TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72571 Mensagem por kirk » Sex Out 31, 2014 10:57 am

Carlos Lima escreveu:Do Junker no Defesa Brasileira...

Ate agora esse artigo nao apareceu nos nossos sites... espero que apareca...
Saab pode cooperar com os EUA

http://www.corren.se/public/img/7470373/1030105633/saabusa-790-jpg

Linkoping - A nova versao do Gripen sera equipada com um motor dos EUA, da empresa General Electric. So Agora, a FMV recebeu aprovacao do governo para proceder a cooperacao.

As versoes atuais do Gripen sao alimentados por motores desenvolvidos pela Volvo Aero. O Gripen E, ou Gripen NG na qual sua versao e conhecida internacionalmente, sera alimentado por motores General Electric F414. As versoes anteriores desse motor foram desenvolvidas para o Boeing F/A-18.

Um pre-requisito para o caca sueco ter um motor Americano, no entanto, e que os parceiros suecos nao compartilhem informacoes confidenciais.

O governo deu a Administracao de Material de Defesa sueca, FMV, essa condicao necessaria. A FMV e a Saab nao poderao reveler informacoes que possam ser usadas para desenvolver medidas contra esse Sistema de Defesa.

O governo tambem deu permissao a FMV para negociar um acordo de projeto com as autoridades dos Estados Unidos. O projeto, com custo estimado de 1,4 milhoes de coroas suecas (Kronor) por ano, trata de sistemas de propulsao, de geracao de energia e conversao de energia para desenvolvimento no campo de aviacao. O projeto sera baseado em um acordo de pesquisa que os dois paises entrariam.
A colaboracao esta prevista para durar 10 anos e espera-se ter um grande impacto no setor de aviacao.

FREDERICK Quistener
http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 67946.aspx

Assinamos o acordo... tudo bem, mas que ninguém não diga depois que não sabíamos aonde estavamos entrando... só isso. ;)

[]s
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Lima, Lima ... essa tradução está de "má vontade" e ainda por cima cortou do original ... engraçado que é exatamente na onde foi "grifado" ... estranho né Lima ... tu que fala inglês tão bem ...

""A prerequisite for the Swedish fighter to have an American engine, however, is that Swedish stakeholders have the opportunity to share confidential information. The government has given the Swedish Defence Material Administration, FMV, this necessary condition. FMV and Saab can not reveal secret information that can be used to develop measures against the Swedish defense system. ""

O pré-requisito é de compartilhamento de informações confidencias para que a suécia aceite utilizar motor americano ... portanto não é um pré-requisito americano imposto à suécia ... é ao contrário ...

E a preocupação é que não se desenvolva medidas que comprometam o sistema de defesa SUÉCO !

8-] - Ei Lima véio ! :lol:




Editado pela última vez por kirk em Sex Out 31, 2014 11:07 am, em um total de 2 vezes.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72572 Mensagem por NovaTO » Sex Out 31, 2014 10:58 am

Boss escreveu:A vontade de alguns (principalmente no outro fórum lá, que ficou tóxico depois do resultado do FX-2) para que o programa seja cancelado (acho que essa já podem esquecer) ou "dê tudo errado" para aparecer depois e falar "não te falei ?" é explícita.

Cada "possível notícia ruim" referente ao projeto é uma glória. Se for desmentida ou revertida para algo bom, vão atrás de outra coisa para reclamar.

Comportamento igual daquela turminha que vive secando tudo que a Marinha faz. E engraçado, eles se odeiam, mas são iguais. :lol:
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arcanjo
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72573 Mensagem por arcanjo » Sex Out 31, 2014 12:17 pm

31 de outubro de 2014
Para jornal indiano, contrato do Gripen no Brasil abre portas para versão naval na Índia

Imagem

Segundo reportagem publicada pelo jornal indiano Business Standard na quinta-feira, 30 de outubro, a decisão brasileira de comprar o caça sueco Saab JAS-39E/F Gripen (ou Gripen NG) abriu uma possibilidade tentadora para o Ministério da Defesa da Índia, que está frustrado após 33 meses de negociação com a francesa Dassault para adquirir 126 caças Rafale no programa do avião de combate multitarefa de porte médio (MMRCA).

O contrato brasileiro com a Saab sueca para aquisição de 36 caças Gripen NG foi anunciado na última segunda-feira, com valor de 5,475 bilhões de dólares, após uma disputa que envolveu o Rafale da Dassault e o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing. Segundo o site de análises de defesa INS Jane’s, o Brasil irá agora solicitar à Saab o desenvolvimento da versão naval Sea Gripen, e 24 dos caças navalizados deverão equipar o navio-aeródromo brasileiro São Paulo. A Jane’s destaca que a Índia poderá precisar do Sea Gripen para seus dois novos navi0s-aeródromos que está construindo no estaleiro Cochin, o INS Vikrant de 40.000 toneladas e um outro ainda não batizado.

Até o momento, a Marinha Indiana vinha planejando voar a partir desses navios uma versão naval do caça leve desenvolvido localmente, o LCA (light combat aircraft) Tejas. Porém, essa versão naval do Tejas em desenvolvimento pelo DRDO (Defence Research & Development Organisation — organização de pesquisa e desenvolvimento de defesa) provavelmente não estará pronta para o serviço em 2018, quando o Vikrant estiver sendo comissionado. Assim, o Sea Gripen constitui uma nova opção como caça leve para o Vikrant - a Marinha Indiana já tem um caça médio, o MiG-29K, encomendado à Rússia.

Imagem

Analistas indianos, como o Manoj Joshi da fundação Observer Research, af irmam que a compra do Sea Gripen permitiria que o DRDO engajasse a Saab como parceira de projeto da versão naval do Tejas e do Tejas Mark II, ambos modelos avançados em relação ao atual Mark I. Em 2011, o então chefe do DRDO V K Saraswat havia se aproximado da Saab para colaborar no desenvolvimento do Tejas Mark II, e no ano seguinte discussões detalhadas foram feitas. Em 2013, chegou-se a um pedido de proposta (Request for Proposal – RFP), que o DRDO examinou e discutiu, mas nada ainda foi decidido a respeito.

O interesse do DRDO na Saab está ligado a diversos paralelos técnicos entre o Tejas e o Gripen, que são caças leves na classe de 14 toneladas. Por exemplo, o motor General Electric F-414 e a capacidade de combustível adicional do Gripen NG são também propostas do DRDO para o Tejas Mark II. Com o motor maior e mais pesado, o Tejas original requer uma reengenharia da fuselagem, um problema que a Saab prometeu resolver.

Segundo Joshi, “um grande benefício para o Tejas Mark II poderia ser a soberba capacidade de rede do Gripen. O combate aéreo não é mais centrado em acrobacias boas de se ver, e sim em enlace de dados, redes, aviônicos da cabine, e estes são pontos fortes da Saab.” O DRDO também espera aprender com a filosofia de manutenção da Saab, que fez do Gripen o caça mais fácil de manter do mundo. A versão atual do Gripen NG, o Gripen C/D, atualmente está em serviço na Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia, sendo também empregada pela escola de pilotos de teste do Reino Unido.

De acordo com estimativas independentes, o Gripen requer três a cinco horas-homem de manutenção por hora de voo, o que equivale, após uma missão de uma hora, que 6 a 10 técnicos só precisariam de 30 minutos para preparar o caça para um novo voo. Em comparação, a estimativa para o Rafale é de 15 horas-homem de manutenção por hora de voo, enquanto o novo F-35 Lightning II americano requer 30 a 35 horas-homem. Estudo da Jane’s mostra que o custo operacional do Gripen é de 4.700 dólares por hora de voo, ou três vezes menos que o do Rafale, que é de 15.000 dólares.

Um engenheiro do DRDO afirmou que “o Tejas Mark I não foi projetado com a disponibilidade operacional em mente. É um pesadelo de manutenção, com subsistemas inacessíveis. O Tejas Mark II precisará da ajuda da Saab para uma reengenharia radical disso.” Em “off”, altos executivos da Saab afirmaram que estão ansiosos em fazer parceria com a Índia no desenvolvimento do Tejas Mark II, dizendo que o caça, fabricado de forma barata e em grande quantidade, poderia eliminar a necessidade de um caça pesado, caro e altamente sofisticado como o Rafale. A empresa sueca antevê bons lucros no co-desenvolvimento do Tejas Mark II.

O contrato brasileiro para 36 caças Gripen NG foi assinado após a decisão sueca de adquirir 60 dessas aeronaves para a Força Aérea Sueca. Em 2011, a Suíça também selecionou o Gripen em detrimento do Rafale e do Eurofighter Typhoon, porém, um surpreendente referendo nacional resultou numa negativa, por parte da população suíça, quanto à aquisição de valor de 3,5 bilhões de dólares, para que o dinheiro fosse gasto em educação, transporte e pensões.

FONTE: Business Standard http://www.business-standard.com/articl ... 027_1.html (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

http://www.aereo.jor.br/2014/10/31/para ... -na-india/

abs.

arcanjo




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72574 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 31, 2014 12:54 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Não. Contrato assinado não se rasga. Agora cabe apenas as explicações e esclarecimentos sobre os 900 milhões a mais que a FAB/MD devem ao congresso.
Feito isso, bola pra frente. Ninguém na CREDEN está afim de "bulinar" com a FAB e com o Planalto por causa de 3 dúzias de aviões. Além do mais, 900 milhões no congresso é "troco de pinga".
abs.
Não é bem assim... contrato se rasga por mil e um motivos...
Já diria o TP-2000.
Obviamente que ninguém na FAB é tonto de ter colocado 900Mi a mais sem uma boa explicativa (que espero que saibamos de algum modo qual é)...
[]s
CB_Lima
Não do ponto de vista meramente político Carlos.
A ida à CREDEN é apenas burocrática. O pessoal lá não está interessado realmente em saber os porquês e para quê do negócio e dos 900 milhões a mais. Estão apenas a figuração que lhes cabe de "homens públicos".
Vamos aguardar para ver se no curto prazo a FAB venha de público esclarecer esse valor e os adendos imbutidos no projeto.
Aliás, acho que isso acontecerá justamente após as explicações devidas à CREDEN. Não mais que esperado e lógico.
Vamos aguardar os próximos passos. O mais difícil nós já fizemos. Conseguimos acabar com o FX. :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72575 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 31, 2014 12:57 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Do Junker no Defesa Brasileira...

Ate agora esse artigo nao apareceu nos nossos sites... espero que apareca...
http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 67946.aspx

Assinamos o acordo... tudo bem, mas que ninguém não diga depois que não sabíamos aonde estavamos entrando... só isso. ;)

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CB_Lima
Lima, Lima ... essa tradução está de "má vontade" e ainda por cima cortou do original ... engraçado que é exatamente na onde foi "grifado" ... estranho né Lima ... tu que fala inglês tão bem ...

""A prerequisite for the Swedish fighter to have an American engine, however, is that Swedish stakeholders have the opportunity to share confidential information. The government has given the Swedish Defence Material Administration, FMV, this necessary condition. FMV and Saab can not reveal secret information that can be used to develop measures against the Swedish defense system. ""

O pré-requisito é de compartilhamento de informações confidencias para que a suécia aceite utilizar motor americano ... portanto não é um pré-requisito americano imposto à suécia ... é ao contrário ...

E a preocupação é que não se desenvolva medidas que comprometam o sistema de defesa SUÉCO !

8-] - Ei Lima véio ! :lol:
Interessante... A reportagem esta em Sueco e copiei diretamente a materia traduzida para o portugues do outro forum... Vou ver se traduzo para ingles mais tarde e vou dar uma verificada. Caso confirmado realmente foi um erro de traducao.

Valeu pelo Alerta... :)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72576 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 31, 2014 1:12 pm

arcanjo escreveu:31 de outubro de 2014
Para jornal indiano, contrato do Gripen no Brasil abre portas para versão naval na Índia
Imagem
Uma informação importante e interessante que pode nos dar, efetivamente, a base concreta para o projeto e produção de uma versão naval do Gripen para a MB.
Agora, a questão de datas, isso é meio complicado. Se eles querem o avião pronto para 2018, isso pode se tornar um problema, pois não consigo enxergar neste momento a assinatura de nenhum outro novo contrato para a aquisição destes caças, para a FAB ou MB antes de 2018. Ou seja, até o final do novo governo. Não temos absolutamente nenhuma cultura de continuidade e racionalidade quanto a isso. E creio que os indianos também sabem disso.
A não ser que eles queiram bancar sozinhos esse projeto. Se for isso, melhor para nós. Caso não, é algo a ser pensar sobre o futuro real do Gripen naval.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72577 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Out 31, 2014 1:21 pm

FCarvalho escreveu:
arcanjo escreveu:31 de outubro de 2014
Para jornal indiano, contrato do Gripen no Brasil abre portas para versão naval na Índia
Imagem
Uma informação importante e interessante que pode nos dar, efetivamente, a base concreta para o projeto e produção de uma versão naval do Gripen para a MB.
Agora, a questão de datas, isso é meio complicado. Se eles querem o avião pronto para 2018, isso pode se tornar um problema, pois não consigo enxergar neste momento a assinatura de nenhum outro novo contrato para a aquisição destes caças, para a FAB ou MB antes de 2018. Ou seja, até o final do novo governo. Não temos absolutamente nenhuma cultura de continuidade e racionalidade quanto a isso. E creio que os indianos também sabem disso.
A não ser que eles queiram bancar sozinhos esse projeto. Se for isso, melhor para nós. Caso não, é algo a ser pensar sobre o futuro real do Gripen naval.

abs
Prezado FCarvalho,

Para isso ser viabilizado, eles teriam que abrir mão do desenvolvimento do Tejas MKII. Será que os indianos estariam dispostos? Eu tenho minhas dúvidas.


Abraços

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72578 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 31, 2014 1:31 pm

Wesley, dinheiro para financiar o projeto não é, ou seria, de todo um problema para os indianos.
Na verdade, pelo que compreendi do texto, o desenvolvimento em parceria do Gripen naval seria até desejável para que o Tejas Mk II possa vir á luz, enquanto caça embarcado.
A questão fulcral que penso é: o que vai sair deste contrato com a FAB afinal? Um caça mais capaz e mais pré-disposto do que antes a operações embarcadas? Talvez sim. Talvez não.
De qualquer forma, o problema maior deles creio ser tempo. Porque a depender de nós, como disse, nada sobre novos contratos para Gripen naval ou terrestres sairá daqui antes de 2018.
Será que eles irão querer esperar por nós? Eu acho que não. Principalmente se o E/F terrestre nacional mostrar logo a que veio. Mas isso só saberemos em 2019... ou mais tardar, no pós-2025.
Meio tarde para querer começar a projetar e produzir um caça naval para a MB, não achas?

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72579 Mensagem por Lirolfuti » Sex Out 31, 2014 3:50 pm

Para Brasileiros caça sueco Gripen é melhor que Rafale e F/A-18 Super Hornet.

Os caças suecos Gripen mostraram ser melhores do que os franceses Rafale e do que os americanos F/A-18 Super Hornet. Esta foi a conclusão a que as autoridades do Brasil chegaram, tendo assinado um acordo de aquisição de 36 caças com o consórcio sueco Saab. O valor do contrato foi de 5,4 bilhões de dólares.

Além disso, o Brasil pediu à Suécia para construir para a sua marinha a versão naval do Sea Gripen. Tenciona-se equipar com eles o porta-aviões São Paulo. Mas a parte do negócio mais atraente para o Brasil é o compromisso da Suécia de transmitir a tecnologia de produção de caças.

Durante 10 anos, especialistas suecos e brasileiros irão fabricar no território do Brasil aviões de guerra modernos. A Argentina também está interessada nesse projeto. Segundo o portal de informação Defence Aerospace, Agustin Rossi, ministro da Defesa da Argentina, deu indicação de começar conversações com o Brasil sobre a aquisição de 24 Gripen de montagem brasileira.

Peritos da prestigiosa edição britânica Jane’s, que se especializa em temas militares, consideram que, agora, os suecos podem dar início à luta pelo mercado de armamentos da Índia. E tentarão convencer a direção militar da Índia da superioridade dos seus Gripen em comparação com os franceses Rafale.

A simplicidade e facilidade de manutenção dos seus caças é o mais forte argumento dos suecos. Segundo dados de peritos independentes, o avião sueco exige de 3 a 5 horas de trabalho de manutenção por cada hora de voo. Isso significa que 6-10 técnicos precisarão apenas de meia hora para preparar o caça para um novo voo. Segundo esses indicadores, o Gripen fica significativamente à frente dos seus concorrentes europeus. Por exemplo, depois de uma hora de voo, a manutenção do francês Rafale exige 15 horas de trabalho. O americano Lightening II quer 30-35. Em conformidade com os cálculos da Jane’s, o valor operacional do Gripen é de 4 700 dólares por hora, enquanto que o do Rafale é de 15 mil dólares.

O modelo naval Sea Gripen é também bastante atraente. O comando militar indiano planeia que o porta-aviões INS Vikrant, que está a ser construído, terá, além dos Mig-29 que já estão ao serviço da Marinha da Índia, caças leves de bordo Naval Tejas. Mas os peritos duvidam que esses aviões estejam prontos até 2018, quando o porta-aviões passar a fazer parte da Marinha de Guerra do país. Por isso existe a probabilidade de, no lugar dos Tejas, a Marinha indiana possa adquirir um análogo; o caça leve de bordo Gripen.

Segundo o perito Manoj Joshi da Observer Research Foundation (ORF), “o melhor para o projeto Tejas poderão ser os sistemas de bordo fabricados para o Gripen. A guerra aérea moderna não são manobras com contato visual. Hoje, tudo é decidido pela velocidade de tratamento de dados, equipamentos de rede a bordo do avião, aparelhos e equipamentos na cabine do piloto. Esta é precisamente a parte forte da Saab”.

Peritos militares de muitos países do mundo têm essa opinião favorável sobre os caças suecos. Em 2011, o governo da Suíça escolheu o Gripen, preferindo-o ao francês Rafale e ao europeu Eurofighter Typhoon. Os aviões Gripen equipam não só a Força Aérea da Suécia, mas também da República Checa, Hungria, África do Sul e Tailândia. O mesmo acontece com o Centro de Preparação de Pilotos de Caça do Reino Unido.
http://www.planobrazil.com/para-brasile ... er-hornet/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72580 Mensagem por kirk » Sáb Nov 01, 2014 11:00 am

Geopolítica
Jornalista inglês garante: governo argentino prepara uma nova Guerra das Malvinas
31/10/2014 17h57 Por Frederico Vitor Edição 2051

Após o anúncio de que a Argentina assinou com o Brasil um documento de intenções para obtenção de 24 caças Saab Gripen NG-BR, articulista britânico alerta o Reino Unido para inclinação revanchista de Buenos Aires por controle de arquipélago

Imagem
Jornalista Robert Fox anuncia que argentinos preparam nova guerra pelas Malvinas

O jornalista britânico Robert Fox sugeriu em artigo publicado na última terça-feira, 28, na revista The Week, que a Argentina está se preparando para uma nova confrontação bélica contra o Reino Unido pela soberania das Ilhas Malvinas/Falklands. O arquipélago situado no Atlântico Sul e sob controle do governo britânico, já foi palco de um conflito armado ocorrido em 1982 e vencido pelos europeus, após quase três meses de guerra que deixou um saldo sangrento de mais de 1.300 mortos do lado argentino e outros 300 do lado inglês.

Segundo Robert Fox, que trabalhou na cobertura da Guerra das Malvinas em 1982, “essa é a primeira grande compra de veículos bélicos por parte da Argentina desde o fim do conflito”. Além disso, o jornalista destaca a parceria dos argentinos com o Brasil na compra de caças europeus, que “serviriam de modelo para uma indústria e um mercado latino-americano.”

O jornalista inglês ainda afirma que o Parlamento Britânico deve se preocupar, já que “os jatos adquiridos pela Argentina são superiores aos do Reino Unido” que, segundo ele tudo isso deveria ser um aviso ao governo britânico para que comece a fazer alguma coisa para resolver a questão das Ilhas Malvinas, antes que se torne mais uma vítima da filosofia de política externa do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

Jornalista inglês se equivoca em alguns fatos

Talvez movido pelo senso patriótico, levando em consideração que Robert Fox cobriu a Guerra da Malvinas ao lado de soldados compatriotas, possa ter levado o respeitável jornalista a cometer alguns equívocos em seu artigo. Primeiramente, o governo argentino não fechou negócio com o Brasil para a compra de caças supersônicos de tecnologia sueca que seriam fabricados em solo brasileiro.

Na realidade, o ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi assinou com seu colega brasileiro, o ministro Celso Amorim, um acordo de cooperação bilateral que garantirá base jurídica e política para a ampliação de projetos conjuntos entre os dois países no setor aeronáutico.

A assinatura da documentação diplomática ocorreu na oportunidade em que a Embraer apresentava á imprensa brasileira e internacional o mais novo jato cargueiro KC-390, desenvolvido em parceria com argentinos, portugueses e checos. Na oportunidade, Agustín Rossi também assinou a decisão do governo argentino de iniciar as negociações para aquisição de 24 caças suecos Gripen NG que serão produzidos no Brasil. As condições da compra, assim como a eventual participação argentina na produção desses aviões, serão objeto de tratativas, nos próximos meses, entre representantes dos dois países.

O caça sueco foi o vencedor da licitação FX-2 para equipar a Força Aérea Brasileira com 36 aparelhos pelo preço de mais de 9 bilhões de reais, juntamente com a transferência de tecnologia. Na concorrência, o Gripen NG derrotou o americano F-18 Super Hornet e o francês Dassault Rafael.

Negociações abertas

Deste modo, ainda não há nada acertado de que a Casa Rosada — sede do Executivo argentino — tenha batido o martelo para aquisição, via Brasil, de 24 sofisticados jatos de combate de tecnologia sueca. Negócio deste porte envolve bilhões de dólares, e a economia argentina não passa pelo seu melhor momento. Pelo contrário, o peso argentino nunca esteve tão desvalorizado perante a moeda americana, e a inflação bate a casa dos 200% ao ano.

Outra questão que deve ser levado em consideração é o estado de penúria em que se encontra as Forças Armadas argentinas que, atualmente, não teriam as mínimas condições de bancar qualquer aventura militar, principalmente contra o Reino Unido. Outrora a mais sofisticada máquina de guerra da América do Sul, hoje o orçamento de Defesa da argentina é o menor da América do Sul — apenas 1.2% do PIB.

Robert Fox afirma em seu artigo que os caças Saab Gripen NG seriam superiores aos jatos mantidos pelos britânicos para a defesa aérea das Ilhas Malvinas/Falklands, o que seria outro equívoco. Segundo publicações especializadas que foram consultadas para esta matéria, a Royal Air Force (RAF) — Real Força Aérea Britânica — mantêm em prontidão pelo menos quatro caças supersônicos Eurofighter Typhoon EF-2000, a ponta da lança da aviação de combate da Força Aérea de vossa majestade.

Imagem
Caça sueco Saab Gripen NG. Avião de combate será fabricado no Brasil e despertou interesse argentino

Retórica peronista

Levando em consideração que o Gripen NG ainda é um projeto, ou seja, existe apenas um protótipo para demonstrações, há estimativas de que o jato sueco vai ter performance bem próximas aos dos Typhoons — baseado em dados e informações da empresa sueca que desenvolve o avião. Portanto, os Gripens não poderiam superar os caças ingleses com facilidade em um hipotético combate aéreo, como anuncia Robert Fox em seu artigo.

Lembrando que além de caças, os ingleses mantêm, desde 1982, mais de 2 mil militares de prontidão no arquipélago, em sua maioria fuzileiros reais — Royal Marines — centenas de blindados, dezenas de mísseis antiaéreo e radares de alerta aéreo antecipado. Há informações de que imensos submarinos de propulsão nuclear da Marinha Real Britânica — armados de mísseis e torpedos — têm se revezado no patrulhamento das águas que cercam as ilhas. Enfim, as Malvinas/Falklands hoje são verdadeiras fortalezas militarizadas.

É fato que nos últimos anos, a presidente argentina Cristina Kirchner, vem sustentando um discurso revanchista além de questionar publicamente o controle inglês sobre as Malvinas/Falklands. Mas, a realidade mostra que a retórica da líder sul-americana não passa de bravatas e que não haveria a mínima sustentação para uma nova aventura belicosa argentina para reaver o controle daquelas ilhas. Pelo menos não por agora.
http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-n ... nas-19425/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72581 Mensagem por kirk » Sáb Nov 01, 2014 11:32 am

Segundo "Indo Defence" (indonésia), SU-35, Rafale, SH perderam terreno na disputa e a briga está entre Typhoon e Gripen:
Ahead of the Indo Defence 2014, SAAB JAS 39 Gripen NG and Eurofighter Typhoon Compete Grab Attention
http://indomiliter.com/2014/11/01/jelan ... perhatian/
Nossa torcida pelo Gripen ... agora também seremos fornecedores, "tamu" na disputa camaradas ! 8-]

Indonésia também é operadora do ST !




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72582 Mensagem por NettoBR » Sáb Nov 01, 2014 12:19 pm

kirk escreveu:Jornalista inglês garante: governo argentino prepara uma nova Guerra das Malvinas
31/10/2014 17h57 Por Frederico Vitor Edição 2051
Esse jornalista está fingindo ser inglês, ele é um republicano da Fox News... :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72583 Mensagem por Bourne » Sáb Nov 01, 2014 1:13 pm

O gripen Br huehue da argentina já anda derrubando Typhoon. :mrgreen: :lol:

Ainda mais vindo de jornalista que é uma raça superior e entende profundamente tudo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72584 Mensagem por Marino » Sáb Nov 01, 2014 1:14 pm

Para mim isto era tema decidido.
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Preferida da FAB
 
O presidente da GE Celma, Julio Talon, confirmou à coluna haver grande possibilidade de a empresa fazer as revisões dos motores dos 36 caças Grippen, cuja compra foi fechada esta semana pelo governo. Por dois motivos: o primeiro é que essas aeronaves são equipadas com turbinas GE; a outra, não oficial, diz respeito ao comando da FAB, que deseja fazer a manutenção no país. As conversas estão no estágio inicial.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72585 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 01, 2014 1:17 pm

É que a Avio está brigando também para fazer a revisão.




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