TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80416 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 6:20 pm

J.Ricardo escreveu:Muito mais de prateleira, seria optar pelo Rafale, F-18.
Não ponho o Su-35 no mesmo balaio por estar em desenvolvimento na época, poderia também ter sido uma boa escolha, mas o Gripen também foi.

É hater (olhes a assinatura), não tem como argumentar. É tipo abaixo:

- Tradução?
- Buáááá, eu num quelo Glipen!



[003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80417 Mensagem por Penguin » Ter Mai 23, 2017 6:37 pm

joao fernando escreveu:Oras, mas não é a mesma SAAB que compra isso de prateleira? O próprio Ozires criticou o projeto no livro dele...alias a Embraer sempre comprou tudo de prateleira.
Ozires criticou o gestão financeira do projeto em função de restrições do governo em investir o que devia.

Segundo Ozires...
No caso do AMX, segundo ele, a Embraer era uma das contratadas para o programa, dentro do projeto criado em conjunto pela Força aérea Italiana e a FAB, além das empresas (Embraer e as italianas Alenia e Aermacchi). “O programa AMX foi fundamental para a empresa dar o bem-sucedido salto para os eficientes e competitivos jatos que produz hoje, com aceitação mundial”. Nesse caso, segundo Silva, a Embraer já não foi simplesmente uma recipiente de conhecimentos externos, mas também geradora de tecnologias, hoje de sua propriedade.
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/pa ... utica4.htm




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80418 Mensagem por Penguin » Ter Mai 23, 2017 6:43 pm

joao fernando escreveu:Oras, mas não é a mesma SAAB que compra isso de prateleira? O próprio Ozires criticou o projeto no livro dele...alias a Embraer sempre comprou tudo de prateleira.
Uma empresa pode adquirir componentes de outras empresas e ainda assim inovar...

Imagem0

Imagem

Aliás, exemplificando, pelo que se sabe, a mesma empresa que fornece o hardware do FBW do Gripen, fornece tb para o Rafale, Typhoon, F-18, F-35 etc. O que cada fabricante agrega, e isso é fundamental, é o software, as leis que governam o FBW. E isso a Embraer tb tem desenvolvido para seus jatos executivos e E-jets.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80419 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 24, 2017 12:36 am

Quando é que o povo aqui vai se convencer que tem coisas que a Embraer sabe e a SAAB não, e vice e versa?

Será que a parceria entre ambas empresas é tão contraditória assim em relação ao NG pelo fato dele não ser o preferido deste ou daquele debatedor?

Já passou da hora de questionar a vitória do Gripen NG. Ele será o nosso próximo caça, gostem dele ou não.

O que importa agora é saber como todas as cláusulas do contrato serão atendidas, e de que forma a FAB, a BID e todas as instituições envolvidas no processo atingirão seus objetivos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80420 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 24, 2017 4:26 am

Sim... verdade. É hora de parar com as fantasias, ufanismo, propagandas amalucadas, ilusões e viagens na maionese.

É hora de encarar a realidade.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80421 Mensagem por joao fernando » Qua Mai 24, 2017 9:59 am

Não é bem isso que está na primeira edição do livro dele, mas enfim, que a FAB seja feliz pagando mais caro por menos...afinal, não é preciso assustar




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80422 Mensagem por Penguin » Qua Mai 24, 2017 10:14 am

joao fernando escreveu:Não é bem isso que está na primeira edição do livro dele, mas enfim, que a FAB seja feliz pagando mais caro por menos...afinal, não é preciso assustar
Se no livro ele diz uma coisa e em todas as declarações outra, ele tem um conflito interno mal resolvido.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80423 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 24, 2017 12:03 pm

Carlos Lima escreveu:Sim... verdade. É hora de parar com as fantasias, ufanismo, propagandas amalucadas, ilusões e viagens na maionese.
É hora de encarar a realidade.
[]s
CB
Concordo. E as únicas fontes fiáveis que temos para saber como vai o contrato são a FAB, a Embraer, a SAAB e quem mais for determinado para isso pelos envolvidos diretamente no processo. A partir destas instituições, qualquer informação pode ser objeto de questionamento e crítica. Desde que embasadas e racionalmente justificáveis.

De agora em diante é analisar o pouco que sai em relação ao desenvolvimento do projeto e cobrar que tudo e mais um pouco do que nos foi prometido seja cumprido na íntegra.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80424 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mai 24, 2017 1:13 pm

FCarvalho escreveu:Quando é que o povo aqui vai se convencer que tem coisas que a Embraer sabe e a SAAB não, e vice e versa?

Será que a parceria entre ambas empresas é tão contraditória assim em relação ao NG pelo fato dele não ser o preferido deste ou daquele debatedor?

Já passou da hora de questionar a vitória do Gripen NG. Ele será o nosso próximo caça, gostem dele ou não.

O que importa agora é saber como todas as cláusulas do contrato serão atendidas, e de que forma a FAB, a BID e todas as instituições envolvidas no processo atingirão seus objetivos.

abs.


Eu, não aprecio muito falar sobre a FAB. Entretanto em relação a aeronave em referencia a mesma foi a escolhida para este momento e durante vários anos será o principal vetor da força em que pese suas deficiências considerando o TO brasileiro (terrestre e marítimo),sendo assim e necessário obter o melhor que este aviãozinho pode proporcionar.
Já que o avião e este em minha opinião a FAB deveria já estar em negociação de um aditivo para ampliar o nº de exemplares deste primeiro lote, permitindo assim uma melhor distribuição no território nacional.
As 36 unidades todos nós sabemos que são claramente insuficientes para constituírem uma capacidade de dissuasão crível. E preciso romper com a ''síndrome do meia duzia'' que norteia a obtenção de equipamentos pelas FFAA's brasileiras.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80425 Mensagem por mmatuso » Qua Mai 24, 2017 1:20 pm

Lord Nauta escreveu:
FCarvalho escreveu:Quando é que o povo aqui vai se convencer que tem coisas que a Embraer sabe e a SAAB não, e vice e versa?

Será que a parceria entre ambas empresas é tão contraditória assim em relação ao NG pelo fato dele não ser o preferido deste ou daquele debatedor?

Já passou da hora de questionar a vitória do Gripen NG. Ele será o nosso próximo caça, gostem dele ou não.

O que importa agora é saber como todas as cláusulas do contrato serão atendidas, e de que forma a FAB, a BID e todas as instituições envolvidas no processo atingirão seus objetivos.

abs.

Eu, não aprecio muito falar sobre a FAB. Entretanto em relação a aeronave em referencia a mesma foi a escolhida para este momento e durante vários anos será o principal vetor da força em que pese suas deficiências considerando o TO brasileiro (terrestre e marítimo),sendo assim e necessário obter o melhor que este aviãozinho pode proporcionar.
Já que o avião e este em minha opinião a FAB deveria já estar em negociação de um aditivo para ampliar o nº de exemplares deste primeiro lote, permitindo assim uma melhor distribuição no território nacional.
As 36 unidades todos nós sabemos que são claramente insuficientes para constituírem uma capacidade de dissuasão crível. E preciso romper com a ''síndrome do meia duzia'' que norteia a obtenção de equipamentos pelas FFAA's brasileiras.


Sds


Lord Nauta
___________X____________

Penso exatamente igual, infelizmente sofremos do mal de tentar implementar doutrina dos outros mas com bem menos equipamentos e gastos.

Chegasse pelo menos a uma centena de Gripen ng acredito que seria razoável e veria esse projeto de forma bem melhor.

Ainda sim do jeito que o país anda ultimamente, ou é isso ou nada. :evil:




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80426 Mensagem por Penguin » Qua Mai 24, 2017 6:38 pm

O plano era 3 lotes. Contudo, todos os cenário econômicos e políticos foram para o vinagre.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80427 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 24, 2017 10:39 pm

Um pitaco.

A FAB que não é besta e nem nada vai garantir da melhor forma possível os 36 hora comprados. Eles irão substituir a priori os Mirage do GDA e após isso, como dificilmente teremos verba antes de 2025 para fazer qualquer outra compra de caças, este lote inicial substituirá também os F-5EM até aquela data.

Depois disso, como só restarão pouco mais de duas duzias de A-1 para substituir, um novo lote de 24 a 36 undes deverá ser tentado após isso, já que os últimos A-1 estão marcados para sair de linha por volta de 2033, salvo minha memória não me traia, segundo o planejamento original da FAB.

Um novo lote portanto deve ser encaminha para que a linha não pare em 2025, mas prossiga até a entrega deste novo lote. Se tomarmos como referencia a temporalidade do lote inicial, gestões para que a linha de produção se mantenha ativa entre 2025 e 2031 devem ser feitas no sentido de dispor daqueles caças para substituir os A-1.

E para depois de 2030, bem, é melhor esperar chegarmos lá para saber o que a FAB será.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80428 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 25, 2017 12:31 am

Eu não me surpreenderia. Se a parceria Embraer e SAAB for além deste contrato do F-X.

Sem esquecer, obviamente, desta possibilidade, se eventualmente chegar a se tornar concreta.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/09/FS-2020-imagem-via-Gripen4Canada.jpg

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80429 Mensagem por Túlio » Qui Mai 25, 2017 1:28 pm

luis Cláudio escreveu:
Dou meu braço direito se eu perder que o A-1M não seja substituído por um UCAV. Eles têm a mesma função dos esquadrões do A-1, são relativamente baratos e será a combinação da Força Aérea Sueca para o futuro.

Cuidado, arriscas a ficar ALEIJADO... [003] [003] [003] [003]

Em meu ponto de vista, o substituto (gradualmente) do AMX será o Gripen F. Muito superior, aliás, considerando que a própria FAB já mencionou que um dos usos para este modelo seria similar ao do Growler.

De resto, o nEUROn pode ser tudo menos BARATO! Um UCAV subsônico altamente furtivo, é na verdade apenas um demonstrador de tecnologia, com vistas a ulteriores desenvolvimentos. Basta ver que, para um peso de decolagem na faixa das 6/7 tons, pode entregar apenas cerca de meia tonelada de bombas ou mísseis (tudo guiado, claro). Talvez uma versão derivada, num futuro mais distante, possa ser monitorada (na verdade poderia ser um pequeno grupo de UCAVs) pelo 2P de um Gripen F - no nosso caso - mas não é para logo.

A questão é simples, no fundo: desenvolver uma versão F só para adquirir OITO unidades e ficar nisso é ilógico. Assim, a substituição do AMX cairia como uma luva, arriscando-me a dizer que um possível segundo lote seria baseado principalmente em Gripens F.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80430 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 25, 2017 1:39 pm

72 é o número mágico de Gripen E/F para a FAB hoje. Se chegarmos a isso, já estaremos no lucro.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder