um AWACS e ainda está por provar uma capacidade ASW comparável. Chequei primeiro o Atlantique 2 e caí duro: há mais ex-usuários do que correntes (apenas França e Itália) e quem os substituiu o fez pelos...Orion!

Ou seja, se a FAB ou MB não acharem de uma vez um jeito de consertar a cagada feita e fazer logo o que fez a ACh (a um custo TOTAL de cerca de USD 100 mi, no nosso caso) ou vai ter que pagar quase o triplo disso por cada P-8, e vai ter que ser bem mais do que um só. E ainda ter que construir um novo Hangar do Zepelin, porque o atual vai virar museu dos aviões navais mais caros do mundo (em relação ao que custaram diante do tempo em que operaram).

Ou abandonamos de vez nossa ZEE e responsabilidades assumidas internacionalmente.
Pois é, essa foi uma Senhora cagada e agora tem que ser consertada. O pior é que quanto mais o tempo passa e mais esses aviões tomam poeira o preço de US$100mi vai subir mais e mais porque são aeronaves cheias de componentes eletrônicos que vão apanhar com a poeira e a falta de uso. :|

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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3352 Mensagem por Tikuna » Sáb Ago 19, 2017 6:23 am

O Mais Novo competidor do Mercado : ATR 72-600 ASW.
11 horas de Autonomia.

electro-optical sensors;
Search radar;
ESM sensor (Electronic Support Measures);
MAD sensor (Magnetic Anomaly Detector);
Integrated self-protection system, (Chaff & Flare Dispenser, Radar Warning, Missile Warning, Laser Warning);
Sono-buoy launcher;
Anti-submarine torpedoes carried on 2 pylons at the fuselage sides.

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"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3353 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 19, 2017 9:10 am

Tikuna escreveu:O Mais Novo competidor do Mercado : ATR 72-600 ASW.
11 horas de Autonomia.

electro-optical sensors;
Search radar;
ESM sensor (Electronic Support Measures);
MAD sensor (Magnetic Anomaly Detector);
Integrated self-protection system, (Chaff & Flare Dispenser, Radar Warning, Missile Warning, Laser Warning);
Sono-buoy launcher;
Anti-submarine torpedoes carried on 2 pylons at the fuselage sides.

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Esse eh concorrente do 295 MP.
Quem opera P-3, só o troca por P-8 ou P-3 modernizado.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3354 Mensagem por hotm » Sáb Ago 19, 2017 9:27 am

Penguin escreveu:
Tikuna escreveu:O Mais Novo competidor do Mercado : ATR 72-600 ASW.
11 horas de Autonomia.

electro-optical sensors;
Search radar;
ESM sensor (Electronic Support Measures);
MAD sensor (Magnetic Anomaly Detector);
Integrated self-protection system, (Chaff & Flare Dispenser, Radar Warning, Missile Warning, Laser Warning);
Sono-buoy launcher;
Anti-submarine torpedoes carried on 2 pylons at the fuselage sides.

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Esse eh concorrente do 295 MP.
Quem opera P-3, só o troca por P-8 ou P-3 modernizado.
Acho que não o P8 é muito caro




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3355 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 19, 2017 9:51 am

Noruega e Australia trocaram P3 por P8.
Índia trocou aeronaves russas por P8.
UK depois do fracasso do Nimrod NG, optou por P8.
Realmente o P8 eh caro. Não e para todo mundo.
Mas ninguém sai do P3 para um airframe mais limitado.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3356 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 19, 2017 2:12 pm

Penguin escreveu:Noruega e Australia trocaram P3 por P8.
Índia trocou aeronaves russas por P8.
UK depois do fracasso do Nimrod NG, optou por P8.
Realmente o P8 eh caro. Não e para todo mundo.
Mas ninguém sai do P3 para um airframe mais limitado.
A Noruega eu não sei mas a Austrália só pretende completar a troca em 2021, segundo o Site da RAAF, substituindo os 18 AP-3C por 8 P-8A + 7 UASs Triton (versão naval do Global Hawk); de qualquer modo, continuo cético sobre a capacidade de uma versão militar (não simplesmente "militarizada" como os caminhões do EB, mexeram no Boeing todo) do 737-800 ser capaz de operar por longos períodos voando baixo e lento. É sintomático que os da Índia (P-8I) têm um MAD com uma baita cara de "puxadinho", os demais sequer preveem isso. Notar ainda que o modelo da Austrália é o mesmo dos demais clientes, ou seja, avião + UAS. Fica um "buraco" na MBA (Muito Baixa Altitude), que é onde se usa o MAD. Talvez estejam pagando para ver no que vão dar as novas tecnologias em desenvolvimento, como aquele drone que voa baixo e lento e conduz um MAD todo-poderoso mas que ninguém sabe como nem de onde será lançado e muito menos como será recuperado (se for o caso, talvez seja descartável) ou as sonobóias guiadas que podem ser lançadas de grande altitude (a melhor para o P-8) e amerrissam direitinho onde se quer mas, por óbvio, serão bem mais caras por unidade e mesmo assim continuarão descartáveis, tudo isso aumentando ainda mais os custos para se fazer MP; talvez aguardem também por tecnologias das quais se fala desde os anos 80, como aqueles dois radares SAR, sendo um capaz de fazer um "raio x" de uma baita fatia do oceano abaixo (o grande problema parece continuar a ser o comprimento de onda necessário, que favorece longos alcances de detecção mas oferece extrema pobreza em precisão) e outro de microondas que "mede" o formato da superfície, em busca de distorções causadas por grandes objetos submersos e que pode ser confundido por qualquer Jubarte ou mesmo Orca, além de necessitar de tempo bom (ou as ondas e ventos criam montes de falsos-positivos). De qualquer modo, tenho sérias dúvidas de que os operadores de P-3 mandem toda a sua frota direto para a sucata antes de terem a mais absoluta certeza de que seus novos meios serão capazes de detectar, seguir por horas a fio e se necessário atacar decisivamente um SSN a grandes distâncias de sua costa e a um custo suportável. A ver...

Um adendo ao post do Lima véio: tirar os nossos P-3 de Fortaleza (CE) e trancar tudo no Zepelim (RJ) é deixar (na verdade manter) a frota toda exposta à maresia, aquele ar salgado que corrói tudo. Não são "apenas" os sensores a se temer pela degradação mas a própria fuselagem e superfícies alares e de controle, ô mania dos nossos Militares de estocarem o que puderem à beira mar pra oficial poder morar na praia, por que diabos não fazem um AMARC brazuca perto de Brasília, onde o ar é tão seco que tiveram que cavar um lago?




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3357 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 19, 2017 2:50 pm

Só uma correção... Os P-3 estão em Salvador, não em Fortaleza e sim a maresia é uma problema, mas é claro que os nossos militares ainda não aprenderam isso.

:|

Obviamente todo mundo quer morar 'no Rio'.

[]s
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3358 Mensagem por lynx » Dom Ago 20, 2017 6:56 pm

Fui criado em Brasília e posso dizer que o nosso Planalto Central não é, nem de longe, o deserto do Mojave. De outubro a abril,chove todo dia e, às vezes, o dia todo. More lá por um ano e observe as portas de madeira da sua casa como se comportam: rangem por 6 meses secos e agarram nos demais úmidos. Não serve para preservar aeronaves. É melhor colocar dentro do hangar do zepelim em SBSC. Pelo menos estão abrigadas.
Aliás, nunca entendi porque foram colocadas em Salvador. Não faz sentido. Os portos mais susceptíveis à ação de submarinos são no SE. A Esquadra, com sua ForS, está no RJ. Que diabos foram fazer em Salvador? Melhor que venham para SC.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3359 Mensagem por P H » Sáb Set 02, 2017 9:47 pm

Os Harpons já foram entregues a FAB? Ou melhor, será que dará tempo para ver algum P3 com eles sobre as asas...




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3360 Mensagem por STRIKE FALCON » Dom Set 03, 2017 4:41 pm

binfa escreveu:.
https://scontent.fcpq2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/19657397_10212627670629761_6522520784020429005_n.jpg?oh=f8abf5228600e7cf4c3c317bda0b78c0&oe=59F1F15B
https://3.bp.blogspot.com/-OoYKambuySw/WLcwgOS2aPI/AAAAAAAAhhM/zjE-nlNdyQ4USPwxwceayTzhcKgvL4qywCLcB/s1600/P3Am_Sta_Cruz.jpg
P-3AM 7201 (Roberto Caiafa, última foto)

fazendo manutenção em Sta Cruz?!
Hola amigos de Brasil, quisiera consultar que son los radomos bajo fuselaje cerca del ala del P-3BR?




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