NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29146 Mensagem por hotm » Ter Nov 29, 2016 7:20 pm

Bem pensado, mas a componente tecnologica é cara mesmo com a desvalorização da moeda.
Mas os russos tem autonomia total na construçao dos caças?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29147 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 29, 2016 7:22 pm

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu:Dou um exemplo de uma aeronave que eu gostaria muito de ver no Brasil.

O Su-34 Fullback.

Em 2012 a Rússia assinou contrato para 92 Su-34 por 100 bi de rublos, ou U$ 3 bi.

Imaginem. Com os U$ 5,4 bi do FX-2 daria para adquirir 165 Su-34 Fullback e ainda sobraria troco.

Claro que existem matérias que dizem que para EXPORTAÇÃO o Su-34 custaria mais, pelo menos, U$ 50 mi.

Mesmo assim, seriam 108 Su-34.
Tá ... mas aí garante a superioridade aérea e negação de nosso espaço aéreo com o que ? ... F-5 ad-eternum ?
Luis... esse custo nao faz o menor sentido.

Nunca esse aviao custaria isso para exportacao. A conta 'e bem mais complicada do que ficar dividindo um valor pelo numero de avioes.

Alem de toda a logistica (+ custos) o modelo de venda russa para produtos internamente nao funciona da mesma maneira que a de outros paises, pois eles as suas empresas recebem toda a sorte de subsidios que sao direcionados a esses projetos e que nunca aparecem nos custos das aeronaves para a F Aerea russa.

Se tais custos fossem somados as compras os precos seriam bem diferentes.

Esse 'e um quebra-cabeca que nao da para resolver na base do Super-trunfo.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29148 Mensagem por mmatuso » Ter Nov 29, 2016 8:53 pm

Concordo com o o Kirk o que faríamos com um monte de full back.

Temos doutrina para usar ele? Onde se encaixaria no nosso cenário de F.A. mundiça?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29149 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 29, 2016 9:38 pm

mmatuso escreveu:Concordo com o o Kirk o que faríamos com um monte de full back.

Temos doutrina para usar ele? Onde se encaixaria no nosso cenário de F.A. mundiça?
x2

Tanto o preco nao faz sentido quanto essa quantidade de aeronaves.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29150 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 29, 2016 11:39 pm

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu:Dou um exemplo de uma aeronave que eu gostaria muito de ver no Brasil.

O Su-34 Fullback.

Em 2012 a Rússia assinou contrato para 92 Su-34 por 100 bi de rublos, ou U$ 3 bi.

Imaginem. Com os U$ 5,4 bi do FX-2 daria para adquirir 165 Su-34 Fullback e ainda sobraria troco.

Claro que existem matérias que dizem que para EXPORTAÇÃO o Su-34 custaria mais, pelo menos, U$ 50 mi.

Mesmo assim, seriam 108 Su-34.
Tá ... mas aí garante a superioridade aérea e negação de nosso espaço aéreo com o que ? ... F-5 ad-eternum ?
Kirk, o su-34 eh otimizado para deep strike.
Mas eh um caça multirole da geração 4++.
No seu desenvolvimento um dos requisitos era a capacidade de enfrentar com sucesso caças de 4. geração como f-16, f-18, f-15 e até mesmo o eurofighter.

Para isso possui velocidade máxima de 2.000 km/h, eh altamente manobravel, possui um enorme radar de varredura eletrônica passiva com modo ar-ar, possui IRST, canhão de 30mm e pode ser armado com 8 RVV-SD ( equivalente ao meteor) + 4 R-73.
Também pode ser armado com o R-27.
Uma combinação possível seria 2 R-73 + 4 R-27 + 6 RVV-SD.
Também opera em rede. Pode receber informações de aeronaves AEW e estações no solo.
E possui uma RCS frontal baixíssima. Arrisco a dizer que no mesmo nível de caças de 5a geração.
Me refiro especificamente à RCS frontal em detecção look down. Ou seja, voando baixo e o radar tentando detectar de cima para baixo.

Acredito que com esta escolha poderíamos aposentar todos os amx e F-5 sem problema algum.

Obs.: Tem vídeo disponível na Internet desse MONSTRO superando um Su-27 em dogfight...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29151 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 29, 2016 11:43 pm

hotm escreveu:Bem pensado, mas a componente tecnologica é cara mesmo com a desvalorização da moeda.
Mas os russos tem autonomia total na construçao dos caças?
A indústria russa de material militar já era bastante independente.
Mas agora, depois dos conflitos com a Ucrânia e às sanções impostas pelos EUA e parceiros, ela está ficando ainda mais independente.
Estão substituindo tudo que era ucraniano por equipamentos russos...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29152 Mensagem por Luís Henrique » Ter Nov 29, 2016 11:55 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Tá ... mas aí garante a superioridade aérea e negação de nosso espaço aéreo com o que ? ... F-5 ad-eternum ?
Luis... esse custo nao faz o menor sentido.

Nunca esse aviao custaria isso para exportacao. A conta 'e bem mais complicada do que ficar dividindo um valor pelo numero de avioes.

Alem de toda a logistica (+ custos) o modelo de venda russa para produtos internamente nao funciona da mesma maneira que a de outros paises, pois eles as suas empresas recebem toda a sorte de subsidios que sao direcionados a esses projetos e que nunca aparecem nos custos das aeronaves para a F Aerea russa.

Se tais custos fossem somados as compras os precos seriam bem diferentes.

Esse 'e um quebra-cabeca que nao da para resolver na base do Super-trunfo.

[]s
CB
Concordo que as coisas não são tão simples.
Mas discordo em partes.

Realmente sem o contrato escrito nunca saberemos o número exato.
Mas da sim para ESTIMAR.
E eh sim muito fácil perceber que os valores praticados pelos russos são bem inferiores aos praticados por americanos e europeus.

Sabemos que o Su-35 eh mais caro que o Su-34.
A mídia fala em cerca de U$ 2 bi para 24 Su-35 para a China.
Altas autoridades russas já declararam que o Su-35 custa U$ 85 mi.

Logo, o Su-34 para exportação deveria custar mais de U$ 36 e menos de U$ 85 mi.

Vamos chutar U$ 65 mi.
Seria um valor 60% maior do que os indianos pagaram em seus Su-30 mki, 60% mais do que pagaram nos MiG-29k e 72% mais caro do que os Su-30 do vietna.

E ainda assim, seria uma pechincha se comparado à caças ocidentais...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29153 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 30, 2016 12:09 am

Carlos Lima escreveu:
mmatuso escreveu:Concordo com o o Kirk o que faríamos com um monte de full back.

Temos doutrina para usar ele? Onde se encaixaria no nosso cenário de F.A. mundiça?
x2

Tanto o preco nao faz sentido quanto essa quantidade de aeronaves.

[]s
CB
Não vejo aeronave melhor para o Brasil.
Claro que mais adiante um mix com uma aeronave otimizada para superioridade aérea e de 5a geração seria muito melhor.

Mas analisem a missão da FAB

Em primeiro lugar DISSUASÃO.

Uma aeronave como o Su-34 com suas capacidades de ataque em profundidade aliada às suas capacidades defensivas + a QUANTIDADE que seria mais de100 unidades, tornaria o Brasil imune a aventuras de qualquer vizinho.

Mas isso eh o de menos. Como somos o único país gigante na América do Sul, nem precisamos disso...o melhor de tudo eh que a maior ameaça para o Brasil, as únicas ameaças que poderiam representar um perigo muito maior que nossos vizinhos, são POTÊNCIAS ou um grupo de potências.

E estas viriam de longe. Logo, o cenário mais provável seria uma guerra aeronaval.

Quer aeronave melhor que o Su-34 para EVITAR um conflito desse tipo???
Seria um poder dissuasorio enorme possuir tais aeronaves.
Suas características de rcs, voo baixo, longo alcance, enorme carga de armas e misseis antinavios no estado da arte, a tornam um PESADELO para qualquer esquadra...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29154 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 30, 2016 8:40 am

Quero deixar claro que quando digo que o Su-34 eh minha aeronave favorita para equipar a FAB, afirmo isso baseado apenas nas capacidades da aeronave e em seu baixo custo comparado com outras opções.

Mas, antes disso, acredito que o melhor para a FAB em primeiro lugar eh uma aeronave que traga empregos, tecnologias e independência. Que garanta um crescimento de nossa indústria bélica.
E ai o Gripen NG pode ter sido uma melhor opção sim.
Não sei exatamente o que os russos estariam dispostos a oferecer em termos de tot para avaliar de seria melhor. ou pior.

Quero deixar claro que não sou viúva de caça algum e que estou muito feliz com a escolha do gripen ng.

Mas nem por isso deixo de gostar de outras opções. E fazer análises de custo/benefício...
O rival da Rússia no custo benefício já existe. Se chama China e em poucos anos vai abocanhar uma grande parte do mercado global de armas.
Anotem isso.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29155 Mensagem por Penguin » Dom Dez 04, 2016 9:57 am

World Air Forces Directory for free here:

https://www.flightglobal.com/news/artic ... se-431954/

Link para download dentro do artigo.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29156 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 03, 2017 6:07 pm

Super Promoção! Todos os nossos problemas se acabaram-se! :mrgreen:

Israel coloca à venda 40 caças F-16
2 de janeiro de 2017

http://www.aereo.jor.br/2017/01/02/isra ... acas-f-16/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29157 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 03, 2017 6:20 pm

Japão começando a colocar as asinhas de fora da terra do sol nascente.

JAPÃO ESTA TENTANDO VENDER AVIÕES KAWASAKI P-1 E C-2 A NOVA ZELÂNDIA
http://www.cavok.com.br/blog/japao-esta ... -zelandia/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29158 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 03, 2017 7:03 pm

FCarvalho escreveu:Super Promoção! Todos os nossos problemas se acabaram-se! :mrgreen:

Israel coloca à venda 40 caças F-16
2 de janeiro de 2017

http://www.aereo.jor.br/2017/01/02/isra ... acas-f-16/

abs.
Graças a deus não são F-5. Imagina? F-5 israelenses? A FAB venderia até uma base aérea pra realizar o negócio.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29159 Mensagem por mmatuso » Ter Jan 03, 2017 9:09 pm

Seria interessante trocar os F5 por esses F16, se estiverem em bom estado e fazer uma dupla com o Gripen NG.

Teríamos a doutrina low - lower.

Ainda mais sendo de israel parte da FAB iria a loucura.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#29160 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 03, 2017 11:08 pm

Esses F-16A/B ainda dão um caldo, apesar de já muito rodados. E quem quiser ainda pode levar uma recauchutada de brinde.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder