Marechal-do-ar escreveu:
A coisa está indo além do que deveria.
O colega havia afirmado que estaríamos com um caça da geração atual, o que simplesmente não é verdade, a geração atual é a 5ª, o nosso é da 4ª, sim, há outros países no mundo com 4ª, assim, como a Alemanha ficou um tempão (e continua com alguns) com os F-4 e assim como caças de duas gerações coexistiram na maioria das forças aéreas, e isso não muda o fato do Gripen não ser um caça de geração atual, e por fim, outros países que que operam caças similares ao Gripen, esses países o fazem desde a década de 80 e 90, só porque vão comprar mais algumas unidades atualizadas não quer dizer que estamos na vanguarda.
E antes que eu esqueça, o Mirage F1 só entrou em serviço em 73, após nós recebermos alguns Mirage III, e nem tinha passado três décadas da introdução do Mirage III na França, só uns 10 anos.
O país apenas mantém o tradicional atraso no setor de defesa (digam o que for, adotar 4ª geração 3 décadas depois no meu dicionário significa atraso), o país só vai tirar esse atraso no dia que alguém decidir pular uma geração.
Marechal véio, uma coisa pode ser repetida e repetida e repetida, por vezes sem conta, com trocentos sofismas para arrazoar mas, enquanto não for verdade, não vai dar para dizer que é. E a verdade VERDADEIRA é: a ÚNICA Nação da Terra que emprega HOJE caças 5G é os EUA.
Mais: a ÚNICA Nação que com certeza os estará empregando na próxima década é...os EUA! E não estou falando de WTF-35, que ainda não provou o que realmente é (para mim um AMX furtivo, um F-256, para parafrasear o Lima véio), eu falo do ÚNICO caça 5G operacional: F-22 Raptor!
Protótipo tem vários por aí, em serviço só ele, aquele que basta se saber que
pode estar no ar para todo mundo tremer a perninha e tatear de leve no acionador do ejetor. Stealthy, supercruiser, supermanobrável, quem junta isso tudo num caça em serviço HOJE?
Pois é, EUA!
O amanhã a Deus pertence,
protótipos Russos, Chineses, Japoneses, Indianos e sei lá mais de quem podem -
PODEM! - se mostrar rivais à altura, talvez até superiores mas, até saber de fontes confiáveis que isso é FATO, para mim é F-22 = único 5G; o resto todo se divide em protótipos e 4G com algumas características relativamente próximas às dele.
A França não vai jogar no lixo seus Rafales, outros Europeus não vão jogar no lixo seus Typhoons e Gripens e Flankers e Fulcrums. Mesmo
SE E QUANDO tiverem algo à sua altura. Porque um supercaça 5G
de verdade como o Raptor está para os demais como as FFEE para a Inf comum: não se vai desperdiçar em qualquer batalha, só nas que realmente importam.