NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28516 Mensagem por P44 » Ter Out 06, 2015 7:29 am

India Undertaking Major Rejig of Fighter Induction to Meet Threats from Pak, China
(Source: Times of India; published Oct 4, 2015)
By Rajat Pandit
NEW DELHI --- With China "exponentially" ramping up its air combat operations in the Tibet Autonomous Region (TAR), even as Pakistan expands and upgrades its F-16 fleet, India is going in for a major rejig of its fighter induction and serviceability plans to be ready for any individual or collusive threat in the years ahead.

IAF chief Air Chief Marshal Arup Raha on Saturday said several plans were under way for induction and deployment of "potent assets" as well as infrastructure development along the borders, even though he admitted China was developing "tremendous" military capabilities at a very rapid clip.

As for Pakistan, on being asked if IAF could take out the terror camps across the border if required, ACM Raha said his force had the requisite "capability" but the "intent" or "decision" to undertake such surgical strikes "is a political one".

"We are not looking at one-front or two-front war. We just want capabilities to deter a war and project power in our area of strategic interest. We are looking at building our fighter combat squadrons to 42 by 2027," said ACM Raha.

Towards this, the IAF chief said he expected the contract for the direct acquisition of 36 French Rafale fighters - which was decided during the Modi-Hollande summit in April -- to be inked before the end of this year.

Imagem

But IAF is down to just 35 fighter squadrons, which includes a mix of [14 squadrons of] obsolete jets like MiG-21s and MiG-27s being progressively retired as well as new fighters like Sukhoi-30MKIs grappling with poor serviceability rates (on average, 55%--Ed.). Just two new squadrons of Rafales, expected to cost around $5 billion, will not make up the desperately-required numbers.

"As IAF chief, I would certainly want more...at least six MMRCA (medium multi-role combat aircraft) squadrons, whether they are Rafales or some other alternative. But they have to be viable in terms of costs, transfer of technology and the Make in India policy. The government will decide in due course," said ACM Raha.

Concurrently, the stress now in on "improving" the indigenous Tejas Mark-I fighter and then jumping straight onto the development of the indigenous fifth-generation fighter aircraft (FGFA) or AMCA (advanced medium combat aircraft) by junking the development of a Tejas Mark-II.

As was first reported by TOI, with the preliminary design work for the twin-engine AMCA over, the aim is to fly its first prototype by 2023-2024. It will combine advanced stealth, super-cruise (capability to achieve supersonic cruise speeds without use of afterburners), super-maneuverability, data fusion and multi-sensor integration on a single fighter.

The thrust on AMCA, of course, also puts a big question mark on the future of the proposed joint project with Russia to co-develop and co-produce a FGFA modelled on its Sukhoi T-50 or PAK-FA.

Apart from long-term strategic and economic reasons behind the push for the indigenous AMCA, India is not happy with the technical, cost and delivery timeframes bedeviling the Russian FGFA. The PAK-FA, for instance, can still not super-cruise, which is critical for the capability to "look first and shoot first".

"But the "issues" in the Indo-Russian FGFA project are being "addressed at the highest levels" now. India is keeping all options open ahead of PM Narendra Modi's visit to Moscow in December, which range from an off-the-shelf purchase of 60-65 fighters to undertaking the joint production envisaged earlier.

-ends-




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28517 Mensagem por Penguin » Ter Out 06, 2015 12:57 pm

P44 escreveu:India Undertaking Major Rejig of Fighter Induction to Meet Threats from Pak, China
(Source: Times of India; published Oct 4, 2015)
By Rajat Pandit
NEW DELHI --- With China "exponentially" ramping up its air combat operations in the Tibet Autonomous Region (TAR), even as Pakistan expands and upgrades its F-16 fleet, India is going in for a major rejig of its fighter induction and serviceability plans to be ready for any individual or collusive threat in the years ahead.

IAF chief Air Chief Marshal Arup Raha on Saturday said several plans were under way for induction and deployment of "potent assets" as well as infrastructure development along the borders, even though he admitted China was developing "tremendous" military capabilities at a very rapid clip.

As for Pakistan, on being asked if IAF could take out the terror camps across the border if required, ACM Raha said his force had the requisite "capability" but the "intent" or "decision" to undertake such surgical strikes "is a political one".

"We are not looking at one-front or two-front war. We just want capabilities to deter a war and project power in our area of strategic interest. We are looking at building our fighter combat squadrons to 42 by 2027," said ACM Raha.

Towards this, the IAF chief said he expected the contract for the direct acquisition of 36 French Rafale fighters - which was decided during the Modi-Hollande summit in April -- to be inked before the end of this year.

Imagem

But IAF is down to just 35 fighter squadrons, which includes a mix of [14 squadrons of] obsolete jets like MiG-21s and MiG-27s being progressively retired as well as new fighters like Sukhoi-30MKIs grappling with poor serviceability rates (on average, 55%--Ed.). Just two new squadrons of Rafales, expected to cost around $5 billion, will not make up the desperately-required numbers.

"As IAF chief, I would certainly want more...at least six MMRCA (medium multi-role combat aircraft) squadrons, whether they are Rafales or some other alternative. But they have to be viable in terms of costs, transfer of technology and the Make in India policy. The government will decide in due course," said ACM Raha.

Concurrently, the stress now in on "improving" the indigenous Tejas Mark-I fighter and then jumping straight onto the development of the indigenous fifth-generation fighter aircraft (FGFA) or AMCA (advanced medium combat aircraft) by junking the development of a Tejas Mark-II.

As was first reported by TOI, with the preliminary design work for the twin-engine AMCA over, the aim is to fly its first prototype by 2023-2024. It will combine advanced stealth, super-cruise (capability to achieve supersonic cruise speeds without use of afterburners), super-maneuverability, data fusion and multi-sensor integration on a single fighter.

The thrust on AMCA, of course, also puts a big question mark on the future of the proposed joint project with Russia to co-develop and co-produce a FGFA modelled on its Sukhoi T-50 or PAK-FA.

Apart from long-term strategic and economic reasons behind the push for the indigenous AMCA, India is not happy with the technical, cost and delivery timeframes bedeviling the Russian FGFA. The PAK-FA, for instance, can still not super-cruise, which is critical for the capability to "look first and shoot first".

"But the "issues" in the Indo-Russian FGFA project are being "addressed at the highest levels" now. India is keeping all options open ahead of PM Narendra Modi's visit to Moscow in December, which range from an off-the-shelf purchase of 60-65 fighters to undertaking the joint production envisaged earlier.

-ends-
Desenvolver caça avançado não é coisa simples.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36149
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28518 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 06, 2015 5:02 pm

Nunca foi. Mas só soube quem tentou. 8-]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28519 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 06, 2015 5:13 pm

FCarvalho escreveu:Nunca foi. Mas só soube quem tentou. 8-]

abs.
;)

Existe muito mérito nisso sem dúvidas!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28520 Mensagem por Mathias » Ter Out 06, 2015 6:12 pm

"A sorte favorece os audazes".




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28521 Mensagem por Bolovo » Ter Out 06, 2015 8:25 pm

Grande Times of Índia! Aquela que diz todo ano que os indianos vão abandonar o PAK-FA. Deve ser a 3ª ou 4ª que os indianos desistem do PAK-FA e vão de PAK-FA.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28522 Mensagem por kirk » Ter Out 06, 2015 8:50 pm

Bolovo escreveu:Grande Times of Índia! Aquela que diz todo ano que os indianos vão abandonar o PAK-FA. Deve ser a 3ª ou 4ª que os indianos desistem do PAK-FA e vão de PAK-FA.
Essa imprensa ... tsi, tsi, tsi ... :roll:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28523 Mensagem por kirk » Ter Out 06, 2015 9:19 pm

google tradução :

IAF Revive exigência de "Acessível" MMRCA Via Nomeação

Ao armar Índia Correspondent

NOVA DÉLHI, OCT.3, 2015: A Força Aérea Indiana (IAF) reviveu a demanda por seis esquadrões de um "preço acessível" Combat Aircraft Médio Multi-função (MMRCA), sustentando que os 36 caças Rafale sendo contratada com a França não vai satisfazer os números necessários. E ele quer que todos os lutadores futuros contratados através de uma base de nomeação no governo a governo negócios, em vez de através da livre concorrência.

"Esquadrões Dois Rafale não são suficientes. A IAF precisa de mais seis esquadrões de uma aeronave MMRCA-equivalente, para além das 36 Rafales desde que sejam acessíveis," chefe IAF Arup Raha declarado aqui numa conferência de imprensa antes do Dia da Força Aérea, ao mesmo tempo, expressando otimismo sobre o contrato que está sendo assinado Rafale "muito em breve", espero que antes do final deste ano.

Raha havia dito Armar Índia, em entrevista exclusiva à frente da conferência de imprensa que o governo está consciente da exigência da Força Aérea para aviões de combate adicionais.

A ênfase do Marechal do Ar em acessibilidade foi tão significativo como a insistência na MMRCA nos números certos. Os altos custos de escolha do IAF do Rafale é uma das principais razões, que são relatados para ter tropeçado a aquisição anteriormente MMRCA. Decisão subsequente do governo para importar 36 caças Rafale, em um acordo de governo a governo separado foi visto como uma saída honrosa da confusão MMRCA.

A questão é esta joga-se até que ponto o IAF está preparado para comprometer a contribuir para a "acessibilidade" do MMRCA. Na competição mais cedo, todos os quatro jatos mais barato que o Rafale foram rejeitados por não cumprirem os requisitos de qualidade da IAF.

A insistência do chefe da Força Aérea que o MMRCA "requisito existe" pode também ressuscitar dúvidas sobre a sabedoria do negócio Rafale fragmentada. Raha deixou claro que o contrato Rafale não vai encerrar as opções do IAF para um MMRCA nos números certos. "Não há apenas uma escolha ... há muitas opções, e as discussões são sobre", disse ele.

Governo-a-governo Ofertas preferido para Fighters

Em outro sinal revelador para o bazar de armas, Raha disse que a aquisição de caças deve estar em um nível de governo a governo, em vez de através de leilões globais. Este foi um reflexo óbvio sobre as lições aprendidas a partir do concurso fiasco MMRCA.

Em meio a incertezas sobre a composição da frota futuro, o chefe IAF reiterou a meta de ter 42 esquadrões de caça até 2027, descrevendo-o como "possível e viável". Mas para que isso aconteça, o quinto aviões de lutador Generation (FGFA) deve vir em breve, frisou, embora reconhecendo "problemas" com a Rússia, que lançaram uma sombra de incerteza.

Em uma entrevista exclusiva para Armar Índia à frente de atender a imprensa, Raha havia dito que o programa Índia-Rússia FGFA está em apuros por causa de diferenças entre os dois lados sobre características técnicas, custos e cronograma de entrega.

Sem confiança na capacidade da LCA para cumprir a exigência

Há outros pilotos também, principalmente o da Aeronave de Combate Luz indígena (LCA) Tejas e sua capacidade de vir bom. "Tejas pode não ser capaz de cumprir todos os requisitos", o chefe de ar confessou, enquanto ao mesmo tempo cometer o IAF para a aquisição de pelo menos 120 caças Tejas na configuração preliminar Mark-1, esta aquisição a partir do desenvolvimento do-linking de Mark-2 com o mais potente motor GE-404 (leia relatório separado sobre a Tejas). Estas são indicações claras de que a IAF está sendo feito para carregar o fardo de um "esforço nacional".

Raha exortou que a ajuda estrangeira ser tomadas para acelerar o futurista Advanced Combat Aircraft Médio (AMCA), o "FGFA indiano", exortando a que a aeronave ser entregue em não mais que 15 anos. "Nós estamos olhando para a frente para a AMCA ... .com ajuda de outras agências em termos de consultoria", disse Raha, em um lembrete muito direta dos enormes atrasos nos esforços de desenvolvimento indígenas.

Ele também anunciou que segundo esquadrão do C-130J Hercules aeronave missões especiais da IAF será operacionalizado por-2017 precoce. Outros anúncios importantes foram que o IAF seria uma força totalmente net-centric em três anos, e que um sistema de GPS indiano - o Sistema Regional indiano de navegação por satélite - está bem no seu caminho. Ele seria baseado em uma constelação de sete satélites, quatro dos quais já foram lançados. Este sistema será usado para navegação, imagens e informações de segmentação.

http://armingindia.com/IAF%20Revives%20 ... nation.htm




Para aqueles que achavam ... na verdade acham ainda hoje que dinheiro não é problema ... custo de operação não é problema ... deveriam se perguntar: A Índia estaria melhor armada com "0" Rafales ou 126 Gripens ou Super Hornets ... muito mais racionais em termos de custos ?

Mas esses "não cumpriram os ""requisitos"" da exigente IAF" ... quem sabe os bonitões ficam "felizes" com o Tejas, né ?




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28524 Mensagem por kirk » Ter Out 06, 2015 11:05 pm

Pouso de um F-103, Mirage, com o motor apagado

Imagem
F-103 Mirage 4924

Por Elias Miana
Jaguar 14

Esta história começou a ser redigida em 1984, um pouco depois da ocorrência do incidente, a pedido de um companheiro, que desejava vê-la publicada em uma revista aeronáutica, como um meio de dar divulgação à comunidade aeronáutica, desse feito raro na história da aviação.

Começou, porque pensando melhor sobre o assunto, conclui que não seria oportuna a publicação naquela época, tão próxima do fato, que, se agradou a grande maioria, também causou reação adversa por parte de alguns poucos.
Passados quatorze anos, qualquer pudor em relatar o fato torna-se de todo dispensável, servindo, agora sim, para entretenimento e, quem sabe, de algum proveito para algum companheiro.

Transcreve-se o texto, como iniciado naqueles idos, com pequenas correções, mais de ortografia, ressaltando que a história é narrada pelo próprio avião, o Mirage no 4924.

Nunca consegui compreender porque fui batizado assim! Está certo, e até compreendo que certas pessoas tenham manias, costumes, desejos, que procuram atender, sem dimensionar os danos que podem causar a seus semelhantes. Assim surgem aqueles nomes estranhos, que tanto vemos, ouvimos dizer, e nos causam espécie, quando não risos.

No meu caso, aqueles que me batizaram tinham por costume dar prenomes idênticos, diferenciando um do outro pelo segundo nome. Como se fosse assim: José Maria, José João, José…

Adotado esse critério, no país do jogo do bicho, tínhamos o Mirage Avestruz, o Mirage Burro, etc, tocando-me, lamentavelmente, o Mirage Viado.

Desde novo fora vítima das maiores gozações. Mas avião não tem como recorrer à justiça pleiteando a mudança de nome, mais apelido que nome, a bem da verdade. Assim, suportava com o maior estoicismo a minha situação.

Mas agora, na minha idade? Quando me sinto velho, cansado, mal suprido durante anos, situação a que eu e meus irmãos sobrevivemos por amor próprio e pelo impagável privilégio de voar.

Cansara-me da gozação e de tão pouca atenção para comigo. Cansara-me. Não via mais futuro. Não tinha mais horizonte. Estava acabado. Eu não suportava mais viver!

Sendo inteligente, pelo menos razoavelmente em termos atuais, à época, arquitetei meu pensamento. Eu sabia que não me deixariam ir simplesmente. Eu era, e sou, voado por pilotos que sabem o que fazem. Mais que isso, eu os amo e me sinto amado por eles. Não poderia causar-lhes dano. Teria que me satisfazer sem feri-los. E eu pensava ter encontrado a fórmula: – criar uma situação tal, que suas próprias normas me façam abandonado à minha sorte.

Por várias vezes ensaiei o procedimento. Cheguei curto de combustível(1) por mais de uma vez, e os pilotos chegavam sempre curto, especialmente nas missões de combate! Mas como nem todos se aperceberam da deficiência que eu vinha criando, a possibilidade de feri-los era tamanha que eu abortava a conclusão. Queria a contribuição dos pilotos para o meu suicídio, mas não matá-los.

Chegou o dia. Eu cansado, minhas mazelas aparentes, e não as viam. Resolvi que chegara a hora. Saí para o vôo com um piloto de razoável experiência, que me queria muito, e, no fundo do meu ser também lhe queria muito bem. Ele por certo não se deixaria machucar pelo meu ato. A missão era das mais propícias. Era uma missão de combate dissimilar, com um AT-26, Xavante.

Imagem
xavante-emb-326gb

Como todos sabemos, é fundamental que os pilotos, nesse tipo de missão, tenham o olho pregado em seu opositor e que varram o céu à sua volta para não serem surpreendidos. Atentos à sua aeronave, sentem-na, muito mais que ficar observando ponteiros e luzes, para os quais, dirigem sua atenção em cheques breves e precisos.

Em decorrência, tudo se tornava mais simples. Bastaria repetir o que eu já havia testado, chegando desta vez até o final. Providenciei para que o detotalizador(2) não deduzisse todo o combustível consumido e não permiti que se acendesse a luz de baixo nível, que convenhamos, é escandalosa. Meu piloto portou-se como era de se esperar. Engajou três combates, ficando sempre próximo a Anápolis, tão próximo que foi alertado pelo controle radar de que saíra da área, adentrando na terminal(3) por mais de uma vez.

Tão próximo estava, que quando visualizou o detotalizador com 200 galões(4) entendeu seu viável fazer mais um engajamento, por mais rapidinho que fosse. Afinal estava cerca de 30 milhas(5) da base. Verdade é que o piloto estranhou o baixo consumo que eu lhe estava apresentando, mas como era a sua primeira missão contra uma aeronave de baixa performance, quis, para minha satisfação, entender que esse baixo consumo era devido à diminuição da arena de combate.

Quando encerrou o combate, fazendo o cheque de praxe, observou que o detotalizador indicava 100 galões, a distância da base de aproximadamente 28 milhas , e , estranhamente, o liquidômetro indicava 16 galões por tanque, ou seja, 32 galões, em tese, o bastante para voar 30 milhas. Imaginou que o liquidômetro estivesse baixo por efeito do último “G” que puxara(6) mas deixa estar que era, de fato, o combustível restante.

Observou a luz de baixo nível, não estava acesa. Acionou o botão que fazia movimentar as agulhas do liquidômetro. Elas não se movimentaram. Surgiu a dúvida quando ao funcionamento do inversor(7) que, logo a seguir, foi desfeita, estava operando.

Concluiu que aquele era o combustível restante e começou a fazer os cálculos de possibilidades. O combustível era, como já dissera, em tese, suficiente para atingir a base, ainda com o motor em funcionamento.

A altitude de 14.000 pés(8) para a distância, não contribuía muito para que o combustível fosse suficiente, apesar de ter entrado em regime econômico, logo no primeiro momento, e de estar, sob o controle do radar, dirigindo-se para a cabeceira mais próxima. Tomou a decisão de preparar-se para um pouso sem motor, mesmo que este ainda estivesse girando, por considerar essa a medida mais segura.

O céu apresentava uma pequena cobertura entre 8.000 e 14.000 pés, e eu não podia contar que ele, o piloto, proficiente em controle radar, fosse tão confiante a ponto de tentar o pouso sob controle cerrado do APP AN(9). Descuidara-me de um detalhe importante, mas estava feito, não havia como voltar atrás.

Penso que o piloto se considerava em vantagem sobre os outros pilotos, por confiar que a sua pequena estatura e pouco peso em muito lhe beneficiavam em caso de ejeção. Confiou-me que se sentia em condições de sair ileso, ainda que se ejetando no palier(10), naquele exato momento em que o afundamento pára.

Não permitiu que se acionasse emergência enquanto o motor estava funcionando. Sabia que outros pilotos, na melhor das intenções de ajudar, colocar-se-iam em contato, dando opiniões, quando não fora, uma ordem, para que se ejetara. Somente serviria para tumultuar. Melhor não!

O motor apagou-se a 14 milhas, a 14.000 pés, quando já se encontrava dentro da camada de nuvens.

O Controle lhe pergunta se vai se ejetar, recebendo como resposta, o pedido de orientação e distância para a pista.

Imagem
4924

Como se perde a “boule”, horizonte artificial(11) em forma de um globo, contendo os meridianos que informam os rumos, à época ainda considerado um instrumento preciso e moderno, e que todos os aviões comerciais atualmente, e desde há muito, possuem muito mais modernos e precisos, o piloto fica compulsado a voar pelos instrumentos de emergência.

Não sendo estes agrupados, cria-se uma dificuldade adicional para o piloto, que tem de verificar seu rumo na esquerda superior do painel, sua atitude na direita inferior, velocidade um pouco acima etc.

Confesso que hesitei nesse momento. Voando dentro de nuvens, ainda que leves, o piloto poderia desorientar-se, entrar em atitude anormal, vindo a falecer, o que eu absolutamente não desejava.

Aguardei para verificar como se portava. Se não correspondesse ao conceito que tinha dele, prosseguiria no meu plano, mesmo tendo que admitir essa ocorrência imprevista e indesejada. O piloto correspondeu às minhas expectativas, embora, como era de se prever, tenha um pouco a acostumar-se ao cheque cruzado dos equipamentos, que convenhamos, estão pessimamente distribuídos. Essa, é mais uma das minhas deficiências que espero ver solucionada.

Nesse sentido, pareceu-me até divertido que, quando perguntado por sua altitude, respondeu, com uma franqueza invejável: – “deixa ver, nem sei que altitude estou cruzando”.

Resolvi, uma vez mais, desistir de meu suicídio, não queria mais meu pensamento, enfrentaria tudo: é uma boa causa. Tornei-me, pois, o mais cooperativo possível. Nós iríamos pousar. Ele sabia como fazê-lo, havia treinado, apesar das condições não muito favoráveis, para não dizermos desfavoráveis, o seu conhecimento de mim e de controle radar iria nos possibilitar essa façanha.

O Controle Anápolis, TABA(12), não se ofendeu em ser chamado, durante toda a nossa descida, de THOR(13), isto era de menos. Tampouco tinha, de início, consciência da situação inusitada por que todos os três iríamos passar.

Ao primeiro contato, a primeira instrução de TABA foi para que iniciássemos a descida para 5.200 pés, no que não foi atendido, recebendo em resposta o pedido de confirmação de distância.

Transcreve-se:

Imagem
f103pso

-“Anápolis, estabilize pela esquerda 150o , descida econômica para 5.200 pés”
-“O THOR, eu tenho quantas milhas?”
-“20 milhas”
-“É muito para iniciar a descida no momento. Okapa?(14)”
-“OK. Informe sua altitude”
-“Eu estou agora na proa 150o , nível 130(15), minha conta corrente(16) deve ser … ínfima”
-“OK…”
-“Eu estou 00(17), confirme”
-“OK. Mantenha a proa, está na proa da inicial pista 24(18), para pouso direto, confirme?”
-“Afirmativo, do jeito que der eu entro.”
-“OK”
-“Confirme se deseja acionamento de emergência?”
-“Ainda não apagou”

Lapso de tempo, em que entra o “Branco Dois”(19) e recebe instruções para manter-se afastado, voando em segurança.

-“O Branco Uno, agora 13 milhas”
-“OK. Vou manter este nível só um pouquinho mais, OK?”
-“OK. Informaremos quando cruzar a décima (milha)”
-“Ciente”
-“Tá livre a pista prá mim né THOR”
-“OK. TABA está com pista livre, temos um vento de 9º com meia dúzia, faça curva à direita, estabilize 170o ”
-“Direita 170o”
-“Será vetorado para uma final para a pista 24”
-“OK companheiro, o motor acaba de apagar, eu estou 00”
-“OK, acionado emergência, plotado, informe para a ejeção?”
-“Negativo. Qual a minha distância?”
-“OK. 8 milhas”
-“8 milhas. (com interferência) tenta o alinhamento pra mim”
-“Afirmativo, mantenha a presente proa”
-“Mantendo”
-“8 milhas. (com interferência) tenta o alinhamento pra mim”
-“Afirmativo, mantenha a presente proa”
-“Mantendo”

Imagem
f103pso

-“OK. Motor cortado”
-“Avise caso vá fazer a ejeção. Estamos na escuta”
-“Ciente. Estou agora, cruzando, não sei nem que nível, cruzando 13 mil(20) ”
-“OK. Está fazendo curva a direita, deveria manter proa para encaixar na final”
-“OK. Estou curvando pela esquerda, me pare aí, que estou com bússola de emergência”.
-“OK”
-“Inicie uma curva leve á esquerda”
-“Iniciando”
-“Qual minha distância no momento?”
-“OK. Pare a curva agora”
-“Parado”
-“5 milhas”
-“5 milhas! Vou baixar meu trem”.
-“OK”
-“Daqui um pouquinho”
-“OK”
-“Curva a direita”
-“Direita”
-“Direita Top(21) “.
-“OK, estou indo para a direita”
-“Prossiga fechando mais à direita”
-“Fechando, estou cruzando, que nível agora?, estou cruzando 9 mil”
-“Fechando à direita, está a 4 milhas, entrando no alinhamento agora”.
-“OK. Manda eu parar a curva!”
-“Pare!”
-“Parada!”
-“A quatro milhas?”
-“Três agora, fechando mais à direita”
-“Mais à direita, trem em baixo”
-“OK. Está avistando?”
-“Afirmativo!”
-“OK. Assuma a navegação”
-“Assumindo a navegação, prepare
-“Assumindo a navegação, prepare a barreira(22) ”
-“OK”

Não se fala mais.

Aí, éramos eu e meu piloto. Ambos com um visual fantástico, embora não de todo diverso daquele que víamos durante o treinamento do tráfego simulado, tínhamos algo de marcante, algo de novo.

Dispensável recordar que, desde a vigésima milha, voávamos por instrumento. Certo que era leve, mas impedia totalmente a visão com o solo, com a Base, e por conseqüência, não tínhamos como avaliar a nossa distância e o nosso alinhamento com a pista.

O Controle radar fora perfeito, mas não impediu de chegarmos um pouco altos e desalinhados com a pista. Aí residia o fato novo, diferente dos treinamentos que efetuávamos. Não sabemos dizer, com segurança, se esse desalinhamento auxiliou-nos ou não, embora nos pareça que a visão desalinhada com a pista permitiu-nos uma melhor noção do afundamento, permitindo-nos um arredondamento(23) perfeito.

Nos conhecíamos bastante, sabíamos do meu imenso afundamento, assim, o fato de estarmos altos, não representava maiores problemas. De mais a mais, já conhecíamos a barreira, e, não restava nenhuma dúvida de que nos seguraria, apesar de termos tocado no meio da pista e chegarmos a ela, se não nos falha a memória, próximos dos 160 Kt(24) .

Estávamos salvos. Meu piloto e eu.

Decidi-me por continuar existindo. Apesar dos pesares, do nome e das gozações, dos problemas de manutenção e de suprimento, voar, com estes pilotos, ainda enobrece e dignifica a qualquer avião.

Até hoje, passados estes 14 anos, continuam me gozando, mas reconhecem, embora bem mais velho, dei exemplos de perseverança, mantive-me disponível como poucos, e já tive a honra de ser considerado o melhor avião do Grupo.

A la chasse!

Bordel!

Contada a história pelo FAB 4924, resta-me, como instrumento desse desejo manifesto pela máquina, retratar o que se passou com o piloto, que escreve estas linhas.

Embora tenha recebido o reconhecimento de Altas Autoridades da Aeronáutica, imerecido, o afirmo com convicção e sem falsa modéstia, porque, se não fosse viável, realizável, e com margem de segurança que, com meus conhecimentos e experiência, não me parecesse suficiente, nunca o teria feito.

Recebi também, e também imerecidamente, a oposição de alguns.

Houvera recebida, e aceito, convite para outra organização, que muito somaria aos meus conhecimentos e onde muito poderia contribuir para o controle de tráfego militar e as comunicações militares, operacionais e administrativas.

Assim, abandonei o sonho do jovem Cadete e Aspirante, que só é pertinente a Cadete e Aspirante, que era o de poder ficar até meus últimos dias montado em máquinas como o Mirage, para dedicar-me a outras áreas que, embora sem o mesmo sabor, sem o mesmo sal, sem a mesma satisfação, contribuíram para melhorias na operacionalidade da Aviação de Caça.

Dar-me-ia por feliz se tivesse convicção de que os pilotos, mais e menos experientes, mais ou menos antigos, aproveitaram da história para corrigir deficiências, para auxiliar uma melhor manutenção, para tratar os fatos como eles são, com realismo e isenção, sem vaidades, sem orgulhos feridos, preservando o espírito imorredouro da Caça, que eu entendo ser fazer o melhor, sempre o melhor, para a operacionalidade, para a missão, e não para si próprios.

Talvez, para encerrar, fosse admissível transcrever frase da lavra do Excelentíssimo Sr. Ten. Brig. Fernando de Assis Martins Costa: “Os nossos oficiais superiores deveriam ler mais nossas publicações técnicas e menos o tico-tico(25)“.
Elias Miana
Jaguar 14

FONTE: www.abra-pc.com.br – Associação Brasileira de Pilotos de Caça

NOTAS:

(1) – “curto de combustível” = o mesmo que “com pouco combustível”.
(2) – Detotalizador = instrumento que mostra digitalmente, quantidade restante de combustível no tanque (similar a um odômetro de carro).
(3) – Terminal = Área Terminal de Controle de Tráfego Aéreo (espaço restrito às operações de descida e subida das aeronaves em geral).
(4) – 200 Galões = aprox. 760 litros (1 gal = 3,785 lt).
(5) – 30 milhas = aprox. 56 km (1 milha náutica = 1,852 km).
(6) – “puxar G” = fazer curvas apertadas, gerando acelerações anormais.
(7) – inversor = equipamento elétrico que converte corrente contínua em corrente alternada para utilização de alguns instrumentos.
(8) – 14.000 pés = aprox. 4.270 metros (1 pé = 30,48 cm).
(9) – APP AN = Controle de Aproximação de Anápolis.
(10) – “palier” = parte da operação de pouso em que o avião fica paralelo ao solo antes do toque na pista (francês).
(11) – “boule” = instrumento que indica a posição do avião em relação à linha do horizonte (francês).
(12) – TABA = nome código da torre de controle da Base Aérea de Anápolis.
(13) – THOR = nome código do controle de operações militares de defesa aérea.
(14) – “Okapa” = OK.
(15) – nível = corresponde à altitude em centenas de pés. No caso, nível 130 corresponde a 13.000 pés.
(16) – “conta corrente” = significa a quantidade de combustível ainda existe no avião (saldo).
(17) – 00 = estou com “zero” galões de combustível.
(18) – pista 24 = pista de pouso cuja direção magnética é de 240 graus.
(19) – “Branco Dois” = avião número “dois” da esquadrilha “Branca”.
(20) – 13 mil = 13 mil pés.
(21) – “top” = o cumprimento das instruções do radar de aproximação de precisão deve ser executado quando seguido da palavra “top” (no caso significa: – “faça curva imediatamente para a direita”).
(22) – Barreira = barreira, similar a uma rêde de lona, que é levantada no fim da pista para “segurar” os aviões que tenham problemas de parada antes do término da pista.
(23) – arredondamento = parte da operação de pouso em que o avião troca a atitude de planeio (descida) pelo vôo paralelo ao solo antes do toque na pista.
(24) – 160 kt = aprox. 295 km/h (1 kt = 1 nó = 1,852 km/h)
(25) – “Tico-Tico” = livreto em que são listados os oficiais por ordem de posto e de antiguidade. Nele se pode avaliar quanto tempo falta para a próxima promoção!

http://www.aereo.jor.br/2015/10/02/pous ... r-apagado/

[009]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28525 Mensagem por Tikuna » Qua Out 07, 2015 7:04 pm

Soube por militares, de um A330 da Alitalia em avaliação no GTE. Qual seria o propósito?




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28526 Mensagem por kirk » Qua Out 07, 2015 8:03 pm

Tikuna escreveu:Soube por militares, de um A330 da Alitalia em avaliação no GTE. Qual seria o propósito?
Isso não foi há uns 2 anos atrás ? ... sabe se é uma "nova" avaliação ?




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36149
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28527 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 08, 2015 7:04 pm

GTE = VVIP Presidência da República.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28528 Mensagem por Tikuna » Qui Out 08, 2015 8:05 pm

kirk escreveu:
Tikuna escreveu:Soube por militares, de um A330 da Alitalia em avaliação no GTE. Qual seria o propósito?
Isso não foi há uns 2 anos atrás ? ... sabe se é uma "nova" avaliação ?
Nesse caso que você está relembrando, foi um A340.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28529 Mensagem por kirk » Sáb Out 10, 2015 2:32 pm

Infelizmente tópico do FX-2 fechado ...
Aviation Week & Space Technology - Defense Technology Edition
Balancing Act Mantendo Saab em seus dedos
9 de outubro de 2015 Bill Sweetman | Aviation Week & Space Technology -
Defense Technology Edition

O mundo automobilismo uma vez foi dividido entre as pessoas que gostavam de carros Saab e pessoas que sabiam pouco sobre eles. O mesmo poderia ter sido dito para a defesa Saab, há alguns anos, mas não hoje. Desde a chegada de Hakan Buskhe em 2010, Saab lançou a quase-todo-novo caça Gripen JAS 39E e estabeleceu uma joint venture com a Embraer para construí-lo; apreendidos pole position na corrida para explorar a tecnologia de radar baseado em nitreto de gálio-; e comprou o estaleiro Kockums e cortar metal em um avançado ...
http://aviationweek.com/defense/balanci ... b-its-toes
:oops: ... expressando um "mea-culpa" !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28530 Mensagem por kirk » Sáb Out 10, 2015 2:54 pm

Do Valor

Odebrecht busca comprador para 40% da Mectron

Por Virgí­nia Silveira

A Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT) decidiu vender 40% da Mectron, uma das principais empresas brasileiras do setor de defesa, que é fabricante de mí­sseis, sistemas de comunicação e equipamentos espaciais para as Forças Armadas. O presidente da ODT, André Amaro, disse que a companhia busca um parceiro internacional para entrar no capital e manter a sua caracterí­stica de empresa de estratégica de defesa (EED), com 60% de capital nacional – exigência da Lei 12.598.

Amaro disse que o processo foi iniciado na semana passada com uma comunicação formal da ODT para as empresas com as quais o grupo já mantém algum tipo de relacionamento. A expectativa do executivo é que as negociações sejam concluí­das em 120 dias. O grupo russo Rosoboronexport, segundo o Valor apurou, é um dos interessados, mas a Mectron também estão sendo avaliada por empresas do setor de defesa da China, Estados Unidos e Europa. Alguns parceiros que a ODT tem para desenvolver projetos especí­ficos, como a alemã Atlas Elektronik, do grupo ThyssenKrupp, que desenvolve em conjunto um torpedo pesado para a Marinha, também aparecem como potenciais interessados.

A francesa DCNS é parceira da ODT no programa de submarinos da Marinha, o Prosub. Juntas, elas controlam a Itaguaí­ Construções Navais (ICN), que está construindo dois estaleiros e uma base naval no municí­pio de Itaguaí­, a 69 km do Rio de Janeiro. Os dois estaleiros vão produzir os submarinos do Prosub.

As restrições orçamentárias do governo, segundo Amaro, impactaram os principais projetos da Mectron, que na semana passada precisou fazer um novo ajuste e dispensar mais 40 funcionários. Em maio deste ano, a empresa encerrou suas atividades no segmento espacial e dispensou 32 empregados.

O contrato de desenvolvimento das redes elétricas do foguete VLS, da Aeronáutica, foi descontinuado. A Mectron chegou a ter 550 empregados. Hoje, 320. A empresa, segundo o presidente da ODT, tem uma dí­vida total de R$ 260 milhões – R$ 150 milhões com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e R$ 111 milhões com o acionista. Desde sua aquisição, em 2010, a ODT investiu R$ 350 milhões na Mectron. No ano passado, sua receita lí­quida foi de R$ 103 milhões e a previsão para este ano é de R$ 150 milhões. A companhia de defesa fechou 2014 com prejuí­zo de R$ 22 milhões. Amaro disse que a Mectron conta hoje com uma carteira de pedidos de R$ 800 milhões. Alguns projetos, apesar da redução da disponibilidade orçamentária do governo, ainda estão com os pagamentos em dia, embora abaixo do valor previsto originalmente no contrato.

É o caso do projeto Link BR-2, um sistema de comunicação segura por enlace de dados (data link) para a Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2014, o projeto recebeu R$ 36 milhões, mas tinha previsão orçamentária de R$ 56 milhões. Este ano o projeto recebeu R$ 15 milhões, de um orçamento inicial de R$ 44,4 milhões. Entre os programas mais impactados pelas restrições orçamentárias, estão os mí­sseis MAA1-B (mí­ssil ar-ar de quarta geração) e MAR (anti-radiação, para defesa contrata baterias anti-aéreas).

A definição de um parceiro e acionista, segundo Amaro, ajudará a Mectron a ter acesso a novas tecnologias e na sua inserção no mercado global. “Com a Mectron fortalecida e capitalizada, a ODT estará mais preparada para atender às demandas do mercado brasileiro quando houver um novo ciclo de aquisições no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa (END)”, afirmou o executivo.

A Mectron também é uma das parceiras da sueca Saab no programa de desenvolvimento dos caças Gripen, da FAB. Participará da integração dos armamentos da aeronave e do fornecimento do sistema de data link do caça. Também está no desenvolvimento do mí­ssil A-Darter, feito em conjunto com a África do Sul. As dificuldades enfrentadas pela Mectron, segundo apurou o Valor, já preocupam a Saab, que teme comprometer o cronograma de desenvolvimento do projeto.
http://www.jornalggn.com.br/noticia/ode ... ent-758229




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder