TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80401 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 22, 2017 1:32 am

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Como todas as referências à Elbit deixam claras, a AEL é uma fachada Verde, Amarela com o Azul e Branco Made in Israel.
Temos que aceitar os fatos pelo que são.
[]s
CB
Com relação a isso Carlos, estamos naquela situação de sempre: melhor um na mão do que dois voando.
Não fosse a AEL - antiga Aeroeletrônica - seria bem pior. Importação massiva e intensiva com as suas consequentes dependências externas.

Mas vamos continuar dependentes! Sim, vamos, mas ao menos a dependência será relativizada ao que pudermos investir na formação e manutenção da mão de obra nacional ali existente. A Elbit não veio aqui apenas fazer ctl C + Ctl V, esse não é bem o estilo deles. Tanto que hoje a empresa já conta com vários engenheiros brasileiros em seus projetos, aprendendo, e também solucionando questões relativas aos seus produtos.

Infelizmente como defesa no Brasil não dá voto e nem chama a atenção, a BID não tem cabide de emprego e nem arrego para justificar o interesse de quem assina o cheque, cada um então se vira como pode.

Já fizemos muito, mas muito mesmo, conseguindo manter alguma coisa funcionando neste meio tempo na BID. Para nós, só o fato de conseguirmos ter empresas nacionais aqui que investem nesta área, já pode ser considerado um pequeno grande milagre.

Imaginas agora o que não deve ser mantê-las vivas e funcionando sem apoio prático nenhum do Estado ou das ffaa's? :roll:

abs.
Mas quem disse não importamos massivamente? :|

Agora é fácil importer e trocar o selo e dizer que é Made in Brazil.

Tudo bem que o Estado não investe e a coisa é uma bagunça, mas achar que esse modelo é 'bom'? Esse modelo é bom para empresários e lobistas.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80402 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 22, 2017 1:33 am

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Exato. Competência não falta. Esse nunca foi o problema.
O nosso planejamento é uma piada de mal gosto e isso se reflete no está por vir por aí. Aviônicos de Israel disfarçado de Brasil, "desenhos" de asas aonde não temos a propriedade intelectual e de fato não vamos fabricas asas no Brasil e Kits que serão montados na Embraer e que serão devidamente cobertos de ufanismo ao invés de realismo.
Isso sem contar que por conta da diversidade de fornecedores, tem gente na FIESP & Cia que vai deitar e rolar com esse programa.
O avião vai voar e fazer o seu trabalho até porque a Suécia precisa dele e sem isso a SAAB "Aeronáutica" entra na lista de espécies em extinção na Europa (torcendo para o T-X da USAF dar frutos), mas esses exageros ufanistas tupiniquins, me desculpem depois de anos de AM-X eu me reservo o direito a só acreditar vendo.
[]s
CB
Fato é que no Brasil em relação aos assuntos da defesa a coisa sempre foi assim que nem S. Tomé: só dá para acreditar vendo.

Eu torço e acredito que o projeto do NG foi a nossa melhor escolha porque o pessoal da FAB pensa mais longe do que a próxima eleição. E também porque a FAB vai continuar aí tendo de fazer o seu trabalho de qualquer jeito, seja lá quem estiver sentado na cadeira do rei.

E assim a gente vai levando a vida.

abs.
Quem dera que pensassemos longe assim...

Infelizmente não é essa a realidade.

:|

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80403 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2017 12:33 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Com relação a isso Carlos, estamos naquela situação de sempre: melhor um na mão do que dois voando.
Não fosse a AEL - antiga Aeroeletrônica - seria bem pior. Importação massiva e intensiva com as suas consequentes dependências externas. Mas vamos continuar dependentes! Sim, vamos, mas ao menos a dependência será relativizada ao que pudermos investir na formação e manutenção da mão de obra nacional ali existente. A Elbit não veio aqui apenas fazer ctl C + Ctl V, esse não é bem o estilo deles. Tanto que hoje a empresa já conta com vários engenheiros brasileiros em seus projetos, aprendendo, e também solucionando questões relativas aos seus produtos. Infelizmente como defesa no Brasil não dá voto e nem chama a atenção, a BID não tem cabide de emprego e nem arrego para justificar o interesse de quem assina o cheque, cada um então se vira como pode. Já fizemos muito, mas muito mesmo, conseguindo manter alguma coisa funcionando neste meio tempo na BID. Para nós, só o fato de conseguirmos ter empresas nacionais aqui que investem nesta área, já pode ser considerado um pequeno grande milagre. Imaginas agora o que não deve ser mantê-las vivas e funcionando sem apoio prático nenhum do Estado ou das ffaa's? :roll:
abs.
Mas quem disse não importamos massivamente? :|
Agora é fácil importar e trocar o selo e dizer que é Made in Brazil.
Tudo bem que o Estado não investe e a coisa é uma bagunça, mas achar que esse modelo é 'bom'? Esse modelo é bom para empresários e lobistas.
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O modelo não é bom, com certeza, mas para a nossa realidade, tal como ela sempre foi, com certeza ele é efetivamente o menos ruim.
Se vamos produzir alguma coisa aqui, o tempo dirá como e de que forma isso se dará.
Não esqueças que há off set's a serem cumpridos. É acompanhar e verificar in loco o que realmente está sendo feito.
Como disse, já é um milagre termos empresas aqui no Brasil com foco em produtos de defesa. Não fosse isso, seríamos como uma Arábia Saudita da vida, só que sem um tostão no bolso.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80404 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2017 12:41 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Fato é que no Brasil em relação aos assuntos da defesa a coisa sempre foi assim que nem S. Tomé: só dá para acreditar vendo. Eu torço e acredito que o projeto do NG foi a nossa melhor escolha porque o pessoal da FAB pensa mais longe do que a próxima eleição. E também porque a FAB vai continuar aí tendo de fazer o seu trabalho de qualquer jeito, seja lá quem estiver sentado na cadeira do rei. E assim a gente vai levando a vida.
abs.
Quem dera que pensassemos longe assim...
Infelizmente não é essa a realidade.
:|
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Não se pode negar que historicamente no planejamento estratégico das ffaa's via de regra geral sempre houve essa preocupação com o longo prazo.
O que nós nunca tivemos foram as condições objetivas de manter este tipo de planejamento em dia, que mal ou bem, sempre foi alterado ao bel prazer e pequenos interesses do planalto central e mesmo dos militares.
Planejamento, afinal, nunca foi bem o nosso forte.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80405 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mai 22, 2017 3:07 pm

Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.




Não temais ímpias falanges,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80406 Mensagem por Penguin » Seg Mai 22, 2017 3:37 pm

J.Ricardo escreveu:Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.
Pois, o KF-X da Coreia do Sul tem o desenvolvimento estimado em USD 8 a 10 bilhões. Com turbina importada, assim como outros sistemas. Valores nessa magnitude estão fora de nossa realidade. Com ou sem Hellmans.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80407 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 23, 2017 10:45 am

osolamaalua escreveu:Pessoal, o modo de fazer é o maior aprendizado. Do AMX vieram os EMB 145 que salvaram a Embraer. Do Gripen podem vir outras coisas muito boas em termos de técnicas construtivas. Tem muita gente boa em São José dos Campos e com ideias excelentes. Faltam investimentos.
Lá já foram feitos projetos que o povo nem imagina que o Brasil teria capacidade de fazer. A pena é que não existe vontade política de investir em pesquisa. Povo inteligente=povo questionador. Se o que houve ontem ocorresse num País com vergonha na cara estaria todo mundo arrancando essa cambada de bandido no tapa.
145 é um Brasilia com motor a jato. A idéia inicial era manter a asa, e colocar o motor SOBRE a mesma. Não tem nada a ver com o AMX




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80408 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mai 23, 2017 11:23 am

Penguin escreveu:
J.Ricardo escreveu:Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.
Pois, o KF-X da Coreia do Sul tem o desenvolvimento estimado em USD 8 a 10 bilhões. Com turbina importada, assim como outros sistemas. Valores nessa magnitude estão fora de nossa realidade. Com ou sem Hellmans.
Por isso disse que não dá para comparar.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80409 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 1:01 pm

joao fernando escreveu:
145 é um Brasilia com motor a jato. A idéia inicial era manter a asa, e colocar o motor SOBRE a mesma. Não tem nada a ver com o AMX
No duro? De onde vieram os hipersustentadores, aqueles flaps articulados das asas? A ideia de usar motores SOBRE as asas era um modismo na época, todo mundo testava protótipo, pois prometia fazer a mesma coisa que o hipersustentador - até mais, tinha gente que dizia que iria DOBRAR a capacidade de carga - só que, analisando de perto, a EMBRAER logo notou que o fluxo de ar da turbina gerava um vórtice muito perigoso sobre a asa, descartando a ideia e passando a usar flap articulado. Que tinham experimentado pela primeira vez no AMX.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80410 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:08 pm

Senhores, o investimento que hora está sendo feito no Gripem NG - e que todos aqui concordam demorou demais para ser feito - só pode ser entendido em um contexto de longo prazo, pois é neste que a FAB adotou o projeto.

Ele tem dois princípios primários: um, tecnológico e desenvolvimentista, voltado à nossa capacitação em P&D com consequências industriais e comerciais para o país e pessoal que atua no setor; e dois, militar, que é dotar a FAB de um vetor que seja ao mesmo tempo moderno e econômico, tendo em vista as históricas limitações que lhes são impostas pelo Estado brasileiro.

O Gripen E/F, terá um papel duplo e fundamental para a industria aeroespacial brasileira, assim como a seu tempo tiveram o Xavante, o Bandeirante e o Tucano.

Não adianta querer ou esperar dele o que ele não é e jamais será na FAB, ou seja, um resolvedor de todos os nossos problemas com a defesa aérea do país. Ele é apenas somente parte da resposta. Outros atores tem responsabilidades, quiçá, ainda maiores que o Gripen E/F nesta seara, e mormente não costumam fazer a sua parte. Defesa aérea não é um assunto exclusivo da FAB, pelo contrário, é pertinente a todos, pois não se faz defesa aérea apenas com caças. Eles são apenas a parte visível, e mais crítica, do sistema.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80411 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:17 pm

Penguin escreveu:
J.Ricardo escreveu:Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.
Pois, o KF-X da Coreia do Sul tem o desenvolvimento estimado em USD 8 a 10 bilhões. Com turbina importada, assim como outros sistemas. Valores nessa magnitude estão fora de nossa realidade. Com ou sem Hellmans.
Estes US 8 a 10 bilhões é o que nós vamos ter que despender aqui no médio/longo prazo só para conseguir substituir a atual frota de F-5 e A-1 com o mesmo Gripen E/F. Isso considerando que não faremos tal substituição na proporção 1x1, mas apenas para tentar chegar nos tais 108 caças que a FAB se propôs.

Se formos considerar que o Gripen E/F será o nosso caça padrão pelos próximos 40 anos, é de se prever que outros US 5 a 10 bilhões terão de ser gastos para projetar e certificar um caça de 5a G que eventualmente venha a ser formulado como objetivo industrial e político do país. Se vamos gastar isso sozinhos ou em parceria, só o tempo dirá.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80412 Mensagem por Penguin » Ter Mai 23, 2017 5:17 pm

joao fernando escreveu:
osolamaalua escreveu:Pessoal, o modo de fazer é o maior aprendizado. Do AMX vieram os EMB 145 que salvaram a Embraer. Do Gripen podem vir outras coisas muito boas em termos de técnicas construtivas. Tem muita gente boa em São José dos Campos e com ideias excelentes. Faltam investimentos.
Lá já foram feitos projetos que o povo nem imagina que o Brasil teria capacidade de fazer. A pena é que não existe vontade política de investir em pesquisa. Povo inteligente=povo questionador. Se o que houve ontem ocorresse num País com vergonha na cara estaria todo mundo arrancando essa cambada de bandido no tapa.
145 é um Brasilia com motor a jato. A idéia inicial era manter a asa, e colocar o motor SOBRE a mesma. Não tem nada a ver com o AMX
A participação direta no desenvolvimento do Programa AMX também permitiu à Embraer absorver tecnologias avançadas nas áreas da propulsão a jato, sistema de comando de voos fly-by-wire, sistema de controle de armas e pontaria, barramento digital e desenvolvimento de softwares embarcados. Este legado foi imprescindível para o desenvolvimento do jato regional ERJ 145, avião que marcou a história da Embraer e elevou a indústria aeronáutica brasileira à condição de líder mundial. Além das inovações tecnológicas, o AMX também legou à Embraer a experiência em desenvolvimento integrado do produto com parceiros internacionais. Este modelo de gestão foi ampliado e aplicado em diversos programas da Embraer, como o próprio ERJ 145 e a família de jatos comerciais E-Jets.
http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... deu-certo/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80413 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 23, 2017 5:23 pm

Oras, mas não é a mesma SAAB que compra isso de prateleira? O próprio Ozires criticou o projeto no livro dele...alias a Embraer sempre comprou tudo de prateleira.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80414 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 5:26 pm

joao fernando escreveu:Oras, mas não é a mesma SAAB que compra isso de prateleira? O próprio Ozires criticou o projeto no livro dele...alias a Embraer sempre comprou tudo de prateleira.

Exceto muita coisa, acima citada.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80415 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mai 23, 2017 6:12 pm

Muito mais de prateleira, seria optar pelo Rafale, F-18.
Não ponho o Su-35 no mesmo balaio por estar em desenvolvimento na época, poderia também ter sido uma boa escolha, mas o Gripen também foi.




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