TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Seg Mai 23, 2005 3:32 pm
Localização: São Paulo - Brasil
Agradeceram: 26 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78541 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Sáb Mai 21, 2016 3:54 pm

Humnn.... Ainda assim prefereria ter uns 3 reloginhos e uma bússola normal..... Vai que....

Sds Coloradas
major Fraguas




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78542 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 21, 2016 4:04 pm

MAJOR FRAGUAS escreveu:Humnn.... Ainda assim prefereria ter uns 3 reloginhos e uma bússola normal..... Vai que....

Sds Coloradas
major Fraguas
Além das redundâncias no próprio WAD, há as telas menores de 4" x 4", há ainda o HUD e o HMD. Todos podem apresentar ao piloto informações críticas de voo.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78543 Mensagem por kirk » Seg Mai 23, 2016 12:20 pm

Nunca perdeu um duelo contra um lutador americano
https://twitter.com/gripennews

Imagem




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78544 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 23, 2016 12:45 pm

Se caso um dos protótipos vier mesmo para cá - e deve vir sim, porque não, afinal estamos pagando parte do investimento neles - podemos apostar que seja a 3a ou 4a unde da versão mono que tiver a capacidade Revo já instalada e testada. A questão é quem vai fazer o Revo com o avião que vier? Nós ou os suecos? Me parece na verdade uma boa chance de a Embraer fazer o marketing do KC-390 neste aspecto.

As formas de pagamento do segundo e terceiro lotes que a FAB deseja - que podem ser igualmente de 36 aviões cada - para totalizar as 108 que se fala há tempos, terão de vir necessariamente com financiamento externo e, no mínimo, nas mesmas ou melhores condições do contrato original. É realmente a única forma de garantir que futuros governos ideologizados, vendidos ou simplesmente imbecis, ponham tudo a perder.... de novo. Atrevo-me aqui a especular que um eventual 3o lote possa ser de caças de 5a G. A ver.

No que se refere a questão do Gripen Naval, qualquer decisão sobre o mesmo só se dará depois de 2025, quando os Gripen F da FAB estarão voando e, espera-se, operacionais. Então veremos se apenas 48 undes desta versão serão suficientes para pagar o investimento. Se a MB continuar a insistir nessa conversa de Nae convencional de 50/60 mil tons, acho muito difícil a idéia de um caça naval prosperar. Mas se o pessoal no almirantado se convencer que não dá para a MB ser essa marinha de águas azuis que ela tanto sonha, mesmo que capenga, ou meia boca, mas se orientar por um projeto menor, mas mais adequado a nossa realidade financeira/orçamentária e operacional, e mesmo a posição medíocre e quase nula do país no cenário internacional, talvez um projeto com rampa Sky jump como o INS Vicrant de 40 mil tons possa ser a solução não ideal, mas a realista para nós. Inclusive no sentido de chegarmos mesmo a dispor efetivamente de dois Nae's e não apenas um, como historicamente vem sendo desde o começo.

A ver tudo isso.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54680
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2291 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78545 Mensagem por P44 » Seg Mai 23, 2016 6:31 pm

Saab rolls out new Gripen E fighter

Gareth Jennings, Linköping - IHS Jane's Defence Weekly
19 May 2016

Imagem
The Saab Gripen E at its rollout in Linköping on 18 May. This milestone was achieved just three years after the development contract was signed in early 2013. Source: IHS/Gareth Jennings

Saab rolled out its new Gripen E fighter aircraft during a ceremony at the company's Linköping production plant in Sweden on 18 May.

The ceremony saw aircraft 39-08, the first of three prototypes, presented to governmental, military, and industrial guests that included Sweden's minister of defence, Peter Hultqvist; the Swedish Air Force (SwAF) chief of staff, Mats Helgesson; and the commander of the Brazilian Air Force, Nivaldo Luiz Rossato.

That this milestone took place only three years after the Gripen E development contract was signed in February 2013 was something that Saab president and chief executive officer (CEO) Håkan Buskhe noted when he spoke to reporters on the eve of the event about its significance to the company in general and to the Gripen programme in particular.

"The rollout of a new aircraft is a dream for any CEO, and to be able to display something three years after getting the contract shows that we at Saab have the capabilities and that we can adjust to something new," he said.

The Gripen E's enhancements over the current Gripen C/D can be categorised primarily in terms of survivability, sensors, general systems, payload, communications, performance, range, avionics, and human-machine interface (HMI)/sensor fusion. "The Gripen E is basically a larger platform with more payload, more power/cooling for better sensors, and supercruise, etc. There are lots of new capabilities that can't be built into the Gripen C/D," Buskhe explained.

Underpinning the Gripen E programme from the outset was the need for the aircraft to be affordable yet highly capable. As Buskhe said, "If we had the same development and running costs for the Gripen E as some of our competitors, then the Swedish national debt would be much higher and we wouldn't be having this rollout now. At the same time, it needs to be capable - there are no compromises that you can build in.

http://www.janes.com/article/60438/saab ... -e-fighter




Triste sina ter nascido português 👎
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78546 Mensagem por kirk » Sex Mai 27, 2016 6:25 pm

My interview with Saab on the new Gripen

https://4.bp.blogspot.com/-jJ6mCbAU350/VzyJag3RPTI/AAAAAAAAAQY/Nf1ot2sBWt8AnPKZbBTvCax0ahDMqCIGgCKgB/s1600/Saab%252Bproudly%252Bpresenting%252BGripen%252BE.jpg

It's May 18 and Saab is well into writing a new chapter as fighter manufacturer with the roll-out of the first new aircraft in the Gripen next generation programme.

The new test aircraft 39-8 revealed today will soon be followed by two more aircraft. First by "39-9" for development and verification of the tactical systems and then "39-10" for final verification of the airframe and systems. One earlier proof-of-concept airframe (39-7) has flown since 2008. Saab also employs a static test rig (39-083).

Saab has adopted the term "evolution" to describe generational leaps taken by the Gripen system.

In short the new E-version can take on more loads, fly longer, and act smarter. In terms of load and range Gripen E now comes closer to more heavier competitors but still retains a relatively low price. For example a capacity to carry up to seven Beyond Visual Range missiles while Gripen C supports four of them.

Though visually quite similar to current Gripen aircraft the E-version is designed for operations in a 2025- environment. As summed up by the Swedish Air Chief "the stated purpose of Gripen E is for us to have a functioning and strong air defence after 2025 - and until at least 2045".

The following is my interview with Saab. Answers were a team effort of the Gripen organisation. Note: I'm not a journalist and my English is not the best. I'm just a guy who enjoy airplanes.

Intro: Congratulations on the Gripen evolution event. Six years ago one of your competitors briefed journalists on how they predicted the fighter market 2020+. They assumed Gripen would be gone.

Since then Saab has secured contracts for 96 newly developed Gripen aircraft from two countries taking Saabs production backlog to one of the highest among western fighters and a span only second to that of the F-35. With some of the competition fading away and other western alternatives being both heavier and more costly, opportunities for Gripen seem better than ever.

Q: Is Saab observing a whole new perception of Gripen with this change in market position?

A: The Gripen E order from Sweden, together with Brazil’s order of Gripen NG, solidifies and expands Saabs opportunities on the world market. In fact, these recent events has fundamentally changed the dynamics of the global fighter market in favour of Gripen. This means that Saab are no longer a margin player and we see an increasing interest in all regions from the Americas to Asia.

Here its crucial to add that Gripen C/D and Gripen E will live in parallel for many years to come. Gripen C/D is the backbone of several air forces today and will continue to be so coming years with new upgrades. Therefor we foresee several new C/D customers as well. Our target is to sell more than 400-450 Gripen’s over the coming 20 years, and with the new system, the only one of its kind, we firmly believe we will reach that. One of our strategic goals is to present Gripen as the preferred “smart” choice when replacing aging fighter fleets.

Q: Saab is talking about Gripen as being the "smart fighter" - which we can hear more about in one of your videos. How is this 'smart' concept being received in a market so dominated by U.S rhetoric centered around '5th gen' and 'stealth'?

A: Gripen is a highly versatile multirole platform and one of its missions is interdiction in a highly contested airspace. However, Gripen is more focused on using a smart approach in packs, advanced EW systems and the deployment of standoff weapons instead of being reliant on stealth, as some as its competitors, when it comes to taking out advanced enemy air defences.

It is also smart in being able to add on new technologies when arising quickly and very cost efficient, keeping the system continuously up to date meeting arising threat and capability demand.

Q: What kind of technology and tactics will actually enable Gripen fighters to handle new threats such as the latest Russian fighters with large nose radars and reduced radar signatures?

A: What kind of tactics that can be used against a potential threat Saab will never discuss of obvious reasons, it’s our customers most precious secret. What Saab does, however, is to offer and deliver products and solutions that meet the needs and demands from these customers. When it comes to Gripen its an aircraft built to fly, fight and survive in the most hostile threat environments. It’s a genuine multi-role swing-role fighter equipped with sophisticated datalinks, radar and other sensors, plus an electronic warfare suite that are the best in the world.

Q: Recently Finland issued a RFI (Request For Information) and with that Saab released a new promotional video. Although still early in that process could you talk a little bit about how Saab will approach and support this tender?

A: We believe we have a very attractive offer meeting the needs of a Nordic air force like the Finnish. Gripen is easily deployed with a small logistic footprint, optimized for short turn-around time and dispersed air bases concept. It is a mature and proven product, in operational service with several air forces. It is designed for continuous upgrades in order to keep the system up to date and equipped with latest technology throughout the life-cycle.

With that, Saab see a very interesting opportunity for Gripen when Finland will replace its F/A-18 Hornets. We look forward to the upcoming process and will do our utmost to show how Gripen can meet Finland's operational needs. We feel confident that we have a strong offer that we will present for the RFI (Request for Information) that was received recently.

Q: In theory, money saved on a less expensive fighter could increase overall military capability by investing savings into other units such as on new radars better able to detect stealthy objects. But we have also seen examples of governments for strategic, technical or offset reasons to simply reduce fighter numbers in order to fit more costly machines within a budget. With more militaries feeling the squeeze of tighter budgets will governments give more attention to the whole picture or how is Saab otherwise trying to utilize this "economy role" of Gripen?

A: At a time when the acquisition and operating costs for competing aircraft are rising relentlessly, Gripen makes modern air forces viable - because tails matter, an air force is worthless if it cannot generate and sustain sufficient assets to be effective. Gripen’s cost-effectiveness allows an air force to acquire and operate a significant number of aircraft; meaning that the air force stays relevant and effective, and the nation has a defence that is credible.

With Gripen, costs are clear at the outset, and predictable throughout the lifecycle. Gripen typically comes as a full package of aircraft, equipment, training and support. This smooths the entry-into-service process but also avoids the surprise costs that frequently trip up other aircraft acquisitions. Gripen is unique in offering a range of flexible procurement options – and it adapts to work with your existing military technology and communications systems, saving yet more money to spend on other priorities. Gripen is versatile, reliable and cost-effective: protecting citizens, the defence budget and the wider finances of the entire nation.

Q: Now that a two-seater Gripen NG is under development with Brazil has more countries expressed interest in this type? Do you see the two-seater as also offering new tactical benefits other than just being a training vehicle?

A: A two seater version of Gripen NG is in development for delivery to the Brazilian customer and in the future also for other customers. The development is performed together with the Brazilian partner industries, Embraer, AEL, Akaer and Atech and is progressing according to plan.

The future air operations have requirements of enhanced capabilities to meet the future threats, one area is electronic warfare. In addition, the two-seater has the following mission capabilities: The aircraft’s enhanced avionics, wide area display, sensor systems and communication suite data-link together enable a wide range of tactical roles to be performed from the rear-seat. These may include weapons system officer, dedicated electronic warfare operator and mission commander. Upon customer request this could be further developed.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78547 Mensagem por kirk » Sex Mai 27, 2016 10:22 pm

Meteor introduction transforms Swedish air defence

19 MAY, 2016 BY: CRAIG HOYLE STOCKHOLM
Sweden’s air force has begun fielding the new MS20-standard software for its Saab Gripen C/D fleet, representing a significant increase in operational capability.

The process of introducing the standard began recently, with MS20 adding MBDA’s Meteor beyond-visual-range air-to-air missile and Boeing’s GBU-39 small diameter bomb to the single-engined fighter’s suite of weapons. Other enhancements include enhanced Link 16 capability for situational awareness, a new data link added to enhance capability during close air support missions, expanded functionality for the pilot’s helmet-mounted sight, an infrared reconnaissance pod and an automatic ground collision avoidance system.

Asset Image
Saab

Speaking at Saab’s Linköping site on 18 May, head of aeronautics Ulf Nilsson described the current model’s enhancement as “a revolutionary update,” adding: “It will be operational later this year with the Swedish air force.” Aircraft assigned to the service’s six fighter squadrons will progressively receive the software and hardware updates, which are likely to take around one week to embody per aircraft.

According to Swedish air force chief Maj Gen Mats Helgesson, the Meteor’s addition is of particular significance. “From our perspective that’s a game-changer,” he says. “This is something that we have invested lots of money in, and makes the C/D a really potent air defender again.”

Asset Image
Craig Hoyle/Flightglobal

Swedish aircraft have flown with the weapon, but it has not yet been carried during a quick reaction alert sortie, he confirms. The air force is seeing a similar requirement for such activity so far this year as in 2015, when around 330 missions were launched.

“We are the first air force operating the Meteor,” Helgesson notes, with the long-range system also to be introduced on France’s Dassault Rafales and Eurofighter Typhoons flown by Germany, Italy, Spain and the UK. "We are not completely ready with all the tactics, but it is fielded."

Up to 16 wingkit-equipped GBU-39 bombs can also be carried following the MS20 update, using four-round launchers for the 110kg (250lb) strike weapon.

Following its introduction with the Swedish air force, the new software standard will also be available for adoption by other Gripen C/D operators, which include the Czech Republic, Hungary, South Africa and Thailand. And despite the roll-out of the company’s new-generation E-model jet, Saab’s head of Gripen, Jerker Ahlqvist, says the development path for the current version “goes well into the next 10 years”.
https://www.flightglobal.com/news/artic ... ce-425537/




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78548 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 28, 2016 6:17 pm

Eu tava fazendo aqui umas continhas meio bestas aqui relação a esses tais 108 undes que se diz que a FAB que quer, e aos dois lotes subsequentes comentados aqui, e que seriam encomendados a posteriori aos 36 iniciais, e cheguei a uma questão.

A FAB encomendou os 36 Gripen EF/ do programa FX-2 para substituir prioritariamente os Mirage do GDA. Esta é, e sempre foi a proposta original. Com o avanço do programa, e o estabelecimento da idéia de um único caça para a força, vislumbrou-se a substituição dos F-5 e A-1 por aqueles caças suecos.

Horas, temos hoje cerca de 49 caças F-5EM na frota, e 53 undes de caças A-1 nas versões A/B e M. Isso significa que temos uma frota a ser substituída de 102 caças. Obviamente que isto supera em algumas dezenas os planos da FAB.

Bem, sem delongas, se é para nós colocarmos um único caça no lugar de 3 modelos diferentes, a partir do 2o e 3o lotes, porque não fazer isso na proporção 1x1 a partir de 2025? Ou seja, o 2o lote poderia constar de 48 undes para prover os 4 esq. de F-5, com o terceiro lote podendo ser um caça de 5a G tupiniquim, a partir de 2035, com 54 undes encomendadas para substituir os A-1A/B/M.

Isto nos daria uma frota equilibrada e, também, a possibilidade de projetar-nos no campo tecnológico da 5a G, junto com os suecos, ou com outros parceiros que aparecerem.

Com uma frota de 84 Gripens E/F provendo o sustentáculo financeiro-comercial, industrial e tecnológico necessários, a encomenda de pouco mais de meia centena de caças de 5a G poderiam estar asseguradas para a terceira década deste século, provendo o equilíbrio necessário a nossa defesa aérea.

Por fim, continuaria sendo uma frota pequena, de apenas 138 caças, mas mais de acordo com a realidade de um futuro que se nos aproxima lolo ali.

Entrementes, se a MB conseguir convencer alguém a projetar e construir um Nae por aqui, o que só deve acontecer mesmo depois de 2030, outras 48 undes poderiam ser apostas ao caça tupiniquim de 5a G. Com 103 undes a serem fabricadas, e mais possíveis encomendas suecas e/ou de eventuais parceiros de risco, seriam um bom início para um projeto nosso nesta área.

Acho que teremos tempo, e experiência, de sobra até lá para ver até onde o que estou falando é possível, ou não passa de mais um besteirol de fóruns de internet.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78549 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mai 28, 2016 9:00 pm

FCarvalho escreveu:Eu tava fazendo aqui umas continhas meio bestas aqui relação a esses tais 108 undes que se diz que a FAB que quer, e aos dois lotes subsequentes comentados aqui, e que seriam encomendados a posteriori aos 36 iniciais, e cheguei a uma questão.

A FAB encomendou os 36 Gripen EF/ do programa FX-2 para substituir prioritariamente os Mirage do GDA. Esta é, e sempre foi a proposta original. Com o avanço do programa, e o estabelecimento da idéia de um único caça para a força, vislumbrou-se a substituição dos F-5 e A-1 por aqueles caças suecos.

Horas, temos hoje cerca de 49 caças F-5EM na frota, e 53 undes de caças A-1 nas versões A/B e M. Isso significa que temos uma frota a ser substituída de 102 caças. Obviamente que isto supera em algumas dezenas os planos da FAB.

Bem, sem delongas, se é para nós colocarmos um único caça no lugar de 3 modelos diferentes, a partir do 2o e 3o lotes, porque não fazer isso na proporção 1x1 a partir de 2025? Ou seja, o 2o lote poderia constar de 48 undes para prover os 4 esq. de F-5, com o terceiro lote podendo ser um caça de 5a G tupiniquim, a partir de 2035, com 54 undes encomendadas para substituir os A-1A/B/M.

Isto nos daria uma frota equilibrada e, também, a possibilidade de projetar-nos no campo tecnológico da 5a G, junto com os suecos, ou com outros parceiros que aparecerem.

Com uma frota de 84 Gripens E/F provendo o sustentáculo financeiro-comercial, industrial e tecnológico necessários, a encomenda de pouco mais de meia centena de caças de 5a G poderiam estar asseguradas para a terceira década deste século, provendo o equilíbrio necessário a nossa defesa aérea.

Por fim, continuaria sendo uma frota pequena, de apenas 138 caças, mas mais de acordo com a realidade de um futuro que se nos aproxima lolo ali.

Entrementes, se a MB conseguir convencer alguém a projetar e construir um Nae por aqui, o que só deve acontecer mesmo depois de 2030, outras 48 undes poderiam ser apostas ao caça tupiniquim de 5a G. Com 103 undes a serem fabricadas, e mais possíveis encomendas suecas e/ou de eventuais parceiros de risco, seriam um bom início para um projeto nosso nesta área.

Acho que teremos tempo, e experiência, de sobra até lá para ver até onde o que estou falando é possível, ou não passa de mais um besteirol de fóruns de internet.

abs.
Muito provavelmente os 36 Gripens irão para mais de um esquadrão da FAB além do GDA e isso vai depender do quão podre estará a frota de F-5 até 2025, além do projeto "Jordânia" pelo visto ter ficado limitado a somente os biplaces o que piora consideravelmente a situação do F-5.

Para complicar a situação o upgrade do AM-X pelo visto foi para o espaço e isso complica a situação dessa aeronave também.

Não me surpreenderia se tal dotação de 36 Gripens acabarem parando em 3 ou 4 esquadrões devido a situação atual da frota atual e dos upgrades terem falhado.

Não é algo inédito na história da FAB considerando que o Pacau e o GDA tem pouquissimos F-5 hoje em dia e operam mais ou menos.

Certamente lotes originais sem dúvida ajudariam bastante esse projeto, e sob o ponto de vista industrial é algo que faz sentido pois ajuda na logística daqui a uns bons anos.

A questão é como será o mundo em 2025/30 em termos de aviação militar. Valerá a pena encomendar caças "novos do zero" de 4 geração para serem entregues em +2030?

Eu acho que não, mas pouca coisa me surpreende em termos de Brasil.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78550 Mensagem por LeandroGCard » Dom Mai 29, 2016 10:39 am

FCarvalho escreveu:Com uma frota de 84 Gripens E/F provendo o sustentáculo financeiro-comercial, industrial e tecnológico necessários, a encomenda de pouco mais de meia centena de caças de 5a G poderiam estar asseguradas para a terceira década deste século, provendo o equilíbrio necessário a nossa defesa aérea.

Por fim, continuaria sendo uma frota pequena, de apenas 138 caças, mas mais de acordo com a realidade de um futuro que se nos aproxima lolo ali.

Entrementes, se a MB conseguir convencer alguém a projetar e construir um Nae por aqui, o que só deve acontecer mesmo depois de 2030, outras 48 undes poderiam ser apostas ao caça tupiniquim de 5a G. Com 103 undes a serem fabricadas, e mais possíveis encomendas suecas e/ou de eventuais parceiros de risco, seriam um bom início para um projeto nosso nesta área.

Acho que teremos tempo, e experiência, de sobra até lá para ver até onde o que estou falando é possível, ou não passa de mais um besteirol de fóruns de internet.

abs.
Deixa eu entender bem isso: Você está falando no desenvolvimento de um caça 5G nacional para uma produção total de cerca de 100 exemplares? Com um custo de desenvolvimento mínimo imaginável de 10 bilhões (o que é até pouco para um caça de quinta geração) estaríamos falando em 100 milhões por unidade só em custos de desenvolvimento (a se somar aos custos de produção propriamente dito dos caças em si). Como viabilizar isso?


Leandro G. Card




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78551 Mensagem por kirk » Dom Mai 29, 2016 11:19 am

LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:Com uma frota de 84 Gripens E/F provendo o sustentáculo financeiro-comercial, industrial e tecnológico necessários, a encomenda de pouco mais de meia centena de caças de 5a G poderiam estar asseguradas para a terceira década deste século, provendo o equilíbrio necessário a nossa defesa aérea.

Por fim, continuaria sendo uma frota pequena, de apenas 138 caças, mas mais de acordo com a realidade de um futuro que se nos aproxima lolo ali.

Entrementes, se a MB conseguir convencer alguém a projetar e construir um Nae por aqui, o que só deve acontecer mesmo depois de 2030, outras 48 undes poderiam ser apostas ao caça tupiniquim de 5a G. Com 103 undes a serem fabricadas, e mais possíveis encomendas suecas e/ou de eventuais parceiros de risco, seriam um bom início para um projeto nosso nesta área.

Acho que teremos tempo, e experiência, de sobra até lá para ver até onde o que estou falando é possível, ou não passa de mais um besteirol de fóruns de internet.

abs.
Deixa eu entender bem isso: Você está falando no desenvolvimento de um caça 5G nacional para uma produção total de cerca de 100 exemplares? Com um custo de desenvolvimento mínimo imaginável de 10 bilhões (o que é até pouco para um caça de quinta geração) estaríamos falando em 100 milhões por unidade só em custos de desenvolvimento (a se somar aos custos de produção propriamente dito dos caças em si). Como viabilizar isso?


Leandro G. Card
Mercado !

SE de fato for um absurdo caças de 4ªG após 2030 como acredita o Lima, TODOS os Países passam a optar por 5ªG (não é o que eu acredito, apenas respondendo), é a mesma situação atual do Gripen, baixo custo, alta performance para se contrapôr aos caríssimos JSF ...

Outra coisa, não acredito que seja necessários investimentos na ordem de US$ 10 B, para desenvolvimento da fuselagem stealth e baias internas, porque a parte eletrônica do Gripen já é igual ou até superior a do JSF em termos de EW, interoperabilidade, AESA, consciência situacional, D-link, IRST, enfim, o "miolo" do 5ªG já está pronto no Gripen E/F




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78552 Mensagem por mmatuso » Dom Mai 29, 2016 11:32 am

Acredito que o Gripen seja muito superior ao JSF.

Praticamente um caça furtivo disfarçado de 4g por humildade.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78553 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 29, 2016 1:20 pm

kirk escreveu:Outra coisa, não acredito que seja necessários investimentos na ordem de US$ 10 B, para desenvolvimento da fuselagem stealth e baias internas
Engraçado... Esse foi mais ou menos o custo de desenvolvimento da fuselagem do Gripen, não-stealth e sem baias internas, o PAK FA-com-rublo-desvalorizado-e-sistemas-de-SU35 também já superou esse valor.

Desenvolver algo com desempenho para parecer caça é caro, não é só um engenheiro fazer algumas linhas em uma tarde e pronto, é um demorado ciclo de desenho-testes-análise de resultados, só no caso do Gripen, onde a preocupação principal era a aerodinâmica, foram mais de 240 protótipos mandados para o túnel de vento, e isso que o Gripen tinha objetivos mais modestos que Rafale e Typhoon, imagina se, além de se preocupar com a aerodinâmica tivessem que se preocupar com um outro requisito conflitante, a furtividade?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78554 Mensagem por kirk » Dom Mai 29, 2016 1:34 pm

mmatuso escreveu:Acredito que o Gripen seja muito superior ao JSF.

Praticamente um caça furtivo disfarçado de 4g por humildade.
O conceito suéco de interoperabilidade NCW já é praticado a longa data, e é exatamente isso que os americanos tentam fazer no JSF, leia as características pretendidas no F-35 e compara com o que já é realidade no Gripen ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78555 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 29, 2016 1:48 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Outra coisa, não acredito que seja necessários investimentos na ordem de US$ 10 B, para desenvolvimento da fuselagem stealth e baias internas
Engraçado... Esse foi mais ou menos o custo de desenvolvimento da fuselagem do Gripen, não-stealth e sem baias internas, o PAK FA-com-rublo-desvalorizado-e-sistemas-de-SU35 também já superou esse valor.

Desenvolver algo com desempenho para parecer caça é caro, não é só um engenheiro fazer algumas linhas em uma tarde e pronto, é um demorado ciclo de desenho-testes-análise de resultados, só no caso do Gripen, onde a preocupação principal era a aerodinâmica, foram mais de 240 protótipos mandados para o túnel de vento, e isso que o Gripen tinha objetivos mais modestos que Rafale e Typhoon, imagina se, além de se preocupar com a aerodinâmica tivessem que se preocupar com um outro requisito conflitante, a furtividade?
Pois e...

Quem dera que fazer avioes fosse facil assim... E olha que o Gripen E teve o seu desenvolvimento esticado ate 2020 apesar da celula ser a versao maior daquela que voou na decada de 80...

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder