TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80236 Mensagem por Luís Henrique » Dom Abr 23, 2017 6:07 pm

Se o Brasil fosse governado por gente séria os números seriam 2 ou 3 centenas de caças e os candidatos seriam F-35, Pak-Fa ou algum Caça de 5a geração desenvolvido de forma autônoma ou em parceria com outro(s) país(es).




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80237 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 23, 2017 7:09 pm

Luís Henrique escreveu:Se o Brasil fosse governado por gente séria os números seriam 2 ou 3 centenas de caças e os candidatos seriam F-35, Pak-Fa ou algum Caça de 5a geração desenvolvido de forma autônoma ou em parceria com outro(s) país(es).
A falta de gente séria neste país, votantes e votados, fez com que levássemos 18 anos para escolher um simples caça, e vamos levar outros 11 anos para poder dispor de um único grupo de caça. Sem qualquer perspectivas reais de que outros lotes subsequentes sejam encomendados ou tenhamos que recomeçar, de novo, tudo do zero. Ou seja, planejamento zero.

Da mesma forma, a ausência de gente séria, votantes e votados, vai fazer com que o planejamento do FAB de obter um caça de 5a G a partir da segunda década do século XXI para, no mínimo, algo depois de 2040. Com alguma sorte, diga-se.

Assim, a falta de gente seria neste país, votantes e votados, continua a relegar-nos sempre às últimas colocações em qualquer avaliação internacional básica da educação, saúde, empreendimento e negócios, carga tributária, IDH, distribuição de renda,... etc.

Bem, menos mal, até porque defesa nunca foi um assunto de gente séria por aqui mesmo. Aliás, nunca foi, e não é, assunto para ninguém... :? :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80238 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 23, 2017 9:41 pm

Luís Henrique escreveu:Se o Brasil fosse governado por gente séria os números seriam 2 ou 3 centenas de caças e os candidatos seriam F-35, Pak-Fa ou algum Caça de 5a geração desenvolvido de forma autônoma ou em parceria com outro(s) país(es).
E se tu tivesse tão somente dois miolos que se comunicassem não escreveria uma afirmação taxativa destas sem sabem qual é a misssão.

Reflita antes de escrever.

G abraço




Black Shaheen

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80239 Mensagem por Black Shaheen » Dom Abr 23, 2017 9:57 pm

A maior parte da tropa não tem colete à prova de balas, a Marinha desaparecendo, falta um monte de itens básicos e alguns pensando em 300 caças de 5a geração.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80240 Mensagem por juarez castro » Dom Abr 23, 2017 10:09 pm

Black Shaheen escreveu:A maior parte da tropa não tem colete à prova de balas, a Marinha desaparecendo, falta um monte de itens básicos e alguns pensando em 300 caças de 5a geração.
Parece que os acontecimentos dos últimos anos não mostrou que os mega híper ultrapower foderations planos mirabolantes, via de regra dão em exatamente nada.
Não aprendem ,não adianta, e infelizmente nunca vão aprender....

G abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80241 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 23, 2017 10:36 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu:Se o Brasil fosse governado por gente séria os números seriam 2 ou 3 centenas de caças e os candidatos seriam F-35, Pak-Fa ou algum Caça de 5a geração desenvolvido de forma autônoma ou em parceria com outro(s) país(es).
E se tu tivesse tão somente dois miolos que se comunicassem não escreveria uma afirmação taxativa destas sem sabem qual é a misssão.
Reflita antes de escrever.
G abraço
Juarez, salvo melhor juízo, pelos planos de reorganização da FAB, com apenas 6 bases aéreas operacionais, podemos admitir, em tese, que o ideal para a defesa aérea do país seria dispor-se, minimamente, de 6 grupos de caça. Isto sendo uma premissa verdadeira, e factível, então a demanda da FAB seria em torno de 216 Gripen E/F.

Claro, este número nem de longe diz respeito a organização e a quantidade atual de undes de caças de que dispomos. Mas levando-se em consideração que aquele mesmo número não pode ser considerado algo inatingível, ou impossível, dadas as nossa capacidade econômica e financeira de forma geral, então, creio que o que o que o Luis quis colocar não é de todo inverosímel.

A eterna desculpa de não haver verba e que defesa não é importante, etc... sempre serviu para justificar a nossa displicência e irresponsabilidade com o setor. E porque não dizer, via de regra geral, um tipo de pensamento nas ffaa's que sempre privilegiou mais as missões secundárias do que as principais, visto que não raras vezes, tal envolvimento é a única forma de os militares receberem material novo ou algum tipo de apoio financeiro/investimento ao londo das últimas 5/6 décadas. MMI e ACISO até hoje é questão indiscutível no meio militar. Algo que se mistura à cultura militar deste país e praticamente inconteste.

Por isso até hoje ninguém discute o porquê - no governo, na FAB ou fora deles - de o setor de transporte ser o que mais voa na FAB e o que mais tem verba e investimento. Tudo muito natural, normal. Apenas para citar um dos setores da aviação brasileira sobre a qual a FAB se desdobra há anos para tentar desenvolver e/ou manter. Me desculpe se pareço arrogante, mas, quando foi que um dia nesses últimos 75 anos a caça recebeu mais atenção do que outros setores? Honestamente, eu não me lembro. A caça sempre esteve/está a reboque de outros projetos na FAB. É só ver quanto tempo levamos para decidir a escolha de um caça para o GDA, e o tempo que vamos levar para substituir os C-130. Questão de falta de verba para fazer tudo, ou de prioridades?

Acho que a última questão responde melhor o fato de até hoje a FAB operar caças dos anos 70's, e irá levar quase 30 para dispor de um simples grupo de caça renovado. Mas quem é que se importa mesmo com isso no Brasil? :roll:

Gente séria é que não é.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2051
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 269 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80242 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Abr 24, 2017 8:51 am

A caça sempre esteve/está a reboque de outros projetos na FAB.
O problema é que os caças não podem transportar parte da corja engravatada de Brasília para as praias do Nordeste e outros destinos na costa brasileira.

Político não se pode viajar de caça, por isso esse descaso todo.

Além disso, caça não dá votos.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80243 Mensagem por Luís Henrique » Seg Abr 24, 2017 3:51 pm

FCarvalho escreveu:
juarez castro escreveu: E se tu tivesse tão somente dois miolos que se comunicassem não escreveria uma afirmação taxativa destas sem sabem qual é a misssão.
Reflita antes de escrever.
G abraço
Juarez, salvo melhor juízo, pelos planos de reorganização da FAB, com apenas 6 bases aéreas operacionais, podemos admitir, em tese, que o ideal para a defesa aérea do país seria dispor-se, minimamente, de 6 grupos de caça. Isto sendo uma premissa verdadeira, e factível, então a demanda da FAB seria em torno de 216 Gripen E/F.

Claro, este número nem de longe diz respeito a organização e a quantidade atual de undes de caças de que dispomos. Mas levando-se em consideração que aquele mesmo número não pode ser considerado algo inatingível, ou impossível, dadas as nossa capacidade econômica e financeira de forma geral, então, creio que o que o que o Luis quis colocar não é de todo inverosímel.

A eterna desculpa de não haver verba e que defesa não é importante, etc... sempre serviu para justificar a nossa displicência e irresponsabilidade com o setor. E porque não dizer, via de regra geral, um tipo de pensamento nas ffaa's que sempre privilegiou mais as missões secundárias do que as principais, visto que não raras vezes, tal envolvimento é a única forma de os militares receberem material novo ou algum tipo de apoio financeiro/investimento ao londo das últimas 5/6 décadas. MMI e ACISO até hoje é questão indiscutível no meio militar. Algo que se mistura à cultura militar deste país e praticamente inconteste.

Por isso até hoje ninguém discute o porquê - no governo, na FAB ou fora deles - de o setor de transporte ser o que mais voa na FAB e o que mais tem verba e investimento. Tudo muito natural, normal. Apenas para citar um dos setores da aviação brasileira sobre a qual a FAB se desdobra há anos para tentar desenvolver e/ou manter. Me desculpe se pareço arrogante, mas, quando foi que um dia nesses últimos 75 anos a caça recebeu mais atenção do que outros setores? Honestamente, eu não me lembro. A caça sempre esteve/está a reboque de outros projetos na FAB. É só ver quanto tempo levamos para decidir a escolha de um caça para o GDA, e o tempo que vamos levar para substituir os C-130. Questão de falta de verba para fazer tudo, ou de prioridades?

Acho que a última questão responde melhor o fato de até hoje a FAB operar caças dos anos 70's, e irá levar quase 30 para dispor de um simples grupo de caça renovado. Mas quem é que se importa mesmo com isso no Brasil? :roll:

Gente séria é que não é.

abs.
A minha observação pode ser de 'amador' para você. Claro, você, Juarez, se acha o cara. Parabéns.

Me diga você qual é a missão? E me diga quantos caças são necessários para o Brasil? Estou aguardando...

A PRIMEIRA missão de qualquer força armada é EVITAR conflitos. A missão número 1 é o poder dissuasório.
Um país com + de 200 milhões de habitantes, com 8,5 milhões de km2 e áreas riquíssimas para proteger, possuir 50 caças de defesa aérea é PIADA.

Como o Carvalho disse, apenas para preencher 6 bases dariam 219 caças.

Porque a Índia tem requisitos para + de 40 esquadrões? Porque a China tem mais que isso.
Porque a China tem quase 2.000 caças? Porque os EUA têm mais que isso.
Porque a Rússia tem mais de 1.000 caças? Porque os EUA têm mais que isso.
As necessidades são muito mais em função do que os outros possuem e para você possuir um poder dissuasório, você precisa ter mais que os outros, igual os outros ou PRÓXIMO do que os outros têm.

Quando o resto dos países GRANDES possuem CENTENAS de caças, você também precisa possuir CENTENAS de caças.

Só você que acha que o Brasil deve se comparar com os vizinhos, com o Uruguai que possui 3 milhões de habitantes.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 7513
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 988 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80244 Mensagem por J.Ricardo » Seg Abr 24, 2017 4:31 pm

O mal de nossas programações militares, e o pior, a mentalidade do brasileiro, é que a comparação é sempre feita com os outros países da AS, e assim fica difícil, é preciso lembrar o povo que o Brasil esta em um outro contexto de nações e por isso temos responsabilidades globais, o duro é dizer isso para um povo que vê grande parte dos impostos pagos virar propina para essa corja maldita de políticos que temos aí...

Estou até agora revoltado com o valor que vou ter que pagar de I.R., e sabendo que isso vai virar propina pra vagabundo de Brasília...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80245 Mensagem por juarez castro » Seg Abr 24, 2017 8:53 pm

FCarvalho escreveu:
juarez castro escreveu: E se tu tivesse tão somente dois miolos que se comunicassem não escreveria uma afirmação taxativa destas sem sabem qual é a misssão.
Reflita antes de escrever.
G abraço
Juarez, salvo melhor juízo, pelos planos de reorganização da FAB, com apenas 6 bases aéreas operacionais, podemos admitir, em tese, que o ideal para a defesa aérea do país seria dispor-se, minimamente, de 6 grupos de caça. Isto sendo uma premissa verdadeira, e factível, então a demanda da FAB seria em torno de 216 Gripen E/F.

Desculpe Fernando, eu não entendi a relação de número de caçs com bases operacionais, isto não tem ligação direta com a questão de número de caças, volto a afirmar, o que define isto é:

Qual é a missão.


Claro, este número nem de longe diz respeito a organização e a quantidade atual de undes de caças de que dispomos. Mas levando-se em consideração que aquele mesmo número não pode ser considerado algo inatingível, ou impossível, dadas as nossa capacidade econômica e financeira de forma geral, então, creio que o que o que o Luis quis colocar não é de todo inverosímel.

Posso te perguntar porque não é inverossímil????

A eterna desculpa de não haver verba e que defesa não é importante, etc... sempre serviu para justificar a nossa displicência e irresponsabilidade com o setor. E porque não dizer, via de regra geral, um tipo de pensamento nas ffaa's que sempre privilegiou mais as missões secundárias do que as principais, visto que não raras vezes, tal envolvimento é a única forma de os militares receberem material novo ou algum tipo de apoio financeiro/investimento ao londo das últimas 5/6 décadas. MMI e ACISO até hoje é questão indiscutível no meio militar. Algo que se mistura à cultura militar deste país e praticamente inconteste.

Concordo.

Por isso até hoje ninguém discute o porquê - no governo, na FAB ou fora deles - de o setor de transporte ser o que mais voa na FAB e o que mais tem verba e investimento. Tudo muito natural, normal. Apenas para citar um dos setores da aviação brasileira sobre a qual a FAB se desdobra há anos para tentar desenvolver e/ou manter. Me desculpe se pareço arrogante, mas, quando foi que um dia nesses últimos 75 anos a caça recebeu mais atenção do que outros setores? Honestamente, eu não me lembro. A caça sempre esteve/está a reboque de outros projetos na FAB. É só ver quanto tempo levamos para decidir a escolha de um caça para o GDA, e o tempo que vamos levar para substituir os C-130. Questão de falta de verba para fazer tudo, ou de prioridades?

Prioridades e planejamento x interesses, principalmente políticos.

Acho que a última questão responde melhor o fato de até hoje a FAB operar caças dos anos 70's, e irá levar quase 30 para dispor de um simples grupo de caça renovado. Mas quem é que se importa mesmo com isso no Brasil? :roll:

A FAB vem solicitando a pelo menos 30 anos a substituição dos F 5 e antes dos M 3, e o que conseguiu foram desculpas e aviões velhos.

Gente séria é que não é.

abs.
G abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80246 Mensagem por juarez castro » Seg Abr 24, 2017 9:24 pm

Luís Henrique escreveu:
FCarvalho escreveu: Juarez, salvo melhor juízo, pelos planos de reorganização da FAB, com apenas 6 bases aéreas operacionais, podemos admitir, em tese, que o ideal para a defesa aérea do país seria dispor-se, minimamente, de 6 grupos de caça. Isto sendo uma premissa verdadeira, e factível, então a demanda da FAB seria em torno de 216 Gripen E/F.

Claro, este número nem de longe diz respeito a organização e a quantidade atual de undes de caças de que dispomos. Mas levando-se em consideração que aquele mesmo número não pode ser considerado algo inatingível, ou impossível, dadas as nossa capacidade econômica e financeira de forma geral, então, creio que o que o que o Luis quis colocar não é de todo inverosímel.

A eterna desculpa de não haver verba e que defesa não é importante, etc... sempre serviu para justificar a nossa displicência e irresponsabilidade com o setor. E porque não dizer, via de regra geral, um tipo de pensamento nas ffaa's que sempre privilegiou mais as missões secundárias do que as principais, visto que não raras vezes, tal envolvimento é a única forma de os militares receberem material novo ou algum tipo de apoio financeiro/investimento ao londo das últimas 5/6 décadas. MMI e ACISO até hoje é questão indiscutível no meio militar. Algo que se mistura à cultura militar deste país e praticamente inconteste.

Por isso até hoje ninguém discute o porquê - no governo, na FAB ou fora deles - de o setor de transporte ser o que mais voa na FAB e o que mais tem verba e investimento. Tudo muito natural, normal. Apenas para citar um dos setores da aviação brasileira sobre a qual a FAB se desdobra há anos para tentar desenvolver e/ou manter. Me desculpe se pareço arrogante, mas, quando foi que um dia nesses últimos 75 anos a caça recebeu mais atenção do que outros setores? Honestamente, eu não me lembro. A caça sempre esteve/está a reboque de outros projetos na FAB. É só ver quanto tempo levamos para decidir a escolha de um caça para o GDA, e o tempo que vamos levar para substituir os C-130. Questão de falta de verba para fazer tudo, ou de prioridades?

Acho que a última questão responde melhor o fato de até hoje a FAB operar caças dos anos 70's, e irá levar quase 30 para dispor de um simples grupo de caça renovado. Mas quem é que se importa mesmo com isso no Brasil? :roll:

Gente séria é que não é.

abs.
A minha observação pode ser de 'amador' para você. Claro, você, Juarez, se acha o cara. Parabéns.

Não, não me acho, tanto é qu eeu venho aqui pacientemente tentar te ajudar a compreender e raciocinar para poder entender melhor e não continuar alienado no mundo do faz de conta.


Me diga você qual é a missão?

Quem tem que definir isto CLARAMENTE é o GF e o povo Brasileiro e não eu.


E me diga quantos caças são necessários para o Brasil?

Quando a missão for CLARAMENTE definida eu posso arriscar um palpite.

Estou aguardando...

Aguarde, assim que responderem a questão acima e dou o meu palpite.

A PRIMEIRA missão de qualquer força armada é EVITAR conflitos

Negativo LH, quem deve evitar os conflitos são políticos, a missão dos militares é conduzi-los de forma a dissuadir o inimigo de ir adiante e termina-los.

. A missão número 1 é o poder dissuasório.

Se falarmos especificamente de uma força aérea, eu acho que a missão número 1 é proteger e resguardar o espaço aéreo. do país.

Um país com + de 200 milhões de habitantes, com 8,5 milhões de km2 e áreas riquíssimas para proteger, possuir 50 caças de defesa aérea é PIADA.

Porque é piada??? Eu não estou dizendo que não é. Apenas quero porque tu achas que é.

Como o Carvalho disse, apenas para preencher 6 bases dariam 219 caças.

Essa relação número de OMs versus caças não tem amparo doutrinário algum.


Porque a Índia tem requisitos para + de 40 esquadrões? Porque a China tem mais que isso.

Muito simples, porque eles, India está inserida em um TO aonde existem enormes disputas entre vários players, tem dois inimigos seculares mortais, uma a oeste e outro a nordeste, e ambos são aliados carnais, o que implicaria no que qualquer planejador militar trema até raiz dos cabelos que é ter que lutar em duas frente diametralmente opostas e para complicar os dois te armas nucleares.

Porque a China tem quase 2.000 caças? Porque os EUA têm mais que isso.
Porque ela China, assim como Índia está localizada em um To quente com vários player disputando a liderança. Tem um inimigo juramentado e nuclear a oeste que é a Índia, tem rusgas maç resolvidas com Vietnam(com chegou a entrar em guerra), Filipinas, Japão e até com a Rússia, e tem ainda a questão de Taiwan que é um caso a parte.

Porque a Rússia tem mais de 1.000 caças?

Eu não sei se a Rússia tem mil caças operacionais, tenho dúvidas sobre isto, mas as razões são bem conhecidas. Tem uma polaridade de interesses com os EU, com a OTAN, está cercada por todos os lados de gente que não gosta deles e que eles gostam menos ainda, tem enormes problemas com ex republicas, sendo que boa parte eles de tem armas nucleares a disposição.

Porque os EUA têm mais que isso.

Pelas razões que tum bem sabes.

As necessidades são muito mais em função do que os outros possuem e para você possuir um poder dissuasório, você precisa ter mais que os outros, igual os outros ou PRÓXIMO do que os outros têm.

Sim, concordo.

Quando o resto dos países GRANDES possuem CENTENAS de caças, você também precisa possuir CENTENAS de caças.
]Porque é que nos temos que ter se não estamos inseridos em nenhum destes TOs.
LH! Qual é a missão, qual é o(s) nosso(s) prováveis inimigos????


Só você que acha que o Brasil deve se comparar com os vizinhos, com o Uruguai que possui 3 milhões de habitantes.
Bem ,mais uma vez tu precisar procurar ajuda psicológica urgente, pois em momento algum da conversa eu me referi especificamente ao Uruguai, ou seja, colocaste palavras em minha boca que não disse.

Tchê, eu vou pela enésima vez tentar te ajudar a entender.

Nós estamos inseridos em um contesto geo estratégico aonde mão existem nem de perto ameaças como os exemplos de países que tu citastes acima. Dito isto, dentro deste contesto o nosso poder dissuasório deve ser proporcional ao TO que estamos inseridos que a América latina e o Atlântico Sul .
Observando em volta, não vejo ninguém lá muito melhor do que nós,a exceção talvez do Chile, que historicamente é um aliado nosso e nem fronteira faz conosco.
Agora, veja bem , não acho que estamos com o mínimo necessário, principalmente em termos de proteção aérea e poder naval, podemos e devemos melhorar estas duas forças especificamente, mas muito longe dos teus delírios megalômanos.
E por favor não me venha com aquelas histerias de invasão yankee e não seis mais o que, porque isto faz parte do mundo encantado e nós aqui dvemos nos focar na REALIDADE.

G abraço




Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80247 Mensagem por MasterCaiafa » Seg Abr 24, 2017 11:36 pm

Cês gostam de conversar NADA sobre NADA mesmo.... to lendo aqui, e só falar sobre uma coisa: quem esteve no Comando da Aeronáutica e ouviu da boca do Brigadeiro Rossato por que a FAB sempre investiu em aviação de transporte e por que ela voa mais que as outras. Poderia teclar um monte, mas vou resumir em uma sentença: integração nacional. EssePaís que vira e mexe tem suas dimensões citadas como motivo das mais descabelantes propostas de "quero ser big mas nem sei para que", demanda uma aviação de transporte que integre, alcançando os mais afastados rincões. Mas, como aqui está cheio de estrategista chefe do estado maior do delírio tupiniquim, vão aparecer VÀRIOS comentários dizendo que falta planejamento, falta seriedade, falta isso, falta aquilo. Já pararam para olhar para os seus próprios rabos e verem o que falta nele? Eu faço isso TODOS os dias, e sempre descubro que eu não sei NADA. Mas tem um grupinho aqui que sabe de TUDO..... inclusive jogar Super Trunfo batendo a carta curinga na mesa.......... fala sério.......




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80248 Mensagem por joao fernando » Ter Abr 25, 2017 10:11 am

MasterCaiafa escreveu:Cês gostam de conversar NADA sobre NADA mesmo.... to lendo aqui, e só falar sobre uma coisa: quem esteve no Comando da Aeronáutica e ouviu da boca do Brigadeiro Rossato por que a FAB sempre investiu em aviação de transporte e por que ela voa mais que as outras. Poderia teclar um monte, mas vou resumir em uma sentença: integração nacional. EssePaís que vira e mexe tem suas dimensões citadas como motivo das mais descabelantes propostas de "quero ser big mas nem sei para que", demanda uma aviação de transporte que integre, alcançando os mais afastados rincões. Mas, como aqui está cheio de estrategista chefe do estado maior do delírio tupiniquim, vão aparecer VÀRIOS comentários dizendo que falta planejamento, falta seriedade, falta isso, falta aquilo. Já pararam para olhar para os seus próprios rabos e verem o que falta nele? Eu faço isso TODOS os dias, e sempre descubro que eu não sei NADA. Mas tem um grupinho aqui que sabe de TUDO..... inclusive jogar Super Trunfo batendo a carta curinga na mesa.......... fala sério.......
Rsss são pombos estrategistas. Mas sempre tem um gaiato que cai nesse lero lero




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80249 Mensagem por juarez castro » Ter Abr 25, 2017 7:30 pm

MasterCaiafa escreveu:Cês gostam de conversar NADA sobre NADA mesmo.... to lendo aqui, e só falar sobre uma coisa: quem esteve no Comando da Aeronáutica e ouviu da boca do Brigadeiro Rossato por que a FAB sempre investiu em aviação de transporte e por que ela voa mais que as outras. Poderia teclar um monte, mas vou resumir em uma sentença: integração nacional. EssePaís que vira e mexe tem suas dimensões citadas como motivo das mais descabelantes propostas de "quero ser big mas nem sei para que", demanda uma aviação de transporte que integre, alcançando os mais afastados rincões. Mas, como aqui está cheio de estrategista chefe do estado maior do delírio tupiniquim, vão aparecer VÀRIOS comentários dizendo que falta planejamento, falta seriedade, falta isso, falta aquilo. Já pararam para olhar para os seus próprios rabos e verem o que falta nele? Eu faço isso TODOS os dias, e sempre descubro que eu não sei NADA. Mas tem um grupinho aqui que sabe de TUDO..... inclusive jogar Super Trunfo batendo a carta curinga na mesa.......... fala sério.......
E o pior, eles não aprendem com os tombos, com as megalomanias, com "us pujeto que para nada servem"...
Quem sabe um dia, quem sabe um dia....

G abraço




Avatar do usuário
J.Ricardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 7513
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 988 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80250 Mensagem por J.Ricardo » Qua Abr 26, 2017 6:00 pm

Se a régua de comparação for a América do Sul, cancelemos o Gripen NG e compremos o TAI FA-50, pra AS dá e sobra...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder