USAF T-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#16 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 27, 2016 5:25 pm

Há alguns anos, a Boeing publicou essa imagem do T-X. Parace que a cauda mudou um pouco...

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceram: 12 vezes

Re: USAF T-X

#17 Mensagem por malmeida » Sáb Ago 27, 2016 6:41 pm

Penguin escreveu:Há alguns anos, a Boeing publicou essa imagem do T-X. Parace que a cauda mudou um pouco...
(...)
Esse tipo de cauda aí da figura deve criar mais problema que resolve. O approach mais conservador e econômico deve ser a aposta mais correta mesmo.
MAlmeida




MAlmeida
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#18 Mensagem por Penguin » Dom Ago 28, 2016 10:05 am

Possível influência...

Conceito Saab Eurotreiner:

Imagem

Imagem

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: USAF T-X

#19 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 29, 2016 11:49 am

MAKO
Imagem

Imagem

Uma lástima a Embraer não ter encarnado este projeto. Não fosse a indecisão na FAB, talvez este projeto hoje poderia ter a marca nacional, e ainda servir de ponto de partida para um futurístico 5a G tupiniquim. Uma pena por mais esta boa oportunidade perdida.

Mas quem sabe a Embraer não dá uma de doida e... :twisted: [038] [091]

ps: hoje eu estimo entre 36 e 48 as necessidades da FAB para um lift trainer. Não é muito para se pagar um projeto de desenvolvimento, mas a Embraer costuma tirar leite de pedra por aí.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: USAF T-X

#20 Mensagem por henriquejr » Seg Ago 29, 2016 1:17 pm

Se a Embraer tivesse adotado este projeto do Mako, hoje teria condições de entrar com força, nessa concorrência T-X, em parceria com alguma gigante americana.




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: USAF T-X

#21 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 29, 2016 4:05 pm

Provavelmente a Boeing seria a mais séria candidata. Algo muito interessante para ambas as empresas, que mal ou bem, tem revelado um portfólio de produtos que a USAF anda a procura a fim de estabelecer uma certa modernidade em, ao menos, três setores operacionais que andam muito precisados para os anos vindouros deste sec. XXI.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: USAF T-X

#22 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 29, 2016 4:34 pm

O Mako nunca teve a chance de ser algo real... Muitos donos, e poucos com vontade de realmente abrir mao de suas partes para a entrada de uma Embraer da vida.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: USAF T-X

#23 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 29, 2016 6:24 pm

Carlos Lima escreveu:O Mako nunca teve a chance de ser algo real... Muitos donos, e poucos com vontade de realmente abrir mao de suas partes para a entrada de uma Embraer da vida.
[]s
CB_Lima

Subcontractors would have included Diehl Aerospace, Aermacchi (now Leonardo-Finmeccanica), Saab, EAB[1] and Dassault Aviation. Potential customers would have likely been Germany, France, Italy, Spain, Finland, Greece, Sweden, and the United Arab Emirates.

https://en.wikipedia.org/wiki/EADS_Mako/HEAT

A EADS era a gerente do projeto. Os EAU queriam um caça e treinador LIFT, mas desistiram Os italianos partiram para O M346, e os franceses até agora não sabem o que fazer com seus Alpha Jets. Os alemães ainda sequer elaboraram requisitos para substituir os seus. Os suecos agora estão de namoro com a Boeing. Os outros países não tem o que dizer ou fazer.

Na verdade o projeto atualmente é considerado como estando cancelado. Cancelado, não morto. Os dados de desenvolvimento estão aí para que quiser ver... digo, pagar.

Aliás, o projeto em si, como pode ser visto, foi algo que para a época já era muito promissor em termos de desing e desempenho. Para nós seria uma mão na roda. Particularmente penso que hoje se alguém se arvorasse a comprar o projeto, haveria pouca ou nenhuma resistência, principalmente se levarmos em conta a quantidade de treinadores na Europa, e no mundo, disponíveis hoje.

O Mako foi uma tentativa de fazer muitas coisas em uma só. Talvez se nós conseguíssemos fazer com que ele fizesse uma única, mas muito bem, poderia ser uma alternativa viável no futuro. Para a FAB e para quem mais quisesse pagar por ele. Clientes é que não vão faltar. Concorrência também não.

ps: que nome de pássaro este avião receberia se ele fosse adotado pela Embraer? Qual melhor ficaria. Temos um treinador turbo-hélice de nome Tucano e Super-Tucano. Que pássaro da nossa fauna rimaria com um jato treinador brasileiro? :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: USAF T-X

#24 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 29, 2016 7:51 pm

Muitos caciques... nenhum disposto a investir e largar a sua quota na mao da Embraer.

Morto = cancelado. ;)

A nao ser que o Brasil apareca magicamente com muitos $$Bi para 'comprar' a parte do projeto de alguem.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1286
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: USAF T-X

#25 Mensagem por Cassio » Ter Ago 30, 2016 8:36 am

Dizem por aí que ela tentou "motivar" s FAB, mas a falta de interesse e recursos invalidou qualquer iniciativa de lançar um projeto próprio (ou em parceria).




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: USAF T-X

#26 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 30, 2016 5:04 pm

Lembrar também que a Embraer por anos ofereceu o AMX-T, versão de treinamento avançado do A-1. Chegou a vender pra Venezuela, mas o resto vocês já sabem...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: USAF T-X

#27 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 30, 2016 6:19 pm

Bolovo escreveu:Lembrar também que a Embraer por anos ofereceu o AMX-T, versão de treinamento avançado do A-1. Chegou a vender pra Venezuela, mas o resto vocês já sabem...
Pois 'e... se com o AMX-T foi isso... imagina a fogueira das vaidades no caso do MAKO?

Para o MAKO so existia duas possibilidades:

"Eurotrainer" ou um Pais do Oriente Medio fazer chover $$ em cima dele deixando todos os envolvidos felizes.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: USAF T-X

#28 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 30, 2016 6:50 pm

Porque alguém brigaria por causa dos espólios de um projeto praticamente morto = cancelado?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: USAF T-X

#29 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 30, 2016 8:43 pm

FCarvalho escreveu:Porque alguém brigaria por causa dos espólios de um projeto praticamente morto = cancelado?

abs.
Porque todos ainda sao donos dele e existiu $$$$ envolvido.

Ninguem vai deixar escapar um potencial sucesso a toa. Entao 'e preferivel matar o projeto. Ninguem ganha, ninguem perde.

Mas como eu disse, com a morte do Eurotrainer a coisa complicou para o MAKO.

Se amanha esse T-X da USAF fosse adiado por qualquer motivo, um montao desses projetos teriam o mesmo destino do MAKO.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#30 Mensagem por Penguin » Ter Ago 30, 2016 8:53 pm

Os EAU seriam o cliente lançador do Mako, mas acabou selecionando Alenia Aermacchi M-346 Master, o que inviabilizou o programa, na falta de outros clientes.

Os sulafricanos também consideram a versão AT2000 do Mako, mas ela foi preterido para o Gripen.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Ago 30, 2016 8:58 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder